Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perondi, Maurício
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237085
Resumo: O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social.
id UFRGS-2_b57f5d85ac36f6bd6b325c24838dde1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237085
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Perondi, Maurício2022-04-13T04:50:36Z20212526-5970http://hdl.handle.net/10183/237085001138960O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social.The articleaddresses the social participation of youths in a popular university preparatory course in the metropolitan area of Porto Alegre. It aimed to understand some key meanings these participants have given to their experience in the course. It is qualitative research and has used the youth narrative methodology as a means of data collection. In the study, seven young people have narrated their experiences as teachers in the course and involvement in the space of research. The theoretical framework behind this paper in the education and youths field comprises Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, and others. It was found that their participation in the preparatory course has enabled them to buildindividual and group meanings. On one hand, they highlight personal growth, professional training, and social awareness, and, on the other hand, politization, sociability, social intervention, and the mobilization for the right to higher education for all. It is clear that the training processes lived in the group enable participants to widen their views, allowing them to have a wider view of their future, education, and social reality.El artículo aborda la participación social de los jóvenes en un curso preuniversitario popular en la región metropolitana de Porto Alegre. Su principal objetivo fue comprender los principales significados que los jóvenes atribuyen a la experiencia desarrollada en el curso de preparación. La investigación fue cualitativa, a partir de la cual se utilizó la metodología de narrativas juveniles como forma de producción de datos. Siete jóvenes, docentes del colectivo, participaron de la investigación, quienes narraron sus experiencias de actuación e involucramiento en el espacio de investigación. Los referentes teóricos que sustentan este trabajo en el campo de la educación y la juventud incluyen a Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de León, Helena Abramo, María Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre otros. Los resultados mostraron que la participación en el curso permitió la construcción de significados individuales y colectivos. Por un lado, los jóvenes enfatizan el crecimiento personal, la formación profesional y la conciencia social, mientras que, por otro, la politización, la sociabilidad, la intervención social y la movilización por el derecho a la educación superior para todos. También fue evidente que los procesos formativos vividos en el grupo permiten ampliar la mirada de los jóvenes participantes, permitiéndoles tener una visión más amplia de su futuro, educación y realidad social.application/pdfporRevista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 5, n. 12 (out./dez. 2021), p. 289-301Educação popularYouthsPopular university preparatory courseEducationSocial participationJóvenesCurso preuniversitario popularEducaciónParticipación socialJovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivasYouths and popular preparatory course : narratives and perspectivesJóvenes y curso preuniversitario popular : narrativas y perspectivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138960.pdf.txt001138960.pdf.txtExtracted Texttext/plain44419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237085/2/001138960.pdf.txtaa853c40f1892eda65cdca06e9395706MD52ORIGINAL001138960.pdfTexto completoapplication/pdf250703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237085/1/001138960.pdfa4f9ff8e5361fc2c8d84ea8fc4afadf4MD5110183/2370852022-04-20 04:47:11.87777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:47:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Youths and popular preparatory course : narratives and perspectives
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Jóvenes y curso preuniversitario popular : narrativas y perspectivas
title Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
spellingShingle Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
Perondi, Maurício
Educação popular
Youths
Popular university preparatory course
Education
Social participation
Jóvenes
Curso preuniversitario popular
Educación
Participación social
title_short Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
title_full Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
title_fullStr Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
title_full_unstemmed Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
title_sort Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
author Perondi, Maurício
author_facet Perondi, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perondi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
topic Educação popular
Youths
Popular university preparatory course
Education
Social participation
Jóvenes
Curso preuniversitario popular
Educación
Participación social
dc.subject.eng.fl_str_mv Youths
Popular university preparatory course
Education
Social participation
dc.subject.spa.fl_str_mv Jóvenes
Curso preuniversitario popular
Educación
Participación social
description O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:50:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237085
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-5970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138960
identifier_str_mv 2526-5970
001138960
url http://hdl.handle.net/10183/237085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 5, n. 12 (out./dez. 2021), p. 289-301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237085/2/001138960.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237085/1/001138960.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa853c40f1892eda65cdca06e9395706
a4f9ff8e5361fc2c8d84ea8fc4afadf4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225053514235904