As crianças, a publicidade e o Youtube: uma pesquisa exploratória de recepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Rommy Elizabeth Krauss
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110347
Resumo: Esta pesquisa exploratória tem como objetivo compreender se há uma apropriação dos anúncios inseridos no conteúdo audiovisual infantil do Youtube, por parte de crianças de 7 a 8 anos de idade que moram na cidade de Porto Alegre - RS. Especificamente busca: através de pesquisa documental e bibliográfica percorrer as leis e regulamentações que norteiam as práticas publicitárias; por meio de entrevistas semiestruturadas com crianças e seus pais desvendar qual é o seu real conhecimento sobre os anúncios publicitários e conteúdos assistidos pelas crianças; todavia explorar como essas crianças entendem o conteúdo publicitário e se o diferenciam do conteúdo audiovisual infantil. Fundamenta-se principalmente no envolvimento do público infantil – ainda em desenvolvimento cognitivo – por serem maiores os cuidados a serem tomados na sua relação com a mídia e os anúncios publicitários. Como resultado foi compreendido: se as crianças de 7 e 8 anos são realmente interpeladas pela publicidade inserida no Youtube; o entendimento destas crianças sobre a publicidade quando assistem ao conteúdo audiovisual infantil disponível no Youtube; o sistema de inserção da publicidade junto aos conteúdos dirigidos às crianças no Youtube; e ainda obtido um maior conhecimento do tema possibilitando contudo, a abertura de novas questões de estudo.
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