Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carine Lemos da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174379
Resumo: A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública.
id UFRGS-2_ddc0ed2c413c67950cbf9b92557b3e24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174379
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carine Lemos daGodinho, Ana Cláudia Ferreira2018-04-04T02:26:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/174379001062097A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública.application/pdfporPedagogiaAções afirmativasMulher negraCotas raciaisUniversidade Federal do Rio Grande do SulMulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062097.pdf001062097.pdfTexto completoapplication/pdf831511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/1/001062097.pdf1a91376247dc4133c163e0c26e5cde0fMD51TEXT001062097.pdf.txt001062097.pdf.txtExtracted Texttext/plain119815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/2/001062097.pdf.txt79d55cf0d2cefc9fa8a45fb8c396dfeaMD52THUMBNAIL001062097.pdf.jpg001062097.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/3/001062097.pdf.jpgc4ad836cd9519a32356d7598efb33fc1MD5310183/1743792018-10-25 09:49:04.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174379Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
title Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
spellingShingle Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
Silva, Carine Lemos da
Pedagogia
Ações afirmativas
Mulher negra
Cotas raciais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_short Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
title_full Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
title_fullStr Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
title_full_unstemmed Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
title_sort Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
author Silva, Carine Lemos da
author_facet Silva, Carine Lemos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carine Lemos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ações afirmativas
Mulher negra
Cotas raciais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Pedagogia
Ações afirmativas
Mulher negra
Cotas raciais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
description A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174379
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062097
url http://hdl.handle.net/10183/174379
identifier_str_mv 001062097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/1/001062097.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/2/001062097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/3/001062097.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a91376247dc4133c163e0c26e5cde0f
79d55cf0d2cefc9fa8a45fb8c396dfea
c4ad836cd9519a32356d7598efb33fc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211893325824