A realização do estágio não obrigatório em empresas públicas na percepção dos alunos de Administração da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chemello, Fernando Guerreiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225384
Resumo: O objetivo original dos estágios, de complementação a formação acadêmica, tem perdido a sua força à medida que a flexibilização dos contratos de trabalho tem crescido, caracterizando uma precarização das relações de estágio. Este estudo procurou i dentificar as principais prioridades dos alunos de Administração da UFRGS quando buscam a realização de estágios não obrigatórios. Verificou-se que essas prioridades, em forma ordenada, são: aprendizado profissional, remuneração, possibilidade de efetivação, pressão social e status. A partir disso, a pesquisa coletou as percepções desses estudantes acerca dos estágios em empresas públicas. As percepções foram descritas, i nterpretadas e relacionadas às prioridades elencadas, objetivando descobrir se esses estágios poderiam ou não as suprir, segundo as opiniões coletadas dos respondentes. Concluiu-se que os estágios em empresas públicas não são considerados, pela maioria, um espaço propício para o desenvolvimento profissional ou de competências i ndividuais, dando maior confiabilidade aos estágios em empresas privadas. Embora, os estudantes considerem que estes estágios demandam mais trabalho e sobrecarregam mais os estudantes, ainda assim são mais capazes de contribuir para o desenvolvimento profissional e aprendizagem dos estagiários do que os estágios em empresas públicas. Ou seja, na visão dos estudantes de Administração da UFRGS, os estágios em empresas públicas dificilmente suprem a principal prioridade deles - aprendizado profissional. Já os estágios em empresas privadas são vistos como uma melhor alternativa, embora se aproximem mais da precarização das relações de estágio, segundo a perspectiva desses estudantes.
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