Ensino de artes visuais e obras controversas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235534 |
Resumo: | O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade. |
id |
UFRGS-2_df06d11cc0ce7b15cbd13c344eef01f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235534 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Krummenauer, CarineHofstaetter, Andrea2022-02-26T04:57:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/235534001137550O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade.This research discusses the possibilities and difficulties of the use, by the visual arts teacher, of works that can be considered controversial. The research began with a bibliographic search for concepts and theoretical debates on the subject. Then, qualitative research was carried out on the view of visual arts teachers from public and private schools, using an electronic form, with questions aimed at understanding the different issues involved in the use of controversial works in the classroom in the current Brazilian context. Based on the collaborators' responses and the study of the theoretical framework, I seek to reflect on the different aspects involved in the decision to approach potentially controversial works and themes, considering different school contexts, as well as on the role of the teacher, their autonomy and responsibility.application/pdfporArtes visuais : EnsinoCensuraArte contemporâneaVisual arts educationControversial worksOffenseCensorshipContemporary artEnsino de artes visuais e obras controversasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137550.pdf.txt001137550.pdf.txtExtracted Texttext/plain194219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/2/001137550.pdf.txt92cd78e1edabc212bec2c8738f2db16fMD52ORIGINAL001137550.pdfTexto completoapplication/pdf3119573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/1/001137550.pdf753032a28de85bb9702441fcd37d76dbMD5110183/2355342023-05-04 04:06:47.358963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
title |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
spellingShingle |
Ensino de artes visuais e obras controversas Krummenauer, Carine Artes visuais : Ensino Censura Arte contemporânea Visual arts education Controversial works Offense Censorship Contemporary art |
title_short |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
title_full |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
title_fullStr |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
title_full_unstemmed |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
title_sort |
Ensino de artes visuais e obras controversas |
author |
Krummenauer, Carine |
author_facet |
Krummenauer, Carine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krummenauer, Carine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais : Ensino Censura Arte contemporânea |
topic |
Artes visuais : Ensino Censura Arte contemporânea Visual arts education Controversial works Offense Censorship Contemporary art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual arts education Controversial works Offense Censorship Contemporary art |
description |
O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-26T04:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235534 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137550 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235534 |
identifier_str_mv |
001137550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/2/001137550.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/1/001137550.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92cd78e1edabc212bec2c8738f2db16f 753032a28de85bb9702441fcd37d76db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224622043037696 |