Dispositivo para facilitar o controle de sintomas relacionados a TDAH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266165 |
Resumo: | A Organização Mundial da Saúde, em 2001, estimou que cerca de 450 milhões de pessoas sofriam com transtornos mentais ou neurológicos no planeta. Segundo a OMS, este número representa cerca de 12% do total de incidência de doenças em um nível mundial, sendo estes transtornos as principais causas de incapacidade e problemas de saúde no mundo. Sabe-se que o período que compreende a adolescência e o início da vida adulta é um momento de transformações não apenas físicas no indivíduo, mas também psíquicas e sociais, o colocando numa posição de vulnerabilidade. Esta posição delicada pode propiciar o surgimento de transtornos ansiosos ou agravar os sintomas de transtornos já existentes no indivíduo. Este Trabalho de Conclusão tem como objetivo o desenvolvimento de um produto para auxiliar jovens a lidarem com os sintomas causados pelo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, complementando os tratamentos de psicoterapia e medicamentosos, de forma a obterem uma melhor qualidade de vida. A estrutura metodológica do trabalho é derivada da abordagem Human-Centered Design proposta pela IDEO, complementada pela metodologia de ecodesign sugerida por Platcheck. O trabalho apresenta etapas envolvendo fundamentação teórica com base em revisão bibliográfica, pesquisa exploratória com entrevistas e aplicação de questionário, análise de produtos similares e análise do público-alvo. Através destas ferramentas, foi possível desenvolver uma solução conceitual para o produto final, além de especificações e requisitos que este deve atender. A partir deste conceito, foram geradas diversas alternativas para solucionar o problema de projeto e a alternativa selecionada foi um dispositivo portátil que agrega funcionalidades de quebra-cabeça, organizador de tarefas e brinquedo sensorial. Por fim, foi realizada uma etapa de detalhamento da solução final, englobando a modelagem, prototipagem e testagem do produto. Com base nos resultados positivos da testagem do produto e na verificação do atendimento dos requisitos projetuais, os objetivos do trabalho foram considerados alcançados, o que concluiu o projeto. |
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Machado, Gustavo DiasSilva, Everton Sidnei Amaral da2023-10-21T03:42:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/266165001186352A Organização Mundial da Saúde, em 2001, estimou que cerca de 450 milhões de pessoas sofriam com transtornos mentais ou neurológicos no planeta. Segundo a OMS, este número representa cerca de 12% do total de incidência de doenças em um nível mundial, sendo estes transtornos as principais causas de incapacidade e problemas de saúde no mundo. Sabe-se que o período que compreende a adolescência e o início da vida adulta é um momento de transformações não apenas físicas no indivíduo, mas também psíquicas e sociais, o colocando numa posição de vulnerabilidade. Esta posição delicada pode propiciar o surgimento de transtornos ansiosos ou agravar os sintomas de transtornos já existentes no indivíduo. Este Trabalho de Conclusão tem como objetivo o desenvolvimento de um produto para auxiliar jovens a lidarem com os sintomas causados pelo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, complementando os tratamentos de psicoterapia e medicamentosos, de forma a obterem uma melhor qualidade de vida. A estrutura metodológica do trabalho é derivada da abordagem Human-Centered Design proposta pela IDEO, complementada pela metodologia de ecodesign sugerida por Platcheck. O trabalho apresenta etapas envolvendo fundamentação teórica com base em revisão bibliográfica, pesquisa exploratória com entrevistas e aplicação de questionário, análise de produtos similares e análise do público-alvo. Através destas ferramentas, foi possível desenvolver uma solução conceitual para o produto final, além de especificações e requisitos que este deve atender. A partir deste conceito, foram geradas diversas alternativas para solucionar o problema de projeto e a alternativa selecionada foi um dispositivo portátil que agrega funcionalidades de quebra-cabeça, organizador de tarefas e brinquedo sensorial. Por fim, foi realizada uma etapa de detalhamento da solução final, englobando a modelagem, prototipagem e testagem do produto. Com base nos resultados positivos da testagem do produto e na verificação do atendimento dos requisitos projetuais, os objetivos do trabalho foram considerados alcançados, o que concluiu o projeto.The World Health Organization estimated, in 2001, that around 450 million people suffered with mental disorders in the world. According to the WHO, this number represents around 12% of the total