Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174349 |
Resumo: | O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua. |
id |
UFRGS-2_df9e439bb4b2edf45d4369c8dcaa6afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matos, Dalila Farias Pedro deMoll, Jaqueline2018-04-04T02:25:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/174349001062118O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.application/pdfporEnsino fundamentalFracasso escolarTrajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062118.pdf001062118.pdfTexto completoapplication/pdf499625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/1/001062118.pdf5517b370c030a26ea1f98b69c017faf2MD51TEXT001062118.pdf.txt001062118.pdf.txtExtracted Texttext/plain69864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/2/001062118.pdf.txt8c0c7cbb93d49b4219e153037df56e3cMD52THUMBNAIL001062118.pdf.jpg001062118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/3/001062118.pdf.jpgea4cd238dee5ce53a6fb80b41cd09e3fMD5310183/1743492018-10-25 09:53:43.974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
title |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
spellingShingle |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar Matos, Dalila Farias Pedro de Ensino fundamental Fracasso escolar |
title_short |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
title_full |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
title_fullStr |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
title_full_unstemmed |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
title_sort |
Trajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolar |
author |
Matos, Dalila Farias Pedro de |
author_facet |
Matos, Dalila Farias Pedro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Dalila Farias Pedro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moll, Jaqueline |
contributor_str_mv |
Moll, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Fracasso escolar |
topic |
Ensino fundamental Fracasso escolar |
description |
O presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174349 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174349 |
identifier_str_mv |
001062118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/1/001062118.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/2/001062118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174349/3/001062118.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5517b370c030a26ea1f98b69c017faf2 8c0c7cbb93d49b4219e153037df56e3c ea4cd238dee5ce53a6fb80b41cd09e3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211840897024 |