Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Golart, Jonathan Bernardes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/138347
Resumo: Uma das críticas recorrentes sobre os jogos digitais entende estes como uma ferramenta que gera violência e estimula comportamentos agressivos naqueles que jogam. Este trabalho busca mostrar que o jogador vivencia, dentro dos espaços de afinidade que circundam o jogo, um protagonismo na produção de conhecimento que reforça a participação em espaços de aprendizado colaborativo. A escolha deste tema apoia-se numa posição ético-política, que busca pensar os videogames como objetos culturais e protótipos de novos modos de alfabetização. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com um jogador profissional de League of Legends, assim como a análise de postagens de jogadores realizadas no fórum online Reddit, buscando compreender a relação dos jogadores em comunidade, a criação de laços com outros jogadores, bem como as formas de aprendizado nesses espaços, exemplo de uma cultura participativa, que transforma leitores em escritores. Ao observar a comunidade, espaço de relação mais próximo ao jogo, não encontramos nessa a presença desses comportamentos agressivos. Assim, mesmo que haja representações de violência, e em determinado contexto apareça esta violência entre jogadores, não observamos relação que indique que o jogo gere violência em outros espaços.
id UFRGS-2_de73de5957b323bf650da0a79fff9636
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/138347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Golart, Jonathan BernardesMaraschin, Cleci2016-04-15T02:08:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/138347000989394Uma das críticas recorrentes sobre os jogos digitais entende estes como uma ferramenta que gera violência e estimula comportamentos agressivos naqueles que jogam. Este trabalho busca mostrar que o jogador vivencia, dentro dos espaços de afinidade que circundam o jogo, um protagonismo na produção de conhecimento que reforça a participação em espaços de aprendizado colaborativo. A escolha deste tema apoia-se numa posição ético-política, que busca pensar os videogames como objetos culturais e protótipos de novos modos de alfabetização. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com um jogador profissional de League of Legends, assim como a análise de postagens de jogadores realizadas no fórum online Reddit, buscando compreender a relação dos jogadores em comunidade, a criação de laços com outros jogadores, bem como as formas de aprendizado nesses espaços, exemplo de uma cultura participativa, que transforma leitores em escritores. Ao observar a comunidade, espaço de relação mais próximo ao jogo, não encontramos nessa a presença desses comportamentos agressivos. Assim, mesmo que haja representações de violência, e em determinado contexto apareça esta violência entre jogadores, não observamos relação que indique que o jogo gere violência em outros espaços.One of the main critics about digital games comprehends them as a tool that generates violence and aggressive behavior in players. This work has the goal to show that a player experience, inside the affinity spaces that surround the game, a protagonism at the production of knowledge that reinforces the participation in collaborative learning spaces. This choice was made based in a ethic-politic position, that aim to think about videogames as cultural objects, and prototypes for a new literacy. We conducted and semi structured interview with a League of Legends’ professional player, as well we analyzed posts at the online forum Reddit, looking to understand how players relate to the community, the relationship with other players, and the way they learn in that spaces, a collaborative culture example that transform readers in writers. When we looked at the community as the closest space to the game, we did not found the presence of aggressive behavior. Nonetheless, even if there are violent representations in specifics contexts between players, we did not found relation that show that the game generates violence in other spaces.application/pdfporJogos de computadorVideogameViolênciaAffinity spacesParticipatory cultureLeague of legendsViolenceRelação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989394.pdf000989394.pdfTexto completoapplication/pdf629231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/1/000989394.pdf9b42875b06fe159fbc2bafc499ba8a6aMD51TEXT000989394.pdf.txt000989394.pdf.txtExtracted Texttext/plain76275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/2/000989394.pdf.txt5f63fbf10eb7fc7256e2c630dfd5b331MD52THUMBNAIL000989394.pdf.jpg000989394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/3/000989394.pdf.jpg3dffabd0b211006cad337629e9d2e1cdMD5310183/1383472018-10-23 09:07:32.647oai:www.lume.ufrgs.br:10183/138347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:07:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
title Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
spellingShingle Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
Golart, Jonathan Bernardes
Jogos de computador
Videogame
Violência
Affinity spaces
Participatory culture
League of legends
Violence
title_short Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
title_full Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
title_fullStr Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
title_full_unstemmed Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
title_sort Relação produzida entre os jogadores em torno da experiência com o jogo League of Legends
author Golart, Jonathan Bernardes
author_facet Golart, Jonathan Bernardes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Golart, Jonathan Bernardes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de computador
Videogame
Violência
topic Jogos de computador
Videogame
Violência
Affinity spaces
Participatory culture
League of legends
Violence
dc.subject.eng.fl_str_mv Affinity spaces
Participatory culture
League of legends
Violence
description Uma das críticas recorrentes sobre os jogos digitais entende estes como uma ferramenta que gera violência e estimula comportamentos agressivos naqueles que jogam. Este trabalho busca mostrar que o jogador vivencia, dentro dos espaços de afinidade que circundam o jogo, um protagonismo na produção de conhecimento que reforça a participação em espaços de aprendizado colaborativo. A escolha deste tema apoia-se numa posição ético-política, que busca pensar os videogames como objetos culturais e protótipos de novos modos de alfabetização. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com um jogador profissional de League of Legends, assim como a análise de postagens de jogadores realizadas no fórum online Reddit, buscando compreender a relação dos jogadores em comunidade, a criação de laços com outros jogadores, bem como as formas de aprendizado nesses espaços, exemplo de uma cultura participativa, que transforma leitores em escritores. Ao observar a comunidade, espaço de relação mais próximo ao jogo, não encontramos nessa a presença desses comportamentos agressivos. Assim, mesmo que haja representações de violência, e em determinado contexto apareça esta violência entre jogadores, não observamos relação que indique que o jogo gere violência em outros espaços.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-15T02:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/138347
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989394
url http://hdl.handle.net/10183/138347
identifier_str_mv 000989394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/1/000989394.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/2/000989394.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138347/3/000989394.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b42875b06fe159fbc2bafc499ba8a6a
5f63fbf10eb7fc7256e2c630dfd5b331
3dffabd0b211006cad337629e9d2e1cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224505734987776