Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37469
Resumo: Este estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no contexto escolar, perfil do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, perfil do professor no contexto da escola e da biblioteca, comunicação e interação nas relações do professor e do bibliotecário e a leitura como mediação no contexto escolar. Emprega a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Nas observações foram descritos e analisados os acontecimentos do evento “Café com Leitura” mediante anotações. Nas entrevistas os dados coletados foram estruturados a partir de cada questão do instrumento. Para cada questão aplicada foi identificada a resposta de cada sujeito, apresentados pelo número correspondente. Conclui que através do Projeto “Café com Leitura” a interação entre bibliotecárias e professores aumentou consideravelmente comprovando ser esta importantíssima, pelo fato que, a partir dessa harmonia entre ambos, os resultados são preciosos no sentido de amizade, colaboração e principalmente por atuarem como mediadores de leitura na Instituição.
id UFRGS-2_df344a92e2bd4e78afb74ff154336a9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37469
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór SilvaMoro, Eliane Lourdes da Silva2012-03-14T01:20:28Z2011http://hdl.handle.net/10183/37469000819830Este estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no contexto escolar, perfil do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, perfil do professor no contexto da escola e da biblioteca, comunicação e interação nas relações do professor e do bibliotecário e a leitura como mediação no contexto escolar. Emprega a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Nas observações foram descritos e analisados os acontecimentos do evento “Café com Leitura” mediante anotações. Nas entrevistas os dados coletados foram estruturados a partir de cada questão do instrumento. Para cada questão aplicada foi identificada a resposta de cada sujeito, apresentados pelo número correspondente. Conclui que através do Projeto “Café com Leitura” a interação entre bibliotecárias e professores aumentou consideravelmente comprovando ser esta importantíssima, pelo fato que, a partir dessa harmonia entre ambos, os resultados são preciosos no sentido de amizade, colaboração e principalmente por atuarem como mediadores de leitura na Instituição.This study addresses the interaction between librarians and teachers in the school library. It consists of a case study that analyzes the Project “Coffee with Reading” held at the Marist College Saint Peter. It‟s objective is to ascertain the perceptions of teachers of Marist College Saint Peter on the Project “Coffee with Reading” and their interaction with professionals working in the library. The theoretical study includes: an overview of the school library, the learning process in the school context, profile of the actives librarians in the school library, profile of teachers in the school and library contexts, communication and the interaction in the relationship of teacher and librarian as mediation and reading in the school context. It employs observation and interview as data collection instruments. In the observations were describes and analyzed the happenings of the event “Coffee with Reading” with annotations. In the interviews were structured data collected from each question of the instrument. For each question that were applied was identified the each subject answer, presents for each their number. Concluded between of the Project “Coffee with Reading” the interaction of the librarians and teachers increase substantially proving is there really important, for the fact of, from this harmony of both, result are precious in the friendship means, collaboration and as the must important for act as mediators of reading in the institution.application/pdfporBiblioteca escolarBibliotecárioProfessorSchool libraryInteration between librarians and teachersMediators of readingProjeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819830.pdf.txt000819830.pdf.txtExtracted Texttext/plain103243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/2/000819830.pdf.txt0f56f1c1bdf844b17446fb48406f4396MD52ORIGINAL000819830.pdf000819830.pdfTexto completoapplication/pdf1495429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/1/000819830.pdf50025ee06d26fb6070336fc36c7736f1MD51THUMBNAIL000819830.pdf.jpg000819830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/3/000819830.pdf.jpgf71e7f4c0740e73769f701bd4b0f609bMD5310183/374692018-10-10 07:59:19.004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37469Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:59:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
title Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
spellingShingle Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silva
Biblioteca escolar
Bibliotecário
Professor
School library
Interation between librarians and teachers
Mediators of reading
title_short Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
title_full Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
title_fullStr Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
title_full_unstemmed Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
title_sort Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores : um estudo de caso
author Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silva
author_facet Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Adriana Beatris D'Alcântara Monte-Mór Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Bibliotecário
Professor
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário
Professor
School library
Interation between librarians and teachers
Mediators of reading
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Interation between librarians and teachers
Mediators of reading
description Este estudo aborda a interação entre bibliotecários e professores na Biblioteca Escolar. Consiste em um estudo de caso que analisa o Projeto “Café com Leitura” realizado no Colégio Marista São Pedro. Tem como objetivo averiguar as percepções dos professores do Colégio Marista São Pedro sobre o projeto “Café com Leitura” e a sua interação com os profissionais que atuam na biblioteca. O referencial teórico deste estudo contempla: o panorama da biblioteca escolar, o processo da aprendizagem no contexto escolar, perfil do bibliotecário atuante na biblioteca escolar, perfil do professor no contexto da escola e da biblioteca, comunicação e interação nas relações do professor e do bibliotecário e a leitura como mediação no contexto escolar. Emprega a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Nas observações foram descritos e analisados os acontecimentos do evento “Café com Leitura” mediante anotações. Nas entrevistas os dados coletados foram estruturados a partir de cada questão do instrumento. Para cada questão aplicada foi identificada a resposta de cada sujeito, apresentados pelo número correspondente. Conclui que através do Projeto “Café com Leitura” a interação entre bibliotecárias e professores aumentou consideravelmente comprovando ser esta importantíssima, pelo fato que, a partir dessa harmonia entre ambos, os resultados são preciosos no sentido de amizade, colaboração e principalmente por atuarem como mediadores de leitura na Instituição.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-14T01:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37469
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819830
url http://hdl.handle.net/10183/37469
identifier_str_mv 000819830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/2/000819830.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/1/000819830.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37469/3/000819830.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f56f1c1bdf844b17446fb48406f4396
50025ee06d26fb6070336fc36c7736f1
f71e7f4c0740e73769f701bd4b0f609b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422986612736