A realização do estágio não obrigatório em empresas públicas na percepção dos alunos de Administração da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225384 |
Resumo: | O objetivo original dos estágios, de complementação a formação acadêmica, tem perdido a sua força à medida que a flexibilização dos contratos de trabalho tem crescido, caracterizando uma precarização das relações de estágio. Este estudo procurou i dentificar as principais prioridades dos alunos de Administração da UFRGS quando buscam a realização de estágios não obrigatórios. Verificou-se que essas prioridades, em forma ordenada, são: aprendizado profissional, remuneração, possibilidade de efetivação, pressão social e status. A partir disso, a pesquisa coletou as percepções desses estudantes acerca dos estágios em empresas públicas. As percepções foram descritas, i nterpretadas e relacionadas às prioridades elencadas, objetivando descobrir se esses estágios poderiam ou não as suprir, segundo as opiniões coletadas dos respondentes. Concluiu-se que os estágios em empresas públicas não são considerados, pela maioria, um espaço propício para o desenvolvimento profissional ou de competências i ndividuais, dando maior confiabilidade aos estágios em empresas privadas. Embora, os estudantes considerem que estes estágios demandam mais trabalho e sobrecarregam mais os estudantes, ainda assim são mais capazes de contribuir para o desenvolvimento profissional e aprendizagem dos estagiários do que os estágios em empresas públicas. Ou seja, na visão dos estudantes de Administração da UFRGS, os estágios em empresas públicas dificilmente suprem a principal prioridade deles - aprendizado profissional. Já os estágios em empresas privadas são vistos como uma melhor alternativa, embora se aproximem mais da precarização das relações de estágio, segundo a perspectiva desses estudantes. |
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Chemello, Fernando GuerreiroEccel, Cláudia Sirangelo2021-08-10T04:31:29Z2020http://hdl.handle.net/10183/225384001127079O objetivo original dos estágios, de complementação a formação acadêmica, tem perdido a sua força à medida que a flexibilização dos contratos de trabalho tem crescido, caracterizando uma precarização das relações de estágio. Este estudo procurou i dentificar as principais prioridades dos alunos de Administração da UFRGS quando buscam a realização de estágios não obrigatórios. Verificou-se que essas prioridades, em forma ordenada, são: aprendizado profissional, remuneração, possibilidade de efetivação, pressão social e status. A partir disso, a pesquisa coletou as percepções desses estudantes acerca dos estágios em empresas públicas. As percepções foram descritas, i nterpretadas e relacionadas às prioridades elencadas, objetivando descobrir se esses estágios poderiam ou não as suprir, segundo as opiniões coletadas dos respondentes. Concluiu-se que os estágios em empresas públicas não são considerados, pela maioria, um espaço propício para o desenvolvimento profissional ou de competências i ndividuais, dando maior confiabilidade aos estágios em empresas privadas. Embora, os estudantes considerem que estes estágios demandam mais trabalho e sobrecarregam mais os estudantes, ainda assim são mais capazes de contribuir para o desenvolvimento profissional e aprendizagem dos estagiários do que os estágios em empresas públicas. Ou seja, na visão dos estudantes de Administração da UFRGS, os estágios em empresas públicas dificilmente suprem a principal prioridade deles - aprendizado profissional. Já os estágios em empresas privadas são vistos como uma melhor alternativa, embora se aproximem mais da precarização das relações de estágio, segundo a perspectiva desses estudantes.The main purpose of internships, that is to add complementary practice to academic training, has been losing its relevance as the flexibilization of labor relations grow, making the internship relations more precarious. This study sought to identify the main priorities of UFRGS Business Administration students when they are looking for non-mandatory internships. It was found that these priorities, in an orderly manner, were: professional learning, remuneration, possibility of being hired, social pressure and status. Besides that, this research approached the student's perceptions about internships in public companies. The perceptions were described, interpreted and related to the listed priorities, aiming to find out if the internships in public companies could meet them or not, in the students view. It was concluded that the internships in public companies were not considered by the majority of the respondents a favorable place for the development of professional or personal skills, while internships in private companies were better evaluated. Even though the respondents consider that the internships in private companies demand harder work and overload the students, were perceived as more able to add professional development and learning than the internships in public companies. To sum up, by the students’ point of view, internships in public companies hardly supply their main priority - professional learning. Internships in private companies were perceived as a better alternative, although they are closer to the precariousness of internship relationships, according to these students.application/pdfporEstágioAdministração públicaSetor públicoAprendizagemProfessional learningInternshipsInternships in public companiesAdministration studentsA realização do estágio não obrigatório em empresas públicas na percepção dos alunos de Administração da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127079.pdf.txt001127079.pdf.txtExtracted Texttext/plain148409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225384/2/001127079.pdf.txtce4e1a756a00ffc9138e925ddcff7dceMD52ORIGINAL001127079.pdfTexto completoapplication/pdf2642375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225384/1/001127079.pdfd6676e3a9007d510d4d11485fd34cca6MD5110183/2253842023-04-22 03:22:44.842735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225384Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:22:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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