Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Tatiana Diehl
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15434
Resumo: Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço.
id UFRGS-2_de44307c62bd36334762fc7a32a61293
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15434
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zen, Tatiana DiehlBordin, Ronaldo2009-03-20T04:13:37Z2008http://hdl.handle.net/10183/15434000678498Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço.In this review were employed 36 articles from the following databases: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Publications (Pubmed), Literature Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and library of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The articles were classified into four categories: methodology and tools used, the results regarding the satisfaction of users and workers in health, and the profile of workers. It was observed that research with workers use qualitative and quantitative analysis, while in research with users is more used the quantitative analysis. The most used instrument was the questionnaire, and the Likert scale of the one chosen by the authors to measure the satisfaction. Regarding the results, both professionals as well as users showed their satisfaction. It was also observed that the majority of respondents in health workers were female and belonging to the nursing area. Having been satisfactory results in searches of satisfaction among users and workers, it is possible to conclude that it is on track for the ripening of the SUS, as a Health System. Hence the importance of regular assessment in the health units, always adapting to its population of study and using the information collected to improve the quality of who provides and who receives the service.application/pdfporSaúde públicaPessoal de saúdeSatisfação dos consumidoresSatisfação no empregoConsumer satisfactionJob satisfaction in workPatient satisfactionHealth evaluationPesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000678498.pdf000678498.pdfTexto completoapplication/pdf366439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/1/000678498.pdf450fb9dae17667e01ae02c3b4cb408d6MD51TEXT000678498.pdf.txt000678498.pdf.txtExtracted Texttext/plain137063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/2/000678498.pdf.txt7ba17a209a3f0c06795c1558c5861320MD52THUMBNAIL000678498.pdf.jpg000678498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/3/000678498.pdf.jpg11256bfc5ed6f1d81f6ba06172d1a286MD5310183/154342018-10-18 07:16:03.248oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15434Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:16:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
title Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
spellingShingle Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
Zen, Tatiana Diehl
Saúde pública
Pessoal de saúde
Satisfação dos consumidores
Satisfação no emprego
Consumer satisfaction
Job satisfaction in work
Patient satisfaction
Health evaluation
title_short Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
title_full Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
title_fullStr Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
title_sort Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
author Zen, Tatiana Diehl
author_facet Zen, Tatiana Diehl
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Tatiana Diehl
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordin, Ronaldo
contributor_str_mv Bordin, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Pessoal de saúde
Satisfação dos consumidores
Satisfação no emprego
topic Saúde pública
Pessoal de saúde
Satisfação dos consumidores
Satisfação no emprego
Consumer satisfaction
Job satisfaction in work
Patient satisfaction
Health evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer satisfaction
Job satisfaction in work
Patient satisfaction
Health evaluation
description Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-03-20T04:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15434
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000678498
url http://hdl.handle.net/10183/15434
identifier_str_mv 000678498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/1/000678498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/2/000678498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15434/3/000678498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 450fb9dae17667e01ae02c3b4cb408d6
7ba17a209a3f0c06795c1558c5861320
11256bfc5ed6f1d81f6ba06172d1a286
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447027531644928