Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223804 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial. |
id |
UFRGS-2_df16472281a990fe8df5a51636c60948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223804 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Steffens, César AugustoVeit, Eliane AngelaSilveira, Fernando Lang da2021-07-13T04:39:54Z20090103-6041http://hdl.handle.net/10183/223804000763678Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial.In this work is presented a classroom experience realized at “Colégio de Aplicação da UFRGS” (Public Rio Grande Do Sul Federal High School), at the curricular enrichment discipline entitle “What measure is this?”, in which the students developed experimental activities involving the measurement as an acquisition process of data. Were elaborated activities guides, based on challenges, guiding the students tasks, fi rst in reduced groups (two or three students by group), collecting measurements, qualitative and quantitative data analysis, answering specifi c questions and questions about the collected information. The discoveries and concepts were always discussed and worked in the end of the meeting, involving the students in the discussion, supplemented or not by the teacher. The increased interest and participation of the students about the tasks execution and question proposed, in the readiness and positive pre-disposition to start new activities, in addition to the quality of the records, the satisfaction in the activities achieved and socializing resolutions validated the work and the general goals and aspirations projected in the planned activities.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 165-182Ensino de físicaEnsino médioGrandezas físicasMedidas fisicasPhysicsHigh schoolMeasurementData acquisitionRetomando a medição no ensino médio : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763678.pdf.txt000763678.pdf.txtExtracted Texttext/plain32519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/2/000763678.pdf.txt73c84981878b54b61a5abedd3366feb8MD52ORIGINAL000763678.pdfTexto completoapplication/pdf289887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/1/000763678.pdfbcc4333714899efe32e6d0a6fe3a96dcMD5110183/2238042023-09-20 03:34:02.365739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:34:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
title |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
spellingShingle |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática Steffens, César Augusto Ensino de física Ensino médio Grandezas físicas Medidas fisicas Physics High school Measurement Data acquisition |
title_short |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
title_full |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
title_fullStr |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
title_full_unstemmed |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
title_sort |
Retomando a medição no ensino médio : uma experiência didática |
author |
Steffens, César Augusto |
author_facet |
Steffens, César Augusto Veit, Eliane Angela Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
author2 |
Veit, Eliane Angela Silveira, Fernando Lang da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steffens, César Augusto Veit, Eliane Angela Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Grandezas físicas Medidas fisicas |
topic |
Ensino de física Ensino médio Grandezas físicas Medidas fisicas Physics High school Measurement Data acquisition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics High school Measurement Data acquisition |
description |
Apresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223804 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763678 |
identifier_str_mv |
0103-6041 000763678 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 165-182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/2/000763678.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223804/1/000763678.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73c84981878b54b61a5abedd3366feb8 bcc4333714899efe32e6d0a6fe3a96dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750977781760 |