Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schultz, Glauco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Marcelino de, Jandrey, Willian Fontanive
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200628
Resumo: Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.
id UFRGS-2_dffa30923a8d21d777b172459e364fcc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200628
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schultz, GlaucoSouza, Marcelino deJandrey, Willian Fontanive2019-10-12T03:54:10Z20171414-7106http://hdl.handle.net/10183/200628001051406Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.This article aimed to characterize the family farmers who work with organic production in the region of Serra Gaúcha, knowing the motivations and factors that influence the access to different marketing channels. Through the establishment of a non-probabilistic intentional sample, using some criteria they were interviewed 49 producers tied to commercialization in supermarkets and fair farmers. The results revealed that organic agriculture is a recent activity and is linked to the formation of associations. The main motivation for joining the activity is related to health concerns. Supermarkets and fair are the main commercialization channels, and fairs are related to the beginning of organic farming and supermarkets are presented as a form of most recent commercialization. Both channels are based on the joint organization through cooperatives and associations. It was concluded that cooperation was essential in access to marketing channels of a market in construction and a growing demand for products.Este artículo tuvo como objetivo caracterizar los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de Serra Gaucha, conociendo las motivaciones y los factores que influyen en el acceso a los diferentes canales de comercialización. A través el establecimiento de una muestra intencional no probabilística utilizando algunos criterios, que se entrevistó a 49 productores vinculados a la comercialización en los supermercados y en una feria de agricultores. Los resultados mostraron que la agricultura orgánica es una actividad reciente y está vinculada a la formación de asociaciones. La principal motivación para incorporarse la actividad está relacionada con preocupaciones de salud. Supermercados y ferias son los principales canales de comercialización, y las ferias están relacionadas con el comienzo de la agricultura orgánica y supermercados se presentan como una más reciente forma de comercialización. La conclusión es que la cooperación es clave para el acceso a los canales de comercialización de un mercado en construcción y con potencial determinado por una demanda creciente de productos.application/pdfporRedes. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2017), p. 273-291Agricultura familiarAgricultura orgânicaCadeia produtivaSerra Gaúcha, Região (RS)Family farmingOrganic AgricultureAgribusinessProduction ChainAgricultura FamiliarAgricultura OrgánicaCadena productivaMotivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra GaúchaMotivations and access to marketing channels by family farmers who work with organic production in the Serra Gaúcha region Motivaciones y el acceso a los canales de comercialización de los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de la Serra Gaucha info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001051406.pdf.txt001051406.pdf.txtExtracted Texttext/plain50297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200628/2/001051406.pdf.txt78ad9cd2d3384b0803f61edb54a7c588MD52ORIGINAL001051406.pdfTexto completoapplication/pdf736616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200628/1/001051406.pdf10c30b8016c029322c5e4685173285b1MD5110183/2006282019-10-13 03:50:41.775039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Motivations and access to marketing channels by family farmers who work with organic production in the Serra Gaúcha region
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Motivaciones y el acceso a los canales de comercialización de los agricultores que trabajan con la producción orgánica en la región de la Serra Gaucha
title Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
spellingShingle Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
Schultz, Glauco
Agricultura familiar
Agricultura orgânica
Cadeia produtiva
Serra Gaúcha, Região (RS)
Family farming
Organic Agriculture
Agribusiness
Production Chain
Agricultura Familiar
Agricultura Orgánica
Cadena productiva
title_short Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
title_full Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
title_fullStr Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
title_sort Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
author Schultz, Glauco
author_facet Schultz, Glauco
Souza, Marcelino de
Jandrey, Willian Fontanive
author_role author
author2 Souza, Marcelino de
Jandrey, Willian Fontanive
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schultz, Glauco
Souza, Marcelino de
Jandrey, Willian Fontanive
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Agricultura orgânica
Cadeia produtiva
Serra Gaúcha, Região (RS)
topic Agricultura familiar
Agricultura orgânica
Cadeia produtiva
Serra Gaúcha, Região (RS)
Family farming
Organic Agriculture
Agribusiness
Production Chain
Agricultura Familiar
Agricultura Orgánica
Cadena productiva
dc.subject.eng.fl_str_mv Family farming
Organic Agriculture
Agribusiness
Production Chain
dc.subject.spa.fl_str_mv Agricultura Familiar
Agricultura Orgánica
Cadena productiva
description Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:54:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200628
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-7106
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051406
identifier_str_mv 1414-7106
001051406
url http://hdl.handle.net/10183/200628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Redes. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2017), p. 273-291
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200628/2/001051406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200628/1/001051406.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78ad9cd2d3384b0803f61edb54a7c588
10c30b8016c029322c5e4685173285b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224976486891520