Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174379 |
Resumo: | A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública. |
id |
UFRGS-2_ddc0ed2c413c67950cbf9b92557b3e24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174379 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carine Lemos daGodinho, Ana Cláudia Ferreira2018-04-04T02:26:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/174379001062097A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública.application/pdfporPedagogiaAções afirmativasMulher negraCotas raciaisUniversidade Federal do Rio Grande do SulMulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062097.pdf001062097.pdfTexto completoapplication/pdf831511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/1/001062097.pdf1a91376247dc4133c163e0c26e5cde0fMD51TEXT001062097.pdf.txt001062097.pdf.txtExtracted Texttext/plain119815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/2/001062097.pdf.txt79d55cf0d2cefc9fa8a45fb8c396dfeaMD52THUMBNAIL001062097.pdf.jpg001062097.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/3/001062097.pdf.jpgc4ad836cd9519a32356d7598efb33fc1MD5310183/1743792018-10-25 09:49:04.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174379Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
title |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
spellingShingle |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública Silva, Carine Lemos da Pedagogia Ações afirmativas Mulher negra Cotas raciais Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_short |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
title_full |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
title_fullStr |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
title_full_unstemmed |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
title_sort |
Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública |
author |
Silva, Carine Lemos da |
author_facet |
Silva, Carine Lemos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carine Lemos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
contributor_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ações afirmativas Mulher negra Cotas raciais Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
topic |
Pedagogia Ações afirmativas Mulher negra Cotas raciais Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
description |
A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:26:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174379 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062097 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174379 |
identifier_str_mv |
001062097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/1/001062097.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/2/001062097.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174379/3/001062097.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a91376247dc4133c163e0c26e5cde0f 79d55cf0d2cefc9fa8a45fb8c396dfea c4ad836cd9519a32356d7598efb33fc1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211893325824 |