Análise dos sistemas táticos utilizados no futsal feminino nos jogos escolares de Porto Alegre em 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Vinícius Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116027
Resumo: O objetivo geral deste estudo é verificar os sistemas táticos mais utilizados nas equipes de futsal feminino participantes dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Já os objetivos específicos foram: analisar o entendimento dos professores em relação aos sistemas e tática de jogo; verificar as dificuldades encontradas para o desenvolvimento e aprendizado dos sistemas e da tática de jogo no ambiente escolar. O respectivo estudo se caracteriza por uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, de abordagem descritiva. Seguindo essa abordagem, procurou-se registrar, descrever, analisar e interpretar os sistemas táticos mais utilizados nos jogos escolares de 2013, bem como analisar o entendimento dos professores em relação aos sistemas e tática no futsal. Como instrumento de coleta de dados foi realizado a filmagem dos jogos e também aplicada uma entrevista semi-estruturada. Os sujeitos do estudo foram cinco professores de equipes que disputaram os jogos escolares do Rio Grande do Sul de 2013. Pode-se observar que o sistema 2:2 foi o mais utilizado na competição, por ser de fácil assimilação, e com movimentações simplificadas, possibilitando melhor equilíbrio entre as ações de defesa e ataque. O sistema 3:1 foi o segundo mais utilizado. Este achado vai ao encontro da literatura onde é proposto a utilização do sistema 2:2 em equipes escolares. Em relação ao relatado dos professores, é possível verificar que os mesmos dispõem de conhecimento razoável sobre as questões que envolvem os sistemas e a tática de jogo. Relataram dificuldades na estrutura física das suas respectivas escolas, pouca condição técnica das alunas, influencia dos pais positivas e negativas, ansiedade e instabilidade emocional durante a competição. Mesmo reconhecendo todas as dificuldades relatadas pelos professores, cabe aos professores utilizarem em suas aulas e treinamentos, metodologias que motivem e possibilitem os seus alunos a desenvolver a tomada de decisão, a resolução dos problemas que ocorrem ao longo do jogo e compreensão tática.
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Como instrumento de coleta de dados foi realizado a filmagem dos jogos e também aplicada uma entrevista semi-estruturada. Os sujeitos do estudo foram cinco professores de equipes que disputaram os jogos escolares do Rio Grande do Sul de 2013. Pode-se observar que o sistema 2:2 foi o mais utilizado na competição, por ser de fácil assimilação, e com movimentações simplificadas, possibilitando melhor equilíbrio entre as ações de defesa e ataque. O sistema 3:1 foi o segundo mais utilizado. Este achado vai ao encontro da literatura onde é proposto a utilização do sistema 2:2 em equipes escolares. Em relação ao relatado dos professores, é possível verificar que os mesmos dispõem de conhecimento razoável sobre as questões que envolvem os sistemas e a tática de jogo. Relataram dificuldades na estrutura física das suas respectivas escolas, pouca condição técnica das alunas, influencia dos pais positivas e negativas, ansiedade e instabilidade emocional durante a competição. Mesmo reconhecendo todas as dificuldades relatadas pelos professores, cabe aos professores utilizarem em suas aulas e treinamentos, metodologias que motivem e possibilitem os seus alunos a desenvolver a tomada de decisão, a resolução dos problemas que ocorrem ao longo do jogo e compreensão tática.El objetivo de este estudio es determinar los sistemas tácticos más utilizados en equipos de fútbol sala de las mujeres participantes de Juegos Escolares en Rio Grande do Sul (JERGS). Como objetivos específicos: evaluar la comprensión de los profesores en relación con los sistemas y tácticas de juego; verificar las dificultades encontradas en el desarrollo y aprendizaje de sistemas y de la táctica de jugar en el ambiente escolar. Este estudio se caracteriza por ser de naturaleza cuantitativa y cualitativa, con enfoque descriptivo. Siguiendo este enfoque, hemos tratado de registrar, describir, analizar e interpretar los sistemas tácticos utilizados en la mayoría de los juegos escolares de 2013; así como el análisis de la comprensión de los docentes en relación con los sistemas y las tácticas en el fútbol sala. Como se hizo un instrumento de recolección de datos la filmación de los juegos y también aplicó una entrevista semi-estructurada. Los sujetos fueron cinco maestros de los equipos de las escuelas que compitieron en los juegos de Río Grande do Sul, 2013. Se puede observar que el sistema 2:2 fue el más utilizado en la competición, por ser asimilados fácilmente, y con movimientos simplificados, permitiendo un mejor equilibrio entre las acciones de ataque y defensa. El 3:1 se puso el segundo más utilizado. Este hallazgo es consistente con la literatura, donde se propone utilizar el sistema de 2:2 en equipos de la escuela. En comparación con lo reportado por los profesores, es posible verificar que tengan conocimiento razonable acerca de los problemas que rodean los sistemas y la táctica de juego. Informó dificultades en la estructura física de sus respectivas escuelas, mal estado técnico de las estudiantes, las influencias positivas y negativas de los padres, la ansiedad y la inestabilidad emocional durante la competición. Aun reconociendo todas las dificultades señaladas por los profesores, que depende de los profesores para utilizar en sus clases y entrenamientos, metodologías para motivar y permitir a sus alumnas a desarrollar la tomada de decisiones, la solución de problemas que se producen durante todo el juego y la comprensión táctica.application/pdfporFutsalFutebol de salãoMulheresFútbol sala femeninoSistema tácticoEscuelaJERGSAnálise dos sistemas táticos utilizados no futsal feminino nos jogos escolares de Porto Alegre em 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964648.pdf000964648.pdfTexto completoapplication/pdf411476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116027/1/000964648.pdf8f97e778423ef6201f99a5fcfe8fc5c1MD51TEXT000964648.pdf.txt000964648.pdf.txtExtracted Texttext/plain62517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116027/2/000964648.pdf.txtd2fa3e47d523c5aa4127af49e6ba2f71MD52THUMBNAIL000964648.pdf.jpg000964648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116027/3/000964648.pdf.jpg2da76333772e4819c9b2e539f0fb5e55MD5310183/1160272018-10-22 07:45:08.43oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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