Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37661 |
Resumo: | Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os jogos e brincadeiras estão repletos de desafios, experimentos e prazeres, trazendo em si a vivência de situações anteriormente vividas e a descoberta de novas possibilidades. O jogo permite que elas interajam, construam juntas a realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte da sua trajetória e do seu mundo. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando principalmente os escritos de Adriana Friedmann (1996) e Tânia Fortuna (2000). A partir destas leituras percebi que os jogos influenciam não somente o aprendizado das crianças, mas também fazem com que elas se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos de Friedmann, foram utilizados os dados colhidos durante a realização do meu estágio em uma turma de pré – escolar, composta por 13 alunos sendo 11 meninas e 2 meninos, na faixa etária de 5 anos, de uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Três Cachoeiras. Através da relação entre a análise dos dados retirados de meu estágio e da revisão teórica realizada pude compreender que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Construindo, transformando e desconstruindo, a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos educadores o diagnóstico de dificuldades, bem como o estimulo de sua imaginação, favorecendo seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Desse modo o jogo pode ser entendido como uma atividade importante para a criança, pois coloca em movimento capacidades como a autonomia, a imaginação, a criatividade, a habilidade e a astúcia, entre outras. |
id |
UFRGS-2_dfaf6e405e0452af601a779ae3ce8db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37661 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Cristiane Borges dePereira, Nilton Mullet2012-03-21T01:21:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/37661000821739Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os jogos e brincadeiras estão repletos de desafios, experimentos e prazeres, trazendo em si a vivência de situações anteriormente vividas e a descoberta de novas possibilidades. O jogo permite que elas interajam, construam juntas a realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte da sua trajetória e do seu mundo. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando principalmente os escritos de Adriana Friedmann (1996) e Tânia Fortuna (2000). A partir destas leituras percebi que os jogos influenciam não somente o aprendizado das crianças, mas também fazem com que elas se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos de Friedmann, foram utilizados os dados colhidos durante a realização do meu estágio em uma turma de pré – escolar, composta por 13 alunos sendo 11 meninas e 2 meninos, na faixa etária de 5 anos, de uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Três Cachoeiras. Através da relação entre a análise dos dados retirados de meu estágio e da revisão teórica realizada pude compreender que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Construindo, transformando e desconstruindo, a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos educadores o diagnóstico de dificuldades, bem como o estimulo de sua imaginação, favorecendo seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Desse modo o jogo pode ser entendido como uma atividade importante para a criança, pois coloca em movimento capacidades como a autonomia, a imaginação, a criatividade, a habilidade e a astúcia, entre outras.application/pdfporPrática pedagógicaJogos pedagógicosJogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoTrês Cachoeiras, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821739.pdf.txt000821739.pdf.txtExtracted Texttext/plain49165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/2/000821739.pdf.txt6ff353276aed3017d589b142f51f84fdMD52ORIGINAL000821739.pdf000821739.pdfTexto completoapplication/pdf163070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/1/000821739.pdf9ab2f2fd3044cdde188654fdb29f6470MD51THUMBNAIL000821739.pdf.jpg000821739.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/3/000821739.pdf.jpgb430986f628a3f45e79d45abf074859eMD5310183/376612018-10-10 08:00:56.146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
title |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
spellingShingle |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica Medeiros, Cristiane Borges de Prática pedagógica Jogos pedagógicos |
title_short |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
title_full |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
title_fullStr |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
title_sort |
Jogo e aprendizagem : uma proposta de ação pedagógica |
author |
Medeiros, Cristiane Borges de |
author_facet |
Medeiros, Cristiane Borges de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Cristiane Borges de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
contributor_str_mv |
Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Jogos pedagógicos |
topic |
Prática pedagógica Jogos pedagógicos |
description |
Este trabalho é constituído por uma reflexão teórico prática sobre a função e a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Para as crianças, os jogos e brincadeiras estão repletos de desafios, experimentos e prazeres, trazendo em si a vivência de situações anteriormente vividas e a descoberta de novas possibilidades. O jogo permite que elas interajam, construam juntas a realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte da sua trajetória e do seu mundo. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando principalmente os escritos de Adriana Friedmann (1996) e Tânia Fortuna (2000). A partir destas leituras percebi que os jogos influenciam não somente o aprendizado das crianças, mas também fazem com que elas se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos de Friedmann, foram utilizados os dados colhidos durante a realização do meu estágio em uma turma de pré – escolar, composta por 13 alunos sendo 11 meninas e 2 meninos, na faixa etária de 5 anos, de uma escola municipal de ensino fundamental, no município de Três Cachoeiras. Através da relação entre a análise dos dados retirados de meu estágio e da revisão teórica realizada pude compreender que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Construindo, transformando e desconstruindo, a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos educadores o diagnóstico de dificuldades, bem como o estimulo de sua imaginação, favorecendo seu desenvolvimento afetivo e intelectual. Desse modo o jogo pode ser entendido como uma atividade importante para a criança, pois coloca em movimento capacidades como a autonomia, a imaginação, a criatividade, a habilidade e a astúcia, entre outras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-21T01:21:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37661 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821739 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37661 |
identifier_str_mv |
000821739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/2/000821739.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/1/000821739.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37661/3/000821739.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ff353276aed3017d589b142f51f84fd 9ab2f2fd3044cdde188654fdb29f6470 b430986f628a3f45e79d45abf074859e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224424218689536 |