Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchenbecker, Alice Sonntag
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88896
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral identificar os valores presentes na campanha publicitária “Eu Sou a Universal”, criada e lançada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em março de 2013. Inicialmente, o estudo desenvolve reflexão sobre as questões comunicacionais envolvidas no contexto religioso, a partir de algumas características marcantes da contemporaneidade. Conceitos relacionados à comunicação organizacional, de modo amplo, e à publicidade, de modo particular, são acionados para compor o quadro teórico da pesquisa. Para caracterizar o ambiente contemporâneo, discutem-se questões como ética, midiatização e experiência religiosa, bem como os aspectos históricos e constituintes da teologia neopentecostal e de sua principal representante no Brasil, a IURD. A metodologia do trabalho consiste em análise de conteúdo dos 14 vídeos da campanha que constituem o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos evidenciam que a organização Igreja Universal do Reino de Deus promove, através da campanha analisada, os seguintes valores: 1) Prazer; 2) Trabalho; 3) Família; 4) Sacrifício; 5) Sucesso; 6) Determinação; 7) Superação; e 8) Solidariedade. Conclui-se que tais valores representam tanto uma continuidade com relação aos valores consagrados pelas igrejas históricas quanto uma renovação, visando a adaptar a religiosidade iurdiana ao contexto contemporâneo.
id UFRGS-2_dd1fee9a68332bcac1855e10927171ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88896
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kuchenbecker, Alice SonntagSartor, Basilio AlbertoBaldissera, Rudimar2014-03-25T01:50:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/88896000912691Este trabalho tem como objetivo geral identificar os valores presentes na campanha publicitária “Eu Sou a Universal”, criada e lançada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em março de 2013. Inicialmente, o estudo desenvolve reflexão sobre as questões comunicacionais envolvidas no contexto religioso, a partir de algumas características marcantes da contemporaneidade. Conceitos relacionados à comunicação organizacional, de modo amplo, e à publicidade, de modo particular, são acionados para compor o quadro teórico da pesquisa. Para caracterizar o ambiente contemporâneo, discutem-se questões como ética, midiatização e experiência religiosa, bem como os aspectos históricos e constituintes da teologia neopentecostal e de sua principal representante no Brasil, a IURD. A metodologia do trabalho consiste em análise de conteúdo dos 14 vídeos da campanha que constituem o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos evidenciam que a organização Igreja Universal do Reino de Deus promove, através da campanha analisada, os seguintes valores: 1) Prazer; 2) Trabalho; 3) Família; 4) Sacrifício; 5) Sucesso; 6) Determinação; 7) Superação; e 8) Solidariedade. Conclui-se que tais valores representam tanto uma continuidade com relação aos valores consagrados pelas igrejas históricas quanto uma renovação, visando a adaptar a religiosidade iurdiana ao contexto contemporâneo.This paper has as main objective identify the values in "I am Universal" advertising campaign, created and launched by the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG) in March 2013. Initially, the study develops reflection on the communication issues involved in religious context, from some striking features of the contemporary world. Broadly, concepts related to organizational communication and, in particular, advertising are driven to compose the theoretical framework of the study. In order to characterize the contemporary setting, are discussed issues such as ethics, media coverage and religious experience as well as the historical aspects and constituents of neopentecostal theology and its principal representative in Brazil, the UCKG. The methodology of the work consists of a content analysis of the 14 campaign videos that constitute the corpus of research. The results obtained demonstrate that the Universal Church of the Kingdom of God organization promotes, through the analyzed campaign, the following values: 1) Pleasure; 2) Labor; 3) Family; 4) Sacrifice; 5) Success; 6) Determination; 7) Overcoming; and 8) Solidarity. It is concluded that such values represent both continuity with the values enshrined in historic churches and a renewal, in order to adapt to the contemporary context of UCKG religiosity.application/pdfporComunicação organizacionalIgreja Universal do Reino de Deus.Organizational communicationReligionValuesUniversal Church of the Kingdom of God"I am Universal" campaignEntre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912691.pdf000912691.pdfTexto completoapplication/pdf1141695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/1/000912691.pdf24db127a70bcaf78f0e9d7bd34d90c01MD51TEXT000912691.pdf.txt000912691.pdf.txtExtracted Texttext/plain295444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/2/000912691.pdf.txt1b468d8dc45e2ebcec7984ae19056820MD52THUMBNAIL000912691.pdf.jpg000912691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/3/000912691.pdf.jpgf61a2a1f164e2fc311a51c81999f9b8dMD5310183/888962018-10-18 08:56:00.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88896Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
title Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
spellingShingle Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
Kuchenbecker, Alice Sonntag
Comunicação organizacional
Igreja Universal do Reino de Deus.
Organizational communication
Religion
Values
Universal Church of the Kingdom of God
"I am Universal" campaign
title_short Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
title_full Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
title_fullStr Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
title_full_unstemmed Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
title_sort Entre o prazer e o sacrifício: os valores promovidos pela Igreja Universal do Reino de Deus na campanha publicitária "Eu sou a Universal"
author Kuchenbecker, Alice Sonntag
author_facet Kuchenbecker, Alice Sonntag
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchenbecker, Alice Sonntag
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sartor, Basilio Alberto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Sartor, Basilio Alberto
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Igreja Universal do Reino de Deus.
topic Comunicação organizacional
Igreja Universal do Reino de Deus.
Organizational communication
Religion
Values
Universal Church of the Kingdom of God
"I am Universal" campaign
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Religion
Values
Universal Church of the Kingdom of God
"I am Universal" campaign
description Este trabalho tem como objetivo geral identificar os valores presentes na campanha publicitária “Eu Sou a Universal”, criada e lançada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em março de 2013. Inicialmente, o estudo desenvolve reflexão sobre as questões comunicacionais envolvidas no contexto religioso, a partir de algumas características marcantes da contemporaneidade. Conceitos relacionados à comunicação organizacional, de modo amplo, e à publicidade, de modo particular, são acionados para compor o quadro teórico da pesquisa. Para caracterizar o ambiente contemporâneo, discutem-se questões como ética, midiatização e experiência religiosa, bem como os aspectos históricos e constituintes da teologia neopentecostal e de sua principal representante no Brasil, a IURD. A metodologia do trabalho consiste em análise de conteúdo dos 14 vídeos da campanha que constituem o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos evidenciam que a organização Igreja Universal do Reino de Deus promove, através da campanha analisada, os seguintes valores: 1) Prazer; 2) Trabalho; 3) Família; 4) Sacrifício; 5) Sucesso; 6) Determinação; 7) Superação; e 8) Solidariedade. Conclui-se que tais valores representam tanto uma continuidade com relação aos valores consagrados pelas igrejas históricas quanto uma renovação, visando a adaptar a religiosidade iurdiana ao contexto contemporâneo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88896
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912691
url http://hdl.handle.net/10183/88896
identifier_str_mv 000912691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/1/000912691.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/2/000912691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88896/3/000912691.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24db127a70bcaf78f0e9d7bd34d90c01
1b468d8dc45e2ebcec7984ae19056820
f61a2a1f164e2fc311a51c81999f9b8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462074380288