Análise de desempenho tribológico de lubrificantes automotivos em ensaio de escorregamento metal-metal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ellwanger, Diego
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223579
Resumo: A escolha do lubrificante é um dos pontos de maior importância no projeto de uma máquina, pois ele é o responsável por diminuir o atrito entre os componentes, a temperatura, aumentar a eficiência e a vida útil do sistema. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de três lubrificantes comerciais aplicados em veículos automotores, avaliando os resultados de atrito e desgaste levando em consideração a diferença de viscosidade entre os óleos. Para realização dos ensaios de desgaste e obtenção dos dados de atrito foi utilizado um tribômetro, aplicando um ensaio pino sobre disco com lubrificação inicial, sendo ainda avaliado qualitativamente a superfície dos materiais atritados após o ensaio. Após análise dos coeficientes de atrito medidos e das superfícies desgastadas dos pinos e discos, concluiu-se que o óleo de menor viscosidade apresentou maior retentividade que o de maior viscosidade à temperatura ambiente. A hipótese levantada é de uma lubrificação não homogênea ao longo do ensaio como causa, sendo ela mais evidente no óleo de maior viscosidade, por apresentar maior dificuldade para o lubrificante retornar à região de contato do que o de menor viscosidade, esse com maior fluidez.
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