Análise de desempenho tribológico de lubrificantes automotivos em ensaio de escorregamento metal-metal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223579 |
Resumo: | A escolha do lubrificante é um dos pontos de maior importância no projeto de uma máquina, pois ele é o responsável por diminuir o atrito entre os componentes, a temperatura, aumentar a eficiência e a vida útil do sistema. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de três lubrificantes comerciais aplicados em veículos automotores, avaliando os resultados de atrito e desgaste levando em consideração a diferença de viscosidade entre os óleos. Para realização dos ensaios de desgaste e obtenção dos dados de atrito foi utilizado um tribômetro, aplicando um ensaio pino sobre disco com lubrificação inicial, sendo ainda avaliado qualitativamente a superfície dos materiais atritados após o ensaio. Após análise dos coeficientes de atrito medidos e das superfícies desgastadas dos pinos e discos, concluiu-se que o óleo de menor viscosidade apresentou maior retentividade que o de maior viscosidade à temperatura ambiente. A hipótese levantada é de uma lubrificação não homogênea ao longo do ensaio como causa, sendo ela mais evidente no óleo de maior viscosidade, por apresentar maior dificuldade para o lubrificante retornar à região de contato do que o de menor viscosidade, esse com maior fluidez. |
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Ellwanger, DiegoNeis, Patric Daniel2021-07-10T04:52:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/223579001126999A escolha do lubrificante é um dos pontos de maior importância no projeto de uma máquina, pois ele é o responsável por diminuir o atrito entre os componentes, a temperatura, aumentar a eficiência e a vida útil do sistema. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de três lubrificantes comerciais aplicados em veículos automotores, avaliando os resultados de atrito e desgaste levando em consideração a diferença de viscosidade entre os óleos. Para realização dos ensaios de desgaste e obtenção dos dados de atrito foi utilizado um tribômetro, aplicando um ensaio pino sobre disco com lubrificação inicial, sendo ainda avaliado qualitativamente a superfície dos materiais atritados após o ensaio. Após análise dos coeficientes de atrito medidos e das superfícies desgastadas dos pinos e discos, concluiu-se que o óleo de menor viscosidade apresentou maior retentividade que o de maior viscosidade à temperatura ambiente. A hipótese levantada é de uma lubrificação não homogênea ao longo do ensaio como causa, sendo ela mais evidente no óleo de maior viscosidade, por apresentar maior dificuldade para o lubrificante retornar à região de contato do que o de menor viscosidade, esse com maior fluidez.Lubricant’s choice is one of the most important aspects in machine’s design, as it is responsiblle for reducing the friction between components, temperature, increasing the efficiency and system’s life cycle. The objective of this work is to analyze the behavior of three commercial lubricants applied to engine vehicles, evaluating the results of friction and wear taking into account the difference in viscosity between the oils. To carry out the wear tests and obtain the friction data, a tribometer was used, applying a pin-on-disc test with initial lubrication, being qualitatively evaluated the surface of the rubbed materials after the test. After analyzing the friction coefficients found and the worn surfaces of the pins and discs, it was concluded that the oil with lower viscosity showed greater wear resistance than the one with higher viscosity at room temperature. The hypothesis raised is a non-homogeneous lubrication throughout the test as a cause, which is more evident in the oil of higher viscosity, as it presents greater difficulty for the lubricant to return to the contact region than the one of lower viscosity, this one with greater fluidity.application/pdfporÓleos lubrificantesViscosidadeTribologiaLubricationViscosityWearTribometerAnálise de desempenho tribológico de lubrificantes automotivos em ensaio de escorregamento metal-metalTribological performance analysis of automotive lubricants in a metalto-metal slip test info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126999.pdf.txt001126999.pdf.txtExtracted Texttext/plain45200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223579/2/001126999.pdf.txt2c53a54b7c738529c1435c18390110f4MD52ORIGINAL001126999.pdfTexto completoapplication/pdf3791641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223579/1/001126999.pdf3d58177a1df95ecbfdeafe8524b37158MD5110183/2235792021-08-18 04:37:07.981153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:37:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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