Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schardosim, Clair Roldão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_bc7b1cb0ca2e4346f37cb47f3e2beaec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173843
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?GêneroEducação InfantilBrincadeirasTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A presente pesquisa intitulada: Relações de Gênero na Educação Infantil: como brincam as crianças? tem como objetivo investigar através das brincadeiras como as crianças estão significando o gênero e com isso desconstruir conceitos estereotipados nas ações educativas. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo é a pesquisa qualitativa. Os envolvidos neste trabalho são crianças de 3 e 4 anos da turma do Jardim II do Centro de Educação Infantil Mini Mundo, localizado no município de Mampituba, cidade situada no litoral norte do Rio Grande do Sul. Os participantes tiveram sua identidade preservada e foi garantido o anonimato. Este estudo possibilitou conhecer como as crianças, através das brincadeiras, significam as relações de gênero e de que maneira essas questões aparecem no brincar e na escolha de seus brinquedos. Além disso, essa pesquisa proporcionou o entendimento de que a educação infantil pode exercer um papel fundamental na desconstrução desses conceitos conservadores que contribuem apenas para a desigualdade de gênero.The present research entitled: Gender Relations in Child Education: How do children play? aims to investigate through games how children are meaning the gender and with that to deconstruct stereotyped concepts in educational actions. The methodology used to carry out this study is qualitative research. Those involved in this work are children of 3 and 4 years of age in the Jardim II class at the Mini Mundo Infant Education Center, located in the municipality of Mampituba, a city located on the north coast of Rio Grande do Sul. Participants had their identity preserved and was guaranteed the anonymity. . This study made it possible to know how children, through play, signify gender relations and how these issues appear in the play and in the choice of their toys. In addition, this research provided the understanding that early childhood education can play a key role in the deconstruction of these conservative concepts which contribute only for gender inequality.Laguna, SCLima, Patrícia de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaSchardosim, Clair Roldão2017-02-28T13:22:36Z2017-02-28T13:22:36Z2016-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-28T13:22:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173843Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-28T13:22:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
title Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
spellingShingle Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
Schardosim, Clair Roldão
Gênero
Educação Infantil
Brincadeiras
title_short Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
title_full Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
title_fullStr Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
title_full_unstemmed Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
title_sort Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
author Schardosim, Clair Roldão
author_facet Schardosim, Clair Roldão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Patrícia de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schardosim, Clair Roldão
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação Infantil
Brincadeiras
topic Gênero
Educação Infantil
Brincadeiras
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-10
2017-02-28T13:22:36Z
2017-02-28T13:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Laguna, SC
publisher.none.fl_str_mv Laguna, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652134042828800