Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Hernandes da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15686
Resumo: Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las.
id UFRGS-2_dfec8e474c2b0806161b235e37e701d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15686
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Letícia Hernandes daLoponte, Luciana Gruppelli2009-04-29T04:12:41Z2008http://hdl.handle.net/10183/15686000688587Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las.application/pdfporMuseuArteEnsinoArte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688587.pdf000688587.pdfTexto completoapplication/pdf361934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/1/000688587.pdff4291486ebf771cd6f1bd53827c3131bMD51TEXT000688587.pdf.txt000688587.pdf.txtExtracted Texttext/plain118684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/2/000688587.pdf.txt0b6323def0c0be73295e627380524ad2MD52THUMBNAIL000688587.pdf.jpg000688587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/3/000688587.pdf.jpg40f94d30d300dea8b57b34a00ffe2780MD5310183/156862018-10-17 09:40:47.455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:40:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
title Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
spellingShingle Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
Silva, Letícia Hernandes da
Museu
Arte
Ensino
title_short Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
title_full Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
title_fullStr Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
title_full_unstemmed Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
title_sort Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
author Silva, Letícia Hernandes da
author_facet Silva, Letícia Hernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Hernandes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Arte
Ensino
topic Museu
Arte
Ensino
description Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-29T04:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15686
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688587
url http://hdl.handle.net/10183/15686
identifier_str_mv 000688587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/1/000688587.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/2/000688587.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/3/000688587.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4291486ebf771cd6f1bd53827c3131b
0b6323def0c0be73295e627380524ad2
40f94d30d300dea8b57b34a00ffe2780
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224384380141568