Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves-Brito, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233067
Resumo: Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.
id UFRGS-2_def70fb24503f5ee6d36fd1c6820b17c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233067
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaAlves-Brito, Alan2021-12-17T04:30:37Z20211982-2413http://hdl.handle.net/10183/233067001128870Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.This text aims to make a historical reflection and quite referenced in Karl Popper's revised epistemological vision, especially in the ideas expressed in his published 1982 post-writing, in which he reviews positions discussed in his first work entitled “The Logic of Scientific Discovery”, published in 1934. In the post-writing, Popper discusses the interpretation of Quantum Mechanics known as the Copenhagen Interpretation and puts in question the mistaken inheritance generated for it. Based on this historical-epistemological (re)visit, we make reflections on the teaching of physics in contemporary times, arguing that the articulation of Quantum Physics to basic education is fundamental today, and seeking to subsidize physics teachers in this challenge.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 1 (abr. 2021), p. 331-348Física quânticaEducação básicaHistória da ciênciaEpistemologia de PopperQuantum PhysicsBasic EducationHistory of SciencePopper's EpistemologyFísica quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de PopperQuantum physics and the teaching of physics in contemporary time : reflections in the light of history and the Popper's revised epistemologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128870.pdf.txt001128870.pdf.txtExtracted Texttext/plain68220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/2/001128870.pdf.txt32a1d99b5e42a46573825c3f2a0e098dMD52ORIGINAL001128870.pdfTexto completoapplication/pdf375972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/1/001128870.pdf7af941f6ff9de6e261f0f2c99bd4c7f5MD5110183/2330672023-05-14 03:24:14.850806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:24:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quantum physics and the teaching of physics in contemporary time : reflections in the light of history and the Popper's revised epistemology
title Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
spellingShingle Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
Massoni, Neusa Teresinha
Física quântica
Educação básica
História da ciência
Epistemologia de Popper
Quantum Physics
Basic Education
History of Science
Popper's Epistemology
title_short Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
title_full Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
title_fullStr Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
title_full_unstemmed Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
title_sort Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Alves-Brito, Alan
author_role author
author2 Alves-Brito, Alan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Física quântica
Educação básica
História da ciência
Epistemologia de Popper
topic Física quântica
Educação básica
História da ciência
Epistemologia de Popper
Quantum Physics
Basic Education
History of Science
Popper's Epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Quantum Physics
Basic Education
History of Science
Popper's Epistemology
description Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T04:30:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233067
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128870
identifier_str_mv 1982-2413
001128870
url http://hdl.handle.net/10183/233067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 1 (abr. 2021), p. 331-348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/2/001128870.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/1/001128870.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32a1d99b5e42a46573825c3f2a0e098d
7af941f6ff9de6e261f0f2c99bd4c7f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225046466756608