Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Stheve Balbinotti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218709
Resumo: Tem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. Com isso, será possível contribuir para o desenvolvimento futuro dos cursos populares através da apresentação de resultados que possibilitem ao mesmo tempo a tomada de decisões referente à diminuição da ansiedade informacional sofrida pelos alunos durante a preparação para o Enem.A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, na forma de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até doissalários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Esta análise permite concluir que fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas que podem ser decorrentes desta inquietude gerada pela informação excessiva.
id UFRGS-2_dc7704f51305d2b88cb2775e32173766
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218709
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Stheve BalbinottiMoura, Ana Maria Mielniczuk de2021-03-13T04:25:45Z20211983-5213http://hdl.handle.net/10183/218709001121838Tem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. Com isso, será possível contribuir para o desenvolvimento futuro dos cursos populares através da apresentação de resultados que possibilitem ao mesmo tempo a tomada de decisões referente à diminuição da ansiedade informacional sofrida pelos alunos durante a preparação para o Enem.A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, na forma de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até doissalários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Esta análise permite concluir que fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas que podem ser decorrentes desta inquietude gerada pela informação excessiva.It aims to investigate the main symptoms of informational anxiety in students of the Emancipa Cursinho Popular Pre-Universitário of the Centro Histórico de Porto Alegre unit. With this, it will be possible to contribute to the future development of popularcourses through the presentation of results that make it possible at the same time to make decisions regarding the reduction of informational anxiety suffered by students during the preparation for Enem. The methodological trajectory took place through a basic research, mixed approach, type of descriptive research, in the form of a survey and data collection using a questionnaire, answered by 35 students. A brief profile of the students was drawn, and it was found that 70% are female, 51% live with a totalincome of up to two minimum wages, around 82% attended only public schools, 70% do not have public or private libraries that can attend neighborhoods where they live and students are part of so-called generations Y and Z. It was found that forgetfulness, nervousness, feelings of guilt, insomnia, fears and anxiety are the main symptoms that students present due to the excess of information required or made available during the studies. This analysis allows us to conclude that economic and social factors present in the students context can facilitate the presence of informational anxiety in the students study routine and that some of them already present symptoms that may be due to this anxiety generated by excessive information.El objetivo es investigar los síntomas de ansiedad de información más relevantes en estudiantes de la institución Emancipa –curso popular preparatorio para el ingreso en la universidad –de la unidad del Centro Histórico de Porto Alegre. Con eso, será posible contribuir parael desarrollo futuro de los cursos populares a través de la muestra de resultados que posibiliten al mismo tiempo la toma de decisiones respecto a la disminución de la ansiedad de información que sufren los estudiantes a lo largo de la preparación para elENEM. La trayectoria metodológica se realizó a través de una investigación básica, enfoque mixto, tipo de investigación descriptiva, en forma de encuesta y recolección de datos a través de un cuestionario, respondido por 35 estudiantes. Se dibujó un breveperfil de los estudiantes y se descubrió que el 70% son mujeres, el 51% vive con un ingreso total de hasta dos salarios mínimos, alrededor del 82% asistió solo a escuelas públicas, el 70% no tiene bibliotecas públicas o que puedan asistir en los vecindarios donde viven y los estudiantes forman parte de las llamadas generaciones Y y Z. Se constató que el olvido, nerviosismo, sentimiento de culpa, insomnio, miedos y angustias son los principales síntomas que los estudiantes presentan en consecuencia del exceso de información requerida o disponible durante los estudios. Este análisis permite concluir que los factores económicos y sociales presentes en el contexto de los estudiantes pueden facilitar la presencia de ansiedad informativa en la rutina de estudio de los estudiantes y que algunos de ellos ya presentan síntomas que pueden deberse a este estado de inquietud generada por sobreinformación.application/pdfporRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 1, (jan./abr. 2021), p. p. 171-193Estudo de usuárioComportamento informacionalInformation AnxietyPre-university coursePopular EducationUser studyAnsiedad de informaciónCurso preuniversitarioEducación popularEstudio de usuarioAnsiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto AlegreInformational anxiety in students of preparatory course to enter higher education: a study at Emancipa from Porto Alegre Historical Center unitAnsiedad de información en estudiantes de curso preuniversitario para el ingreso em la universidad: un estudio em la unidad Emancipa del Centro Histórico de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121838.pdf.txt001121838.pdf.txtExtracted Texttext/plain61893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218709/2/001121838.pdf.txt8c53419330ece7338885c9874873482fMD52ORIGINAL001121838.pdfTexto completoapplication/pdf453890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218709/1/001121838.pdf21aec7e30c8459ef1e43a6320ef585baMD5110183/2187092021-05-07 04:40:12.62603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:40:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Informational anxiety in students of preparatory course to enter higher education: a study at Emancipa from Porto Alegre Historical Center unit
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ansiedad de información en estudiantes de curso preuniversitario para el ingreso em la universidad: un estudio em la unidad Emancipa del Centro Histórico de Porto Alegre
title Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
spellingShingle Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
Pereira, Stheve Balbinotti
Estudo de usuário
Comportamento informacional
Information Anxiety
Pre-university course
Popular Education
User study
Ansiedad de información
Curso preuniversitario
Educación popular
Estudio de usuario
title_short Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
title_full Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
title_fullStr Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
title_full_unstemmed Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
title_sort Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre
author Pereira, Stheve Balbinotti
author_facet Pereira, Stheve Balbinotti
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author_role author
author2 Moura, Ana Maria Mielniczuk de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Stheve Balbinotti
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuário
Comportamento informacional
topic Estudo de usuário
Comportamento informacional
Information Anxiety
Pre-university course
Popular Education
User study
Ansiedad de información
Curso preuniversitario
Educación popular
Estudio de usuario
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Anxiety
Pre-university course
Popular Education
User study
dc.subject.spa.fl_str_mv Ansiedad de información
Curso preuniversitario
Educación popular
Estudio de usuario
description Tem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. Com isso, será possível contribuir para o desenvolvimento futuro dos cursos populares através da apresentação de resultados que possibilitem ao mesmo tempo a tomada de decisões referente à diminuição da ansiedade informacional sofrida pelos alunos durante a preparação para o Enem.A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, na forma de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até doissalários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Esta análise permite concluir que fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas que podem ser decorrentes desta inquietude gerada pela informação excessiva.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:25:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218709
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-5213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121838
identifier_str_mv 1983-5213
001121838
url http://hdl.handle.net/10183/218709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 1, (jan./abr. 2021), p. p. 171-193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218709/2/001121838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218709/1/001121838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c53419330ece7338885c9874873482f
21aec7e30c8459ef1e43a6320ef585ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010542542848