A atuação das interfaces não-convencionais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Behar, Patrícia Alejandra, Biazus, Maria Cristina Villanova, Costa, Patrícia da Silva Campelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229884
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas.
id UFRGS-2_df135b8fcc598a12d3d271aaf97ffd9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229884
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Torrezzan, Cristina Alba WildtReategui, Eliseo BerniBehar, Patrícia AlejandraBiazus, Maria Cristina VillanovaCosta, Patrícia da Silva Campelo2021-09-16T04:22:23Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/229884000822035Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas.This article presents a discussion on the inclusion of digital educational material with non-conventional interfaces in learning contexts. Such interfaces are characterized by a strong man-machine interactivity. As the digital generation of students has the opportunity of using these interfaces in a variety of devices, we seek to establish the relationship between notions of esthetics and aesthesis and studies on motivation, in order to understand how these interfaces can collaborate on education. We hope the notion of interactivity can be expanded in school so as to endorse the inclusion of digital learning materials which may promote motivation and sensations fostered by esthetic experiencesapplication/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]Educação não-formalTecnologia educacionalTechnology and educationNon-conventional interfacesDigital learning materialsA atuação das interfaces não-convencionais na educaçãoThe role of non-conventional interfaces on education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822035.pdf.txt000822035.pdf.txtExtracted Texttext/plain36191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/2/000822035.pdf.txt48ec8aa0f1a4869df2fb8941ebfcf92cMD52ORIGINAL000822035.pdfTexto completoapplication/pdf80831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/1/000822035.pdf4e5d714907828b0c2c2f4d1de6ba5172MD5110183/2298842021-09-19 04:34:32.552531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atuação das interfaces não-convencionais na educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of non-conventional interfaces on education
title A atuação das interfaces não-convencionais na educação
spellingShingle A atuação das interfaces não-convencionais na educação
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Educação não-formal
Tecnologia educacional
Technology and education
Non-conventional interfaces
Digital learning materials
title_short A atuação das interfaces não-convencionais na educação
title_full A atuação das interfaces não-convencionais na educação
title_fullStr A atuação das interfaces não-convencionais na educação
title_full_unstemmed A atuação das interfaces não-convencionais na educação
title_sort A atuação das interfaces não-convencionais na educação
author Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_facet Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Biazus, Maria Cristina Villanova
Costa, Patrícia da Silva Campelo
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Biazus, Maria Cristina Villanova
Costa, Patrícia da Silva Campelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Reategui, Eliseo Berni
Behar, Patrícia Alejandra
Biazus, Maria Cristina Villanova
Costa, Patrícia da Silva Campelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Tecnologia educacional
topic Educação não-formal
Tecnologia educacional
Technology and education
Non-conventional interfaces
Digital learning materials
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology and education
Non-conventional interfaces
Digital learning materials
description Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T04:22:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229884
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000822035
identifier_str_mv 1679-1916
000822035
url http://hdl.handle.net/10183/229884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/2/000822035.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/1/000822035.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ec8aa0f1a4869df2fb8941ebfcf92c
4e5d714907828b0c2c2f4d1de6ba5172
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447767127949312