De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula Carneiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265525
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências.
id UFRGS-2_dd6d0eb48da89986dcc21c74f23abc46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265525
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Paula CarneiroSilva, Diego Wander Santos da2023-09-30T03:40:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/265525001161068O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências.This final paper involves the participation of digital influencers in reality shows as a communication strategy and as an alternative in the search for visibility, a context that is associated with social media. The object of study is the attitudes and communication strategies of Cinthia Cruz, a participant in the fifth season of the reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", on the program and on the social media Instagram. The search problem is what are the (mis)matches between Cinthia Cruz's attitudes and communication strategies during her participation in De Férias Com o Ex Brasil Celebs, in the program and in the social media Instagram? The objective is to analyze Cinthia Cruz`s attitudes and communication strategies during her participation in "De Férias com o Ex Brasil Celebs", in the program and in the social media Instagram. The specific objectives are: 1) to discuss the participation of digital influencers in reality shows, from the perspective of The Society of the Spectacle and transformations resulting from the internet; and, 2) to approximate the concepts of branding and personal branding to the strategies of digital influencers in the context of social media. The methodological strategies encompass bibliographic and documentary techniques (GIL, 2017). For the empirical discussion, content analysis is used (BARDIN, 2016). Finally, it is concluded that Cinthia has divergences and convergences when approaching the attitudes assumed in the program to the narratives made visible on Instagram. The learnings reveal, therefore, that there are assertive and other fragile points from the perspective of congruence of meanings offered on the influencer in both ambiences.application/pdfporInstagram (Site)Reality shows (Programas de televisão)Influenciador digitalEstratégia de comunicaçãoCommunicationPersonal brandingReality showsDe menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161068.pdf.txt001161068.pdf.txtExtracted Texttext/plain154606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/2/001161068.pdf.txt9ab0b18f002ecc3567767fc9e04f8529MD52ORIGINAL001161068.pdfTexto completoapplication/pdf12253401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/1/001161068.pdf9c9475876b8d0223e22d46ee52d1c6d1MD5110183/2655252023-10-01 03:37:56.096347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
title De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
spellingShingle De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
Pereira, Paula Carneiro
Instagram (Site)
Reality shows (Programas de televisão)
Influenciador digital
Estratégia de comunicação
Communication
Personal branding
Reality shows
title_short De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
title_full De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
title_fullStr De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
title_full_unstemmed De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
title_sort De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
author Pereira, Paula Carneiro
author_facet Pereira, Paula Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paula Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
contributor_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Site)
Reality shows (Programas de televisão)
Influenciador digital
Estratégia de comunicação
topic Instagram (Site)
Reality shows (Programas de televisão)
Influenciador digital
Estratégia de comunicação
Communication
Personal branding
Reality shows
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Personal branding
Reality shows
description O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-30T03:40:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265525
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161068
url http://hdl.handle.net/10183/265525
identifier_str_mv 001161068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/2/001161068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/1/001161068.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ab0b18f002ecc3567767fc9e04f8529
9c9475876b8d0223e22d46ee52d1c6d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447348789116928