Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch, Camila Besen
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229833
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_cbb7754289d91b14ebad246e888db7c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229833
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKoch, Camila BesenAguiar, Maria Aparecida Lapa de2021-11-11T19:25:21Z2021-11-11T19:25:21Z2021373484https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229833Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.A pesquisa vincula-se à Linha Sujeitos, Processos Educativos e Docência do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu objeto de estudo são as práticas pedagógicas que estão envolvidas no processo de alfabetização de crianças. A investigação foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa, apoiando-se na seguinte questão central: Como e com quais bases teóricas os/as professores/as organizam suas práticas de ensino de escrita e leitura no processo de alfabetização das crianças? Para tanto, o estudo aponta como objetivo geral: compreender quais estratégias metodológicas podem ser assumidas como capazes de garantir uma concepção de ensino de escrita e leitura com aproximação à abordagem discursiva. E como objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de alfabetização sob a ótica de diferentes pesquisadores da área; b) identificar as concepções teóricas e metodológicas utilizadas pelos/as professores/as alfabetizadores/as de uma Rede Municipal específica localizada na Grande Florianópolis ? SC; c) analisar, nas metodologias usadas no ensino de leitura e escrita, uma aproximação (ou não) a uma concepção de alfabetização com pontos convergentes a uma abordagem discursiva. Tomamos como autores basilares Smolka (1987), Goulart (2015; 2019), Mortatti (2019), Gontijo (2007), dentre outros. Para concretizar a pesquisa nos guiamos pelos seguintes procedimentos: levantamento de pesquisas sobre a temática em produções acadêmicas utilizando três bases de dados distintas; entrevista semiestruturada com um grupo de professores/as alfabetizadores/as da Rede Municipal em questão. Conclui-se que os sujeitos participantes desta pesquisa, por meio das entrevistas, apresentaram indícios de que suas práticas alfabetizadoras estejam pautadas em vertentes mistas, as quais manifestam, em determinados momentos, vestígios de metodologias consideradas mais tradicionais, da mesma forma em que se inclinam também para práticas metodológicas que se aproximam de uma concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, não havendo uma clareza de que conheçam ou se identifiquem propriamente com a abordagem discursiva. Espera-se com esta pesquisa contribuir para as reflexões em torno de uma abordagem discursiva de alfabetização que tome a língua viva e seus sujeitos como central na relação de ensino e aprendizagem.Abstract: This research is linked to the Subjects, Educational Processes, and Teaching Area of the Postgraduate Program at the Federal University of Santa Catarina. Its object of study are the pedagogical practices that are involved in the children?s literacy process. The investigation was developed from a qualitative approach, based on the following central question: How and with what theoretical basis do teachers organize their teaching practices of writing and reading in the children's literacy process? For this purpose, the study has the following General Objective: to understand which methodological strategies can be assumed as capable of guaranteeing a conception of teaching writing and reading with approximation to the discursive approach. And as Specific Objectives: a) to deepen the concept of literacy from the point of view of different researchers in the area; b) to identify the theoretical and methodological conceptions used by the literacy teachers of a specific Municipal Network located in the metropolitan area of Florianópolis - SC; c) to analyze, in the methodologies used in the teaching of reading and writing, an approach (or not) to a conception of literacy with points that converge with a discursive approach. We take as basic authors Smolka (1987), Goulart (2015; 2019), Mortatti (2019), Gontijo (2007), among others. To carry out this research we were guided by the following procedures: Survey of research on the theme in academic productions using three different databases; Semi-structured interview with a group of literacy teachers from the Municipal Network in question. We conclude that the subjects participating in this research, through the interviews, presented indications that their literacy teaching practices are based on mixed approaches, which manifest, at certain moments, traces of more traditional methodologies, they also lean towards methodological practices that are close to a literacy conception from a literacy perspective, but it is not clear that they know or identify themselves with the discursive approach. It is expected that this research will contribute to the reflections around a discursive approach to literacy that takes the living language and its subjects as central to the teaching and learning relationship.108 p.| il.porEducaçãoAlfabetizaçãoPrática de ensinoLeituraEscritaPráticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1596-D.pdfPEED1596-D.pdfapplication/pdf1060746https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229833/-1/PEED1596-D.pdfe0c25dce030b59db89de23e88a0cd844MD5-1123456789/2298332021-11-11 16:25:21.416oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229833Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:25:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
title Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
spellingShingle Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
Koch, Camila Besen
Educação
Alfabetização
Prática de ensino
Leitura
Escrita
title_short Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
title_full Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
title_fullStr Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
title_sort Práticas pedagógicas para o processo de alfabetização: reflexões sobre o ensino de escrita e leitura em uma abordagem discursiva
author Koch, Camila Besen
author_facet Koch, Camila Besen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Koch, Camila Besen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
contributor_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Prática de ensino
Leitura
Escrita
topic Educação
Alfabetização
Prática de ensino
Leitura
Escrita
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-11T19:25:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-11T19:25:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229833
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 373484
identifier_str_mv 373484
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229833/-1/PEED1596-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0c25dce030b59db89de23e88a0cd844
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805246884970496