Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Márcio Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266947
Resumo: O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.
id UFRGS-2_ddded1e525073bda1efb355848812168
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, Márcio CardosoBossle, Fabiano2023-11-10T03:24:55Z20200103-4111http://hdl.handle.net/10183/266947001173507O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.The present study tries to understand how a curriculum organized by work projects produces singular representations on Physical Education school in a teaching collective. We used the theory of social representations, to guide our interpretations in a qualitative meta-analysis, which enabled us to return to the study carried out at the public Education Network of Porto Alegre / RS. In the case of study, we highlight in our interpretations the possibility of renewing the hegemonic didactics and pedagogical practices of Physical Education in the school culture, contemplating the challenge of transformation that the work projects present to the school curriculum.El presente estudio busca comprender cómo un currículo organizado por proyectos de trabajo produce representaciones singulares sobre Educación Física escolar en un colectivo docente. Utilizamos la teoría de las representaciones sociales para guiar nuestras interpretaciones en un meta-análisis cualitativo, que nos posibilitó volver al estudio realizado en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre / RS. En el caso de estudio, destacamos en nuestras interpretaciones la posibilidad de renovar la didáctica hegemónica y las prácticas pedagógicas de la Educación Física en la cultura escolar, contemplando el desafío de transformación que los proyectos de trabajo presentan al currículum escolar.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16Educação física escolarRepresentações sociaisMeta análiseAnálise qualitativaRepresentationsPhysical school educationWork projectsQualitative meta-analysisEducación física escolarRepresentacionesProyectos de trabajoMeta-análisis cualitativoRepresentações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalhoTeaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projectsRepresentaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173507.pdf.txt001173507.pdf.txtExtracted Texttext/plain44442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/2/001173507.pdf.txt14a7f71b069a58ab863b020776b3398dMD52ORIGINAL001173507.pdfTexto completoapplication/pdf410246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/1/001173507.pdf2669346c09f9e316a5963c0f34b919d5MD5110183/2669472023-11-11 04:24:10.495866oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-11T06:24:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching representations of school Physical Education : singularities produced by the work projects
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Representaciones docentes de Educacíon Física escolar : singularidades productivas por los proyectos de trabajo
title Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
spellingShingle Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
Coelho, Márcio Cardoso
Educação física escolar
Representações sociais
Meta análise
Análise qualitativa
Representations
Physical school education
Work projects
Qualitative meta-analysis
Educación física escolar
Representaciones
Proyectos de trabajo
Meta-análisis cualitativo
title_short Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
title_full Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
title_fullStr Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
title_full_unstemmed Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
title_sort Representações docentes de Educação Física escolar : singularidades produzidas pelos projetos de trabalho
author Coelho, Márcio Cardoso
author_facet Coelho, Márcio Cardoso
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Bossle, Fabiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Márcio Cardoso
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Representações sociais
Meta análise
Análise qualitativa
topic Educação física escolar
Representações sociais
Meta análise
Análise qualitativa
Representations
Physical school education
Work projects
Qualitative meta-analysis
Educación física escolar
Representaciones
Proyectos de trabajo
Meta-análisis cualitativo
dc.subject.eng.fl_str_mv Representations
Physical school education
Work projects
Qualitative meta-analysis
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física escolar
Representaciones
Proyectos de trabajo
Meta-análisis cualitativo
description O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T03:24:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/266947
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173507
identifier_str_mv 0103-4111
001173507
url http://hdl.handle.net/10183/266947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.62 (abr./jun. 2020), p. 01-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/2/001173507.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266947/1/001173507.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 14a7f71b069a58ab863b020776b3398d
2669346c09f9e316a5963c0f34b919d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447843663511552