Entre chafarizes e cuias : representações e imposições da arte pública em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elisa dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67144
Resumo: Este trabalho aborda as representações e ideologias impressas nas obras de Escultura Pública da cidade de Porto Alegre. A cidade, tal qual um Museu repleto de coleções para fruição e deleite, análise e crítica de seus cidadãos, expõe um conjunto escultórico, fruto de uma construção coletiva onde cada grupo que administrou a cidade imprimiu suas representações políticas e sociais de forma permanente, criando um discurso de interpretação complexa. As exposições são muito mais do que simples exercício estético, pois proporcionam um contato com as questões a elas associadas. Através deste recorte percebem-se as intencionalidades do poder público e seus prepostos ao construir uma identidade e uma memória a partir dos monumentos urbanos, bem como, os processos de transformação pelos quais passam as sociedades contemporâneas. As obras de Arte Pública constituem e intervêm no contexto histórico, cultural e artístico, não de forma ingênua como se poderia pensar, mas compondo um sistema de intencionalidades nem sempre explícitas. Sendo esta uma prática corrente desde o Império, a Escultura Pública passou por transformações tanto quanto a sociedade e o sistema em que vivemos, chegando à contemporaneidade, quando o poder público é substituído por instituições privadas na promoção de obras para a transformação do espaço urbano em prol de seus próprios interesses. Como recurso de pesquisa sobre a apropriação das obras contemporâneas por parte do público foi utilizado o artigo A cidade das monstruosidades, de Voltaire Schilling, bem como, as consequentes manifestações de repúdio ou aprovação à manifestação do autor.
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