Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15434 |
Resumo: | Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço. |
id |
UFRGS-2_de44307c62bd36334762fc7a32a61293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15434 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zen, Tatiana DiehlBordin, Ronaldo2009-03-20T04:13:37Z2008http://hdl.handle.net/10183/15434000678498Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço.In this review were employed 36 articles from the following databases: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Publications (Pubmed), Literature Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and library of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The articles were classified into four categories: methodology and tools used, the results regarding the satisfaction of users and workers in health, and the profile of workers. It was observed that research with workers use qualitative and quantitative analysis, while in research with users is more used the quantitative analysis. The most used instrument was the questionnaire, and the Likert scale of the one chosen by the authors to measure the satisfaction. Regarding the results, both professionals as well as users showed their satisfaction. It was also observed that the majority of respondents in health workers were female and belonging to the nursing area. Having been satisfactory results in searches of satisfaction among users and workers, it is possible to conclude that it is on track for the ripening of the SUS, as a Health System. Hence the importance of regular assessment in the health units, always adapting to its population of study and using the information collected to improve the quality of who provides and who receives the service.application/pdfporSaúde públicaPessoal de saúdeSatisfação dos consumidoresSatisfação no empregoConsumer satisfactionJob satisfaction in workPatient satisfactionHealth evaluationPesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000678498.pdf000678498.pdfTexto completoapplication/pdf366439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/1/000678498.pdf450fb9dae17667e01ae02c3b4cb408d6MD51TEXT000678498.pdf.txt000678498.pdf.txtExtracted Texttext/plain137063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/2/000678498.pdf.txt7ba17a209a3f0c06795c1558c5861320MD52THUMBNAIL000678498.pdf.jpg000678498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/3/000678498.pdf.jpg11256bfc5ed6f1d81f6ba06172d1a286MD5310183/154342018-10-18 07:16:03.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15434Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:16:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
title |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica Zen, Tatiana Diehl Saúde pública Pessoal de saúde Satisfação dos consumidores Satisfação no emprego Consumer satisfaction Job satisfaction in work Patient satisfaction Health evaluation |
title_short |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
title_full |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
title_sort |
Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica |
author |
Zen, Tatiana Diehl |
author_facet |
Zen, Tatiana Diehl |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zen, Tatiana Diehl |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bordin, Ronaldo |
contributor_str_mv |
Bordin, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública Pessoal de saúde Satisfação dos consumidores Satisfação no emprego |
topic |
Saúde pública Pessoal de saúde Satisfação dos consumidores Satisfação no emprego Consumer satisfaction Job satisfaction in work Patient satisfaction Health evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer satisfaction Job satisfaction in work Patient satisfaction Health evaluation |
description |
Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-03-20T04:13:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15434 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000678498 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15434 |
identifier_str_mv |
000678498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/1/000678498.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/2/000678498.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/3/000678498.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
450fb9dae17667e01ae02c3b4cb408d6 7ba17a209a3f0c06795c1558c5861320 11256bfc5ed6f1d81f6ba06172d1a286 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447027531644928 |