Freio regenerativo pneumático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, João Francisco Fleck Heck
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238305
Resumo: O trabalho apresenta um modelo matemático para o sistema regenerativo de freio, que consiste em uma alternativa para o aumento da eficiência energética de veículos automotivos. Com a utilização deste sistema, seja em veículos ou máquinas, se tem a conservação da energia, que é armazenada em um determinado estado para sua posterior aplicação. Propõe-se um sistema pneumático atuando paralelamente ao freio tradicional, com o intuito de melhorar a eficiência energética do sistema, sem perder as suas características funcionais. O sistema é modelado matematicamente em um programa de computação numérica e dimensionado para a aplicação em um ônibus urbano. Conclui-se, através das respostas fornecidas pelo modelo, que o sistema apresenta vantagem em relação ao modelo tradicional, aumentando sua eficiência energética. São sugeridos estudos para alterações que resultem em maior eficiência na conservação de energia e a construção de um protótipo para a avaliação experimental do modelo proposto.
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