A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437 http://hdl.handle.net/11449/142455 |
Resumo: | Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings. |
id |
UNSP_3870a523503ee9da85b621c568c26b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142455 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemáticaScientific initiationEducationMathematicIniciação científicaEnsinoMatemáticaSeveral national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings.Diversas avaliações nacionais evidenciam as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática, mostrando que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. A ideia de elaborar uma ação que pudesse contribuir para tentar mudar esse panorama foi idealizada, em 2009, com o projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do curso de Licenciatura em Matemática fariam o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Desse modo, foi elaborado um projeto de extensão buscando motivar e inserir os alunos do Ensino Médio no estudo e pesquisa da Matemática. Segundo o MEC, a avaliação de desempenho dos alunos do ensino médio é uma das estratégias para a avaliação dos sistemas, com o objetivo de definir prioridades por parte da União e dos Estados, que possam ser necessárias para a definição ou redirecionamento dos rumos da política educacional. Nos cinco anos em que estamos desenvolvendo esse projeto de extensão, os alunos bolsistas têm tido a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio têm desenvolvido pesquisas que já foram apresentadas em eventos científicos.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilInstituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP]Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]Souza, Nair Rodrigues de2016-08-04T13:35:27Z2016-08-04T13:35:27Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-5application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4378º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142455ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf1404319585967080PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:42:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:35:59.431818Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
title |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP] Scientific initiation Education Mathematic Iniciação científica Ensino Matemática |
title_short |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
title_full |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
title_sort |
A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática |
author |
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP] |
author_facet |
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP] Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] Souza, Nair Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] Souza, Nair Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP] Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] Souza, Nair Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scientific initiation Education Mathematic Iniciação científica Ensino Matemática |
topic |
Scientific initiation Education Mathematic Iniciação científica Ensino Matemática |
description |
Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-16 2016-08-04T13:35:27Z 2016-08-04T13:35:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142455 ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf 1404319585967080 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437 http://hdl.handle.net/11449/142455 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf 1404319585967080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-5 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129340194422784 |