incidence of diseases on a global scale, meaning these disorders are the main causes of incapacity and health issues in the world. It is known that the timeframe from the teen years to the beginning of adult life is a moment of transformation, not only physical but also psychic and social, putting the individual in a vulnerable position. This delicate position may propitiate the appearance of anxious disorders or aggravate the symptoms of disorders already present in the individual. This Final Paper has as its objective the development of a product to aid young people on dealing with the symptoms caused by ADHD, complementing treatments based on psychotherapy and medicaments, in order to obtain a better quality of life. The methodological structure of this paper is derived from the Human-Centered Design approach proposed by IDEO, complemented by the methodology for ecodesign suggested by Platcheck. This paper presents stages involving theoric fundamentation based on bibliographic revision, exploratory research based on the application of an online questionnaire and interviews, analysis of similar products and analysis of target audience. Through these tools, it was possible to develop a conceptual solution for the final product, along with specifications and requisites that must be met. From this concept, many alternatives were generated to solve the project problem and the selected alternative was a portable device that aggregates the functionalities of a puzzle, task organizer and fidget toy. At last, a stage of detailing of the final solution was done, encompassing the modeling, prototyping and testing of the product. Based on the positive results of the product testing and verification of the project requirements, the paper’s goals were considered to be met, which concluded the project.application/pdfporDesign de produtoDesign centrado no usuárioTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeProduct designADHDMental healthHuman-centered designDispositivo para facilitar o controle de sintomas relacionados a TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186352.pdf.txt001186352.pdf.txtExtracted Texttext/plain188724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266165/2/001186352.pdf.txt5fead24ccdafcfd6baa977212bce78c4MD52ORIGINAL001186352.pdfTexto completoapplication/pdf3119717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266165/1/001186352.pdfb26835093e9cce8d0ecbcda1787dd7afMD5110183/2661652023-10-26 03:39:17.115503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-26T06:39:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A Organização Mundial da Saúde, em 2001, estimou que cerca de 450 milhões de pessoas sofriam com transtornos mentais ou neurológicos no planeta. Segundo a OMS, este número representa cerca de 12% do total de incidência de doenças em um nível mundial, sendo estes transtornos as principais causas de incapacidade e problemas de saúde no mundo. Sabe-se que o período que compreende a adolescência e o início da vida adulta é um momento de transformações não apenas físicas no indivíduo, mas também psíquicas e sociais, o colocando numa posição de vulnerabilidade. Esta posição delicada pode propiciar o surgimento de transtornos ansiosos ou agravar os sintomas de transtornos já existentes no indivíduo. Este Trabalho de Conclusão tem como objetivo o desenvolvimento de um produto para auxiliar jovens a lidarem com os sintomas causados pelo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, complementando os tratamentos de psicoterapia e medicamentosos, de forma a obterem uma melhor qualidade de vida. A estrutura metodológica do trabalho é derivada da abordagem Human-Centered Design proposta pela IDEO, complementada pela metodologia de ecodesign sugerida por Platcheck. O trabalho apresenta etapas envolvendo fundamentação teórica com base em revisão bibliográfica, pesquisa exploratória com entrevistas e aplicação de questionário, análise de produtos similares e análise do público-alvo. Através destas ferramentas, foi possível desenvolver uma solução conceitual para o produto final, além de especificações e requisitos que este deve atender. A partir deste conceito, foram geradas diversas alternativas para solucionar o problema de projeto e a alternativa selecionada foi um dispositivo portátil que agrega funcionalidades de quebra-cabeça, organizador de tarefas e brinquedo sensorial. Por fim, foi realizada uma etapa de detalhamento da solução final, englobando a modelagem, prototipagem e testagem do produto. Com base nos resultados positivos da testagem do produto e na verificação do atendimento dos requisitos projetuais, os objetivos do trabalho foram considerados alcançados, o que concluiu o projeto. |
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