Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Dalila Farias Pedro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174349
Resumo: O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.
id UFRGS-2_df9e439bb4b2edf45d4369c8dcaa6afb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matos, Dalila Farias Pedro deMoll, Jaqueline2018-04-04T02:25:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/174349001062118O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.application/pdfporEnsino fundamentalFracasso escolarTrajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062118.pdf001062118.pdfTexto completoapplication/pdf499625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/1/001062118.pdf5517b370c030a26ea1f98b69c017faf2MD51TEXT001062118.pdf.txt001062118.pdf.txtExtracted Texttext/plain69864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/2/001062118.pdf.txt8c0c7cbb93d49b4219e153037df56e3cMD52THUMBNAIL001062118.pdf.jpg001062118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/3/001062118.pdf.jpgea4cd238dee5ce53a6fb80b41cd09e3fMD5310183/1743492018-10-25 09:53:43.974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
title Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
spellingShingle Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
Matos, Dalila Farias Pedro de
Ensino fundamental
Fracasso escolar
title_short Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
title_full Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
title_fullStr Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
title_full_unstemmed Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
title_sort Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
author Matos, Dalila Farias Pedro de
author_facet Matos, Dalila Farias Pedro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Dalila Farias Pedro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Fracasso escolar
topic Ensino fundamental
Fracasso escolar
description O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174349
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062118
url http://hdl.handle.net/10183/174349
identifier_str_mv 001062118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/1/001062118.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/2/001062118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/3/001062118.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5517b370c030a26ea1f98b69c017faf2
8c0c7cbb93d49b4219e153037df56e3c
ea4cd238dee5ce53a6fb80b41cd09e3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211840897024