A atuação das interfaces não-convencionais na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229884 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas. |
id |
UFRGS-2_df135b8fcc598a12d3d271aaf97ffd9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229884 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Torrezzan, Cristina Alba WildtReategui, Eliseo BerniBehar, Patrícia AlejandraBiazus, Maria Cristina VillanovaCosta, Patrícia da Silva Campelo2021-09-16T04:22:23Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/229884000822035Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas.This article presents a discussion on the inclusion of digital educational material with non-conventional interfaces in learning contexts. Such interfaces are characterized by a strong man-machine interactivity. As the digital generation of students has the opportunity of using these interfaces in a variety of devices, we seek to establish the relationship between notions of esthetics and aesthesis and studies on motivation, in order to understand how these interfaces can collaborate on education. We hope the notion of interactivity can be expanded in school so as to endorse the inclusion of digital learning materials which may promote motivation and sensations fostered by esthetic experiencesapplication/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]Educação não-formalTecnologia educacionalTechnology and educationNon-conventional interfacesDigital learning materialsA atuação das interfaces não-convencionais na educaçãoThe role of non-conventional interfaces on education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822035.pdf.txt000822035.pdf.txtExtracted Texttext/plain36191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/2/000822035.pdf.txt48ec8aa0f1a4869df2fb8941ebfcf92cMD52ORIGINAL000822035.pdfTexto completoapplication/pdf80831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/1/000822035.pdf4e5d714907828b0c2c2f4d1de6ba5172MD5110183/2298842021-09-19 04:34:32.552531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229884Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The role of non-conventional interfaces on education |
title |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
spellingShingle |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação Torrezzan, Cristina Alba Wildt Educação não-formal Tecnologia educacional Technology and education Non-conventional interfaces Digital learning materials |
title_short |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
title_full |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
title_fullStr |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
title_full_unstemmed |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
title_sort |
A atuação das interfaces não-convencionais na educação |
author |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author_facet |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Biazus, Maria Cristina Villanova Costa, Patrícia da Silva Campelo |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Biazus, Maria Cristina Villanova Costa, Patrícia da Silva Campelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt Reategui, Eliseo Berni Behar, Patrícia Alejandra Biazus, Maria Cristina Villanova Costa, Patrícia da Silva Campelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal Tecnologia educacional |
topic |
Educação não-formal Tecnologia educacional Technology and education Non-conventional interfaces Digital learning materials |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology and education Non-conventional interfaces Digital learning materials |
description |
Este artigo apresenta uma discussão acerca da inclusão de materiais educacionais digitais com interfaces não-convencionais no contexto escolar. Tais interfaces têm como característica uma forte interatividade entre a máquina e o sujeito. Visto que a geração digital de estudantes tem a oportunidade de utilizar tais interfaces em variados dispositivos, procura-se neste estudo relacionar algumas noções sobre a motivação com conceitos referentes à estética e à estesia, a fim de compreender como essas interfaces podem colaborar com a educação. Espera-se com isso ampliar a noção de interatividade na escola, de modo a colaborar na inserção de materiais educacionais digitais que promovam motivação e sensações fomentadas por experiências estéticas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T04:22:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229884 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000822035 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000822035 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/2/000822035.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229884/1/000822035.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ec8aa0f1a4869df2fb8941ebfcf92c 4e5d714907828b0c2c2f4d1de6ba5172 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447767127949312 |