Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauwers, Alice
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157997
Resumo: Em Fragmentos afetivos: A memória como matéria artística busco observar o processo artístico elaborado a partir de lembranças e objetos de minha história pessoal, articulados a diferentes tempos e meios, como a costura e a fotografia. Investigo de que forma essas memórias podem reverberar como matéria artística num processo de construção de territórios de rememoração e ressignificação compartilhados, e como a exposição desses territórios pode desdobrar-se em reflexões críticas que interligam o passado ao tempo presente. Perpassando essas questões, empreendo um diálogo com outros processos artísticos (Varda, Bispo do Rosario, Leonilson, Calle, Boltanski, Danziger e Zandavalli) e contribuições teóricas (Bergson, Arfuch, Stallybrass, Barthes e Tisseron) que problematizam igualmente inquietações acerca da memória, da autobiografia e dos inventários na arte.
id UFRGS-2_de98d31ac31ba4b03224f73985e23f2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brauwers, AliceSantos, Maria Ivone dos2017-05-16T02:28:08Z2016http://hdl.handle.net/10183/157997001019421Em Fragmentos afetivos: A memória como matéria artística busco observar o processo artístico elaborado a partir de lembranças e objetos de minha história pessoal, articulados a diferentes tempos e meios, como a costura e a fotografia. Investigo de que forma essas memórias podem reverberar como matéria artística num processo de construção de territórios de rememoração e ressignificação compartilhados, e como a exposição desses territórios pode desdobrar-se em reflexões críticas que interligam o passado ao tempo presente. Perpassando essas questões, empreendo um diálogo com outros processos artísticos (Varda, Bispo do Rosario, Leonilson, Calle, Boltanski, Danziger e Zandavalli) e contribuições teóricas (Bergson, Arfuch, Stallybrass, Barthes e Tisseron) que problematizam igualmente inquietações acerca da memória, da autobiografia e dos inventários na arte.In Fragmentos afetivos: A memória como matéria artística, I seek to observate the artistic process elaborated from memories and objects of my personal history, articulated to different times and mediums, like sewing and photography. I investigate in which way these memories can reverberate as artistic matter in a process of construction of remembering and reframing shared territories, and how the exposure of these territories can be unfolded in critical reflexions that interconnect the past to the present time. Passing by these questions, I undertake a dialogue with another artistic processes (Varda, Bispo do Rosario, Leonilson, Calle, Boltanski, Danziger e Zandavalli) and theoretical contributions (Bergson, Arfuch, Stallybrass, Barthes e Tisseron) that in the same way problematize inquietations about memory, autobiography and inventories in art.application/pdfporAutobiografiaMemória : ArteRessignificaçãoExposiçãoArtMemoryAutobiographyReframingExposureFragmentos afetivos : a memória como matéria artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019421.pdf001019421.pdfTexto completoapplication/pdf23800132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/1/001019421.pdf7b58afbde808c5a500905fd49c996681MD51TEXT001019421.pdf.txt001019421.pdf.txtExtracted Texttext/plain131384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/2/001019421.pdf.txt94ea3456ffef3e91a62bacd33199dc34MD52THUMBNAIL001019421.pdf.jpg001019421.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/3/001019421.pdf.jpgefd292ce47883f4ec600058fe70baeccMD5310183/1579972019-02-06 02:31:42.960574oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-06T04:31:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
title Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
spellingShingle Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
Brauwers, Alice
Autobiografia
Memória : Arte
Ressignificação
Exposição
Art
Memory
Autobiography
Reframing
Exposure
title_short Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
title_full Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
title_fullStr Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
title_full_unstemmed Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
title_sort Fragmentos afetivos : a memória como matéria artística
author Brauwers, Alice
author_facet Brauwers, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauwers, Alice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Maria Ivone dos
contributor_str_mv Santos, Maria Ivone dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Memória : Arte
Ressignificação
Exposição
topic Autobiografia
Memória : Arte
Ressignificação
Exposição
Art
Memory
Autobiography
Reframing
Exposure
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Memory
Autobiography
Reframing
Exposure
description Em Fragmentos afetivos: A memória como matéria artística busco observar o processo artístico elaborado a partir de lembranças e objetos de minha história pessoal, articulados a diferentes tempos e meios, como a costura e a fotografia. Investigo de que forma essas memórias podem reverberar como matéria artística num processo de construção de territórios de rememoração e ressignificação compartilhados, e como a exposição desses territórios pode desdobrar-se em reflexões críticas que interligam o passado ao tempo presente. Perpassando essas questões, empreendo um diálogo com outros processos artísticos (Varda, Bispo do Rosario, Leonilson, Calle, Boltanski, Danziger e Zandavalli) e contribuições teóricas (Bergson, Arfuch, Stallybrass, Barthes e Tisseron) que problematizam igualmente inquietações acerca da memória, da autobiografia e dos inventários na arte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019421
url http://hdl.handle.net/10183/157997
identifier_str_mv 001019421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/1/001019421.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/2/001019421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157997/3/001019421.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b58afbde808c5a500905fd49c996681
94ea3456ffef3e91a62bacd33199dc34
efd292ce47883f4ec600058fe70baecc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447196127985664