A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Fabio Goncalves, Braga, Rodrigo Antônio Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203776
Resumo: A Realidade Aumentada (RA), na qual o conteúdo virtual é perfeitamente integrado com cenas do mundo real, é uma importante ferramenta para difusão de informações em diversas áreas do conhecimento. Com a ascensão de dispositivos móveis capazes de produzir Realidade Aumentada, o vasto potencial da ferramenta começou a ser explorado. Este trabalho apresenta um aplicativo para o sistema Android que permite visualizar elementos tridimensionais em RA, que serve como uma ferramenta que auxilia na compreensão de sólidos e projeções de Geometria Descritiva (GD), por alunos de Engenharia, Arquitetura e Design. O aplicativo possui seis exemplos desenvolvidos no HyperCAL3D , um programa 3D concebido especialmente para auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de GD, para ser utilizado tanto pelos professores, na criação de exercícios e exposição de conteúdo, como pelos alunos, na solução de problemas e na visualização dos processos de forma interativa. Os resultados demonstram a viabilidade e o potencial do uso da RA no processo de aprendizagem da GD, pois permitem uma interação extremamente avançada frente aos métodos tradicionais.
id UFRGS-2_dc8b32daec6c9f8afc07af1f71761769
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203776
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dewes, Gustavo Luiz dos SantosTeixeira, Fabio GoncalvesBraga, Rodrigo Antônio Marques2019-12-27T04:02:37Z20191414-3895http://hdl.handle.net/10183/203776001107374A Realidade Aumentada (RA), na qual o conteúdo virtual é perfeitamente integrado com cenas do mundo real, é uma importante ferramenta para difusão de informações em diversas áreas do conhecimento. Com a ascensão de dispositivos móveis capazes de produzir Realidade Aumentada, o vasto potencial da ferramenta começou a ser explorado. Este trabalho apresenta um aplicativo para o sistema Android que permite visualizar elementos tridimensionais em RA, que serve como uma ferramenta que auxilia na compreensão de sólidos e projeções de Geometria Descritiva (GD), por alunos de Engenharia, Arquitetura e Design. O aplicativo possui seis exemplos desenvolvidos no HyperCAL3D , um programa 3D concebido especialmente para auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de GD, para ser utilizado tanto pelos professores, na criação de exercícios e exposição de conteúdo, como pelos alunos, na solução de problemas e na visualização dos processos de forma interativa. Os resultados demonstram a viabilidade e o potencial do uso da RA no processo de aprendizagem da GD, pois permitem uma interação extremamente avançada frente aos métodos tradicionais.Augmented Reality (AR), in which virtual content is seamlessly integrated with real-world scenes, is an important tool for spreading information across diverse areas of knowledge. With the rise of mobile devices capable of producing Augmented Reality, the tool's vast potential began to be explored. This work presents an application for the Android system that allows visualization of three-dimensional elements in RA, which serves as a tool that assists the understanding of solids and projections of Descriptive Geometry (DG) by students of Engineering, Architecture and Design. The app has six examples developed in HyperCAL3D, a 3D program designed especially to aid the DG teaching-learning process. For use by teachers, as an exercise creation and content exposure, as well as for the students, aiding in problem solving and in the visualization of processes interactively. The results demonstrate the viability and potential of the use of AR in the learning process of DG, as they allow an extremely advanced interaction compared to traditional methods.application/pdfporEducação gráfica. v.23, n.2 (ago. 2019), p. 44-56Geometria descritivaRealidade aumentadaObjeto de aprendizagemDescriptive geometryAugmented realityLearning objectA realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritivaAugmented reality to aid the learning process of descriptive geometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107374.pdf.txt001107374.pdf.txtExtracted Texttext/plain30477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203776/2/001107374.pdf.txt1b7537f1640cda94db755fd99f13d146MD52ORIGINAL001107374.pdfTexto completoapplication/pdf1625442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203776/1/001107374.pdf2de584a4871367c78d31951a91fde1a2MD5110183/2037762019-12-28 05:00:46.787859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203776Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:00:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Augmented reality to aid the learning process of descriptive geometry
title A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
spellingShingle A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
Geometria descritiva
Realidade aumentada
Objeto de aprendizagem
Descriptive geometry
Augmented reality
Learning object
title_short A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
title_full A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
title_fullStr A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
title_full_unstemmed A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
title_sort A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva
author Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
author_facet Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
Teixeira, Fabio Goncalves
Braga, Rodrigo Antônio Marques
author_role author
author2 Teixeira, Fabio Goncalves
Braga, Rodrigo Antônio Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
Teixeira, Fabio Goncalves
Braga, Rodrigo Antônio Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Realidade aumentada
Objeto de aprendizagem
topic Geometria descritiva
Realidade aumentada
Objeto de aprendizagem
Descriptive geometry
Augmented reality
Learning object
dc.subject.eng.fl_str_mv Descriptive geometry
Augmented reality
Learning object
description A Realidade Aumentada (RA), na qual o conteúdo virtual é perfeitamente integrado com cenas do mundo real, é uma importante ferramenta para difusão de informações em diversas áreas do conhecimento. Com a ascensão de dispositivos móveis capazes de produzir Realidade Aumentada, o vasto potencial da ferramenta começou a ser explorado. Este trabalho apresenta um aplicativo para o sistema Android que permite visualizar elementos tridimensionais em RA, que serve como uma ferramenta que auxilia na compreensão de sólidos e projeções de Geometria Descritiva (GD), por alunos de Engenharia, Arquitetura e Design. O aplicativo possui seis exemplos desenvolvidos no HyperCAL3D , um programa 3D concebido especialmente para auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de GD, para ser utilizado tanto pelos professores, na criação de exercícios e exposição de conteúdo, como pelos alunos, na solução de problemas e na visualização dos processos de forma interativa. Os resultados demonstram a viabilidade e o potencial do uso da RA no processo de aprendizagem da GD, pois permitem uma interação extremamente avançada frente aos métodos tradicionais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203776
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107374
identifier_str_mv 1414-3895
001107374
url http://hdl.handle.net/10183/203776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. v.23, n.2 (ago. 2019), p. 44-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203776/2/001107374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203776/1/001107374.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b7537f1640cda94db755fd99f13d146
2de584a4871367c78d31951a91fde1a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447702238920704