Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233067 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio. |
id |
UFRGS-2_def70fb24503f5ee6d36fd1c6820b17c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233067 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaAlves-Brito, Alan2021-12-17T04:30:37Z20211982-2413http://hdl.handle.net/10183/233067001128870Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio.This text aims to make a historical reflection and quite referenced in Karl Popper's revised epistemological vision, especially in the ideas expressed in his published 1982 post-writing, in which he reviews positions discussed in his first work entitled “The Logic of Scientific Discovery”, published in 1934. In the post-writing, Popper discusses the interpretation of Quantum Mechanics known as the Copenhagen Interpretation and puts in question the mistaken inheritance generated for it. Based on this historical-epistemological (re)visit, we make reflections on the teaching of physics in contemporary times, arguing that the articulation of Quantum Physics to basic education is fundamental today, and seeking to subsidize physics teachers in this challenge.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 1 (abr. 2021), p. 331-348Física quânticaEducação básicaHistória da ciênciaEpistemologia de PopperQuantum PhysicsBasic EducationHistory of SciencePopper's EpistemologyFísica quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de PopperQuantum physics and the teaching of physics in contemporary time : reflections in the light of history and the Popper's revised epistemologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128870.pdf.txt001128870.pdf.txtExtracted Texttext/plain68220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/2/001128870.pdf.txt32a1d99b5e42a46573825c3f2a0e098dMD52ORIGINAL001128870.pdfTexto completoapplication/pdf375972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/1/001128870.pdf7af941f6ff9de6e261f0f2c99bd4c7f5MD5110183/2330672023-05-14 03:24:14.850806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:24:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quantum physics and the teaching of physics in contemporary time : reflections in the light of history and the Popper's revised epistemology |
title |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
spellingShingle |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper Massoni, Neusa Teresinha Física quântica Educação básica História da ciência Epistemologia de Popper Quantum Physics Basic Education History of Science Popper's Epistemology |
title_short |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
title_full |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
title_fullStr |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
title_full_unstemmed |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
title_sort |
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Alves-Brito, Alan |
author_role |
author |
author2 |
Alves-Brito, Alan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Alves-Brito, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física quântica Educação básica História da ciência Epistemologia de Popper |
topic |
Física quântica Educação básica História da ciência Epistemologia de Popper Quantum Physics Basic Education History of Science Popper's Epistemology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quantum Physics Basic Education History of Science Popper's Epistemology |
description |
Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posições discutidas em sua primeira obra intitulada “A Lógica da Descoberta Científica”, de 1934. No pós-escrito, Popper discute a interpretação da Mecânica Quântica conhecida como Interpretação de Copenhague e coloca em questão a herança equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita histórico-epistemológica, fazemos aqui reflexões sobre o ensino de Física na contemporaneidade, argumentando que a articulação da Física Quântica à educação básica é fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de física nesse desafio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-17T04:30:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233067 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-2413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128870 |
identifier_str_mv |
1982-2413 001128870 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 1 (abr. 2021), p. 331-348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/2/001128870.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233067/1/001128870.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32a1d99b5e42a46573825c3f2a0e098d 7af941f6ff9de6e261f0f2c99bd4c7f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225046466756608 |