Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15686 |
Resumo: | Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las. |
id |
UFRGS-2_dfec8e474c2b0806161b235e37e701d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15686 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Letícia Hernandes daLoponte, Luciana Gruppelli2009-04-29T04:12:41Z2008http://hdl.handle.net/10183/15686000688587Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las.application/pdfporMuseuArteEnsinoArte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688587.pdf000688587.pdfTexto completoapplication/pdf361934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/1/000688587.pdff4291486ebf771cd6f1bd53827c3131bMD51TEXT000688587.pdf.txt000688587.pdf.txtExtracted Texttext/plain118684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/2/000688587.pdf.txt0b6323def0c0be73295e627380524ad2MD52THUMBNAIL000688587.pdf.jpg000688587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/3/000688587.pdf.jpg40f94d30d300dea8b57b34a00ffe2780MD5310183/156862018-10-17 09:40:47.455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:40:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
title |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
spellingShingle |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula Silva, Letícia Hernandes da Museu Arte Ensino |
title_short |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
title_full |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
title_fullStr |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
title_sort |
Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula |
author |
Silva, Letícia Hernandes da |
author_facet |
Silva, Letícia Hernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Letícia Hernandes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
contributor_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Arte Ensino |
topic |
Museu Arte Ensino |
description |
Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15686 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688587 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15686 |
identifier_str_mv |
000688587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/1/000688587.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/2/000688587.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15686/3/000688587.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4291486ebf771cd6f1bd53827c3131b 0b6323def0c0be73295e627380524ad2 40f94d30d300dea8b57b34a00ffe2780 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224384380141568 |