Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266947 |
Resumo: | O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar. |
id |
UFRGS-2_ddded1e525073bda1efb355848812168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Márcio CardosoBossle, Fabiano2023-11-10T03:24:55Z20200103-4111http://hdl.handle.net/10183/266947001173507O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.The present study tries to understand how a curriculum organized by work projects produces singular representations on Physical Education school in a teaching collective. We used the theory of social representations, to guide our interpretations in a qualitative meta-analysis, which enabled us to return to the study carried out at the public Education Network of Porto Alegre / RS. In the case of study, we highlight in our interpretations the possibility of renewing the hegemonic didactics and pedagogical practices of Physical Education in the school culture, contemplating the challenge of transformation that the work projects present to the school curriculum.El presente estudio busca comprender cómo un currículo organizado por proyectos de trabajo produce representaciones singulares sobre Educación Física escolar en un colectivo docente. Utilizamos la teoría de las representaciones sociales para guiar nuestras interpretaciones en un meta-análisis cualitativo, que nos posibilitó volver al estudio realizado en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre / RS. En el caso de estudio, destacamos en nuestras interpretaciones la posibilidad de renovar la didáctica hegemónica y las prácticas pedagógicas de la Educación Física en la cultura escolar, contemplando el desafío de transformación que los proyectos de trabajo presentan al currículum escolar.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16Educação física escolarRepresentações sociaisMeta análiseAnálise qualitativaRepresentationsPhysical school educationWork projectsQualitative meta-analysisEducación física escolarRepresentacionesProyectos de trabajoMeta-análisis cualitativoRepresentações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalhoTeaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projectsRepresentaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173507.pdf.txt001173507.pdf.txtExtracted Texttext/plain44442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/2/001173507.pdf.txt14a7f71b069a58ab863b020776b3398dMD52ORIGINAL001173507.pdfTexto completoapplication/pdf410246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/1/001173507.pdf2669346c09f9e316a5963c0f34b919d5MD5110183/2669472023-11-11 04:24:10.495866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-11T06:24:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projects |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Representaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajo |
title |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
spellingShingle |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho Coelho, Márcio Cardoso Educação física escolar Representações sociais Meta análise Análise qualitativa Representations Physical school education Work projects Qualitative meta-analysis Educación física escolar Representaciones Proyectos de trabajo Meta-análisis cualitativo |
title_short |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
title_full |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
title_fullStr |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
title_full_unstemmed |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
title_sort |
Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho |
author |
Coelho, Márcio Cardoso |
author_facet |
Coelho, Márcio Cardoso Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Bossle, Fabiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Márcio Cardoso Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Representações sociais Meta análise Análise qualitativa |
topic |
Educação física escolar Representações sociais Meta análise Análise qualitativa Representations Physical school education Work projects Qualitative meta-analysis Educación física escolar Representaciones Proyectos de trabajo Meta-análisis cualitativo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Representations Physical school education Work projects Qualitative meta-analysis |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física escolar Representaciones Proyectos de trabajo Meta-análisis cualitativo |
description |
O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-10T03:24:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/266947 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173507 |
identifier_str_mv |
0103-4111 001173507 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/266947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/2/001173507.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/1/001173507.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14a7f71b069a58ab863b020776b3398d 2669346c09f9e316a5963c0f34b919d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447843663511552 |