Projeto e análise de desempenho de um sistema de tração para veículo elétrico de fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vintacourt, Gustavo Luís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234171
Resumo: Neste trabalho é abordado o assunto de sistemas de tração puramente elétricos, com foco em veículos elétricos para a Fórmula SAE (FSAE). São apresentados os tipos de sistemas de tração mais utilizados e é feita uma análise de desempenho para o de sistema de tração escolhido para um veículo que é tomado com estudo de caso. Esta análise visa a obtenção de informações como a aceleração, velocidade máxima, distância percorrida e energia consumida pelo sistema de tração, buscando obter estimativas de resultado nas provas de aceleração e enduro da FSAE. Além disso, é apresentado o projeto do banco de baterias do carro e seus circuitos de acionamento, projetados e construídos com base nas regras do regulamento da FSAE. Devido à restrição de dados disponíveis, alguns parâmetros da modelagem do veículo e do sistema de tração foram estimados; mas, ainda assim, foi possível obter resultados que agregam para o desenvolvimento de tais sistema de tração e validam o projeto realizado. O sistema de tração projetado conta com o uso de dois motores de corrente contínua sem escovas (BLDC), de 2 kW cada, diretamente acoplados à roda, com um banco de baterias de 3,5 kWh. Esse sistema apresentou uma velocidade máxima de 64 km/h, resultado na prova de aceleração de 9,03 segundos e uma autonomia esperada de aproximadamente 50 km.
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