Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Cristiane Borges de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37661
Resumo: Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os jogos e brincadeiras estão repletos de desafios, experimentos e prazeres, trazendo em si a vivência de situações anteriormente vividas e a descoberta de novas possibilidades. O jogo permite que elas interajam, construam juntas a realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte da sua trajetória e do seu mundo. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando principalmente os escritos de Adriana Friedmann (1996) e Tânia Fortuna (2000). A partir destas leituras percebi que os jogos influenciam não somente o aprendizado das crianças, mas também fazem com que elas se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos de Friedmann, foram utilizados os dados colhidos durante a realização do meu estágio em uma turma de pré – escolar, composta por 13 alunos sendo 11 meninas e 2 meninos, na faixa etária de 5 anos, de uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Três Cachoeiras. Através da relação entre a análise dos dados retirados de meu estágio e da revisão teórica realizada pude compreender que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Construindo, transformando e desconstruindo, a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos educadores o diagnóstico de dificuldades, bem como o estimulo de sua imaginação, favorecendo seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Desse modo o jogo pode ser entendido como uma atividade importante para a criança, pois coloca em movimento capacidades como a autonomia, a imaginação, a criatividade, a habilidade e a astúcia, entre outras.
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