Gerenciamento da qualidade da assistência hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Cauê Felipe
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28052
Resumo: O processo avaliativo da qualidade da assistência em saúde produz dados que influenciam tomadas de decisão, como forma de um gerenciamento de qualidade em serviços hospitalares. Na região Centro-Oeste do país, mais especificamente, na região sul do Estado de Mato Grosso, as instituições de saúde não estão submetidas ao processo de avaliação, enfatizando, o desenvolvido pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS. Desta maneira, tem-se como proposta, neste estudo, realizar o diagnóstico da qualidade da assistência a saúde, de uma instituição hospitalar pública desta região, através de um estudo de natureza transversal, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se para análise: os padrões de conformidade, a pesquisa de satisfação do usuário e as condições e relações de trabalho dos funcionários do PNASS. A pesquisa foi iniciada após a aprovação da Instituição de Saúde e do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Julio Muller – HUJM. Conclui-se que o objetivo proposto foi atingido, tornando possível a realização do diagnóstico da qualidade da assistência hospitalar na instituição pesquisada. O estudo demonstrou que a avaliação permite visualizar o ingresso de conceitos da qualidade na cultura organizacional da instituição e apontar a necessidade de programas permanentes para a execução, análise e intervenção da qualidade da assistência a saúde.
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