Ensino de artes visuais e obras controversas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krummenauer, Carine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235534
Resumo: O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade.
id UFRGS-2_df06d11cc0ce7b15cbd13c344eef01f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Krummenauer, CarineHofstaetter, Andrea2022-02-26T04:57:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/235534001137550O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade.This research discusses the possibilities and difficulties of the use, by the visual arts teacher, of works that can be considered controversial. The research began with a bibliographic search for concepts and theoretical debates on the subject. Then, qualitative research was carried out on the view of visual arts teachers from public and private schools, using an electronic form, with questions aimed at understanding the different issues involved in the use of controversial works in the classroom in the current Brazilian context. Based on the collaborators' responses and the study of the theoretical framework, I seek to reflect on the different aspects involved in the decision to approach potentially controversial works and themes, considering different school contexts, as well as on the role of the teacher, their autonomy and responsibility.application/pdfporArtes visuais : EnsinoCensuraArte contemporâneaVisual arts educationControversial worksOffenseCensorshipContemporary artEnsino de artes visuais e obras controversasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137550.pdf.txt001137550.pdf.txtExtracted Texttext/plain194219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/2/001137550.pdf.txt92cd78e1edabc212bec2c8738f2db16fMD52ORIGINAL001137550.pdfTexto completoapplication/pdf3119573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/1/001137550.pdf753032a28de85bb9702441fcd37d76dbMD5110183/2355342023-05-04 04:06:47.358963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de artes visuais e obras controversas
title Ensino de artes visuais e obras controversas
spellingShingle Ensino de artes visuais e obras controversas
Krummenauer, Carine
Artes visuais : Ensino
Censura
Arte contemporânea
Visual arts education
Controversial works
Offense
Censorship
Contemporary art
title_short Ensino de artes visuais e obras controversas
title_full Ensino de artes visuais e obras controversas
title_fullStr Ensino de artes visuais e obras controversas
title_full_unstemmed Ensino de artes visuais e obras controversas
title_sort Ensino de artes visuais e obras controversas
author Krummenauer, Carine
author_facet Krummenauer, Carine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krummenauer, Carine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais : Ensino
Censura
Arte contemporânea
topic Artes visuais : Ensino
Censura
Arte contemporânea
Visual arts education
Controversial works
Offense
Censorship
Contemporary art
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual arts education
Controversial works
Offense
Censorship
Contemporary art
description O presente trabalho discute sobre as possibilidades e as dificuldades da utilização, pelo professor de artes visuais, de obras que possam ser consideradas controversas. A pesquisa se iniciou pela busca bibliográfica de conceitos e debates teóricos sobre o assunto. Em seguida, foi realizada pesquisa qualitativa sobre a visão de professores de artes visuais da rede pública e privada, através de formulário eletrônico, com perguntas direcionadas à compreensão das diferentes questões envolvidas no uso de obras controversas em sala de aula no contexto brasileiro atual. A partir das respostas dos participantes e do estudo do referencial teórico, busco tecer uma reflexão sobre os diferentes aspectos envolvidos na decisão sobre a abordagem de obras e temáticas potencialmente controversas, considerando diferentes contextos escolares, assim como sobre o papel do professor, sua autonomia e responsabilidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-26T04:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137550
url http://hdl.handle.net/10183/235534
identifier_str_mv 001137550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/2/001137550.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235534/1/001137550.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92cd78e1edabc212bec2c8738f2db16f
753032a28de85bb9702441fcd37d76db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224622043037696