As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cláudia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215133
Resumo: Este trabalho tem como finalidade identificar como os estágios realizados durante o percurso acadêmico do estudante contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada se baseia em um estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, dentre estas doze na escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as restantes na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Dos entrevistados apenas dois já estão formados e os restantes encontram-se entre o 5º e 10º semestre do curso. Através da análise dos resultados foi possível identificar por qual motivo o aluno busca uma oportunidade de estágio, como as atividades atribuídas a eles se relacionam com os conceitos teóricos aprendidos, como é o auxílio e acompanhamento da universidade em relação ao estágio. Verificou-se que há uma falta de integração entre as instituições e o estágio, e que a representação deste para o aluno na presente pesquisa não se difere das representações identificadas no estudo de (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), que tinha como tema estudar as representações do estágio para os estudantes de Administração no Brasil e na França.
id UFRGS-2_c62d405667366ad5760399eae92e3a55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215133
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Ana Cláudia deRocha-de-Oliveira, Sidinei2020-11-18T04:10:52Z2019http://hdl.handle.net/10183/215133001119035Este trabalho tem como finalidade identificar como os estágios realizados durante o percurso acadêmico do estudante contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada se baseia em um estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, dentre estas doze na escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as restantes na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Dos entrevistados apenas dois já estão formados e os restantes encontram-se entre o 5º e 10º semestre do curso. Através da análise dos resultados foi possível identificar por qual motivo o aluno busca uma oportunidade de estágio, como as atividades atribuídas a eles se relacionam com os conceitos teóricos aprendidos, como é o auxílio e acompanhamento da universidade em relação ao estágio. Verificou-se que há uma falta de integração entre as instituições e o estágio, e que a representação deste para o aluno na presente pesquisa não se difere das representações identificadas no estudo de (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), que tinha como tema estudar as representações do estágio para os estudantes de Administração no Brasil e na França.This present work aims to identify how the internships performed during the academic course of the study contributed to its professional development. The method used was a qualitative case study. It was a total of twenty-four interviewees, of which twelve students from the School of Administration of the Federal University of Rio Grande do Sul and twelve students from the Pontifical Catholic University of Porto Alegre, also belonging to the Administration course. Among the interviewees only two are already graduated and the remaining are between the 5th and 10th semester of the course. Through the analysis of the results it was possible to identify why the student seeks an internship opportunity, how the activities attributed to them relate to the contents learned at the university, such as the help and monitoring of the university in relation to the internship. It was verified that there is a lack of integration between the universities and the internship and that the representation of the internship for the student in the present research does not differ from the representations identified by the research of (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), which aimed to study internship representations for business students in Brazil and France.application/pdfporCurso de administraçãoEstágioEnsino superiorStudentsInternshipsYouthProfessional insertionAs representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119035.pdf.txt001119035.pdf.txtExtracted Texttext/plain133591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215133/2/001119035.pdf.txtc83bfb6b7206866b836a8594f8100739MD52ORIGINAL001119035.pdfTexto completoapplication/pdf632107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215133/1/001119035.pdf6f146a9b15c32f93e9bc2840bf1fcb92MD5110183/2151332023-05-06 03:27:00.613443oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
title As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
spellingShingle As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
Oliveira, Ana Cláudia de
Curso de administração
Estágio
Ensino superior
Students
Internships
Youth
Professional insertion
title_short As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
title_full As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
title_fullStr As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
title_full_unstemmed As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
title_sort As representações do estágio dos estudantes de Administração da UFRGS
author Oliveira, Ana Cláudia de
author_facet Oliveira, Ana Cláudia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cláudia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha-de-Oliveira, Sidinei
contributor_str_mv Rocha-de-Oliveira, Sidinei
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de administração
Estágio
Ensino superior
topic Curso de administração
Estágio
Ensino superior
Students
Internships
Youth
Professional insertion
dc.subject.eng.fl_str_mv Students
Internships
Youth
Professional insertion
description Este trabalho tem como finalidade identificar como os estágios realizados durante o percurso acadêmico do estudante contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia utilizada se baseia em um estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, dentre estas doze na escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e as restantes na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Dos entrevistados apenas dois já estão formados e os restantes encontram-se entre o 5º e 10º semestre do curso. Através da análise dos resultados foi possível identificar por qual motivo o aluno busca uma oportunidade de estágio, como as atividades atribuídas a eles se relacionam com os conceitos teóricos aprendidos, como é o auxílio e acompanhamento da universidade em relação ao estágio. Verificou-se que há uma falta de integração entre as instituições e o estágio, e que a representação deste para o aluno na presente pesquisa não se difere das representações identificadas no estudo de (ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2009), que tinha como tema estudar as representações do estágio para os estudantes de Administração no Brasil e na França.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T04:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215133
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119035
url http://hdl.handle.net/10183/215133
identifier_str_mv 001119035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215133/2/001119035.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215133/1/001119035.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c83bfb6b7206866b836a8594f8100739
6f146a9b15c32f93e9bc2840bf1fcb92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447267916644352