De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265525 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências. |
id |
UFRGS-2_dd6d0eb48da89986dcc21c74f23abc46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265525 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Paula CarneiroSilva, Diego Wander Santos da2023-09-30T03:40:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/265525001161068O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências.This final paper involves the participation of digital influencers in reality shows as a communication strategy and as an alternative in the search for visibility, a context that is associated with social media. The object of study is the attitudes and communication strategies of Cinthia Cruz, a participant in the fifth season of the reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", on the program and on the social media Instagram. The search problem is what are the (mis)matches between Cinthia Cruz's attitudes and communication strategies during her participation in De Férias Com o Ex Brasil Celebs, in the program and in the social media Instagram? The objective is to analyze Cinthia Cruz`s attitudes and communication strategies during her participation in "De Férias com o Ex Brasil Celebs", in the program and in the social media Instagram. The specific objectives are: 1) to discuss the participation of digital influencers in reality shows, from the perspective of The Society of the Spectacle and transformations resulting from the internet; and, 2) to approximate the concepts of branding and personal branding to the strategies of digital influencers in the context of social media. The methodological strategies encompass bibliographic and documentary techniques (GIL, 2017). For the empirical discussion, content analysis is used (BARDIN, 2016). Finally, it is concluded that Cinthia has divergences and convergences when approaching the attitudes assumed in the program to the narratives made visible on Instagram. The learnings reveal, therefore, that there are assertive and other fragile points from the perspective of congruence of meanings offered on the influencer in both ambiences.application/pdfporInstagram (Site)Reality shows (Programas de televisão)Influenciador digitalEstratégia de comunicaçãoCommunicationPersonal brandingReality showsDe menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161068.pdf.txt001161068.pdf.txtExtracted Texttext/plain154606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/2/001161068.pdf.txt9ab0b18f002ecc3567767fc9e04f8529MD52ORIGINAL001161068.pdfTexto completoapplication/pdf12253401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/1/001161068.pdf9c9475876b8d0223e22d46ee52d1c6d1MD5110183/2655252023-10-01 03:37:56.096347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
title |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
spellingShingle |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram Pereira, Paula Carneiro Instagram (Site) Reality shows (Programas de televisão) Influenciador digital Estratégia de comunicação Communication Personal branding Reality shows |
title_short |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
title_full |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
title_fullStr |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
title_full_unstemmed |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
title_sort |
De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram |
author |
Pereira, Paula Carneiro |
author_facet |
Pereira, Paula Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paula Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Diego Wander Santos da |
contributor_str_mv |
Silva, Diego Wander Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram (Site) Reality shows (Programas de televisão) Influenciador digital Estratégia de comunicação |
topic |
Instagram (Site) Reality shows (Programas de televisão) Influenciador digital Estratégia de comunicação Communication Personal branding Reality shows |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Personal branding Reality shows |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-30T03:40:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265525 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265525 |
identifier_str_mv |
001161068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/2/001161068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265525/1/001161068.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ab0b18f002ecc3567767fc9e04f8529 9c9475876b8d0223e22d46ee52d1c6d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447348789116928 |