Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Krassmann, Aliane Loureiro, Reategui, Eliseo Berni, Gomes, Raquel Salcedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263027
Resumo: O Ensino de Química tem sido progressivamente complementado por estratégias pedagógicas envolvendo o uso de tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de apresentar as particularidades desse cenário, como aquelas relacionadas ao escopo tecnológico, perfil do público-alvo, métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, número de alunos envolvidos e duração da instrução. Foram analisados 49 artigos, recuperados de cinco bases de dados, entre os anos de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados está o aumento do número de publicações nos últimos três anos, sendo o público-alvo dos estudos em geral alunos do Ensino Médio e o Ensino Superior (97,96%). Em relação aos aspectos tecnológicos, a plataforma móvel e o sistema baseado em marcadores são predominantes. Em termos de metodologia, prevaleceu a abordagem quantitativa, juntamente com a utilização de questionários como instrumento de coleta de dados. Quanto ao número de participantes, os experimentos relatados envolveram geralmente entre 31 e 100 alunos, que tinham até 60 minutos de aula. O artigo termina revelando lacunas nas pesquisas atuais e necessidades na área, apresentando sugestões e direcionamentos para trabalhos futuros.
id UFRGS-2_dffa845e79dd735cbb1ec8c5b62b1f32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263027
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazzuco, Alex Eder da RochaKrassmann, Aliane LoureiroReategui, Eliseo BerniGomes, Raquel Salcedo2023-08-02T03:32:57Z20232447-6099http://hdl.handle.net/10183/263027001169249O Ensino de Química tem sido progressivamente complementado por estratégias pedagógicas envolvendo o uso de tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de apresentar as particularidades desse cenário, como aquelas relacionadas ao escopo tecnológico, perfil do público-alvo, métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, número de alunos envolvidos e duração da instrução. Foram analisados 49 artigos, recuperados de cinco bases de dados, entre os anos de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados está o aumento do número de publicações nos últimos três anos, sendo o público-alvo dos estudos em geral alunos do Ensino Médio e o Ensino Superior (97,96%). Em relação aos aspectos tecnológicos, a plataforma móvel e o sistema baseado em marcadores são predominantes. Em termos de metodologia, prevaleceu a abordagem quantitativa, juntamente com a utilização de questionários como instrumento de coleta de dados. Quanto ao número de participantes, os experimentos relatados envolveram geralmente entre 31 e 100 alunos, que tinham até 60 minutos de aula. O artigo termina revelando lacunas nas pesquisas atuais e necessidades na área, apresentando sugestões e direcionamentos para trabalhos futuros.Chemistry Education has been progressively complemented by pedagogical strategies involving the use of Augmented Reality (AR) technology. In this context, a systematic literature review was carried out in order to present the particularities of this scenario, such as those related to the technological scope, target audience profile, research methods, data collection instruments, number of students involved, and duration of the instruction. Forty-nine articles were analyzed, recovered from five databases, between the years 2011 to 2020. Among the main results found is the increase number of publications in the last three years, with the target audience of the studies being generally Secondary and Tertiary Education students (97.96%). Regarding technological aspects, the mobile platform and the marker-based system were predominant. In terms of methodology, the quantitative approach prevailed, together with the use of questionnaires as instruments for data collection. As for the number of participants, the experiments reported usually involved between 31 and 100 students, who had up to 60 minutes of instruction time. The article ends by revealing gaps in current research, presenting suggestions and directions for future work.application/pdfporREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 9, n. 1 (2023), p. 258-277.Realidade aumentadaQuímica : EnsinoTecnologia educacionalRevisão sistemáticaRevisão de literaturaAugmented realityChemistry teachingEducational technologySystematic literature reviewAugmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature reviewRealidade aumentada no processo de ensino e aprendizagem de Química : uma revisão sistemática da literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169249.pdf.txt001169249.pdf.txtExtracted Texttext/plain69077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263027/2/001169249.pdf.txt85ea9ff824f6ffe694d507c9cfc824d6MD52ORIGINAL001169249.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1283497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263027/1/001169249.pdf1213915d2c180b9cd30dc631e89b94f9MD5110183/2630272023-08-03 03:33:48.903533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263027Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Realidade aumentada no processo de ensino e aprendizagem de Química : uma revisão sistemática da literatura
title Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
spellingShingle Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Realidade aumentada
Química : Ensino
Tecnologia educacional
Revisão sistemática
Revisão de literatura
Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
Systematic literature review
title_short Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
title_full Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
title_fullStr Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
title_full_unstemmed Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
title_sort Augmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature review
author Mazzuco, Alex Eder da Rocha
author_facet Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
author_role author
author2 Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Krassmann, Aliane Loureiro
Reategui, Eliseo Berni
Gomes, Raquel Salcedo
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Química : Ensino
Tecnologia educacional
Revisão sistemática
Revisão de literatura
topic Realidade aumentada
Química : Ensino
Tecnologia educacional
Revisão sistemática
Revisão de literatura
Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
Systematic literature review
dc.subject.eng.fl_str_mv Augmented reality
Chemistry teaching
Educational technology
Systematic literature review
description O Ensino de Química tem sido progressivamente complementado por estratégias pedagógicas envolvendo o uso de tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de apresentar as particularidades desse cenário, como aquelas relacionadas ao escopo tecnológico, perfil do público-alvo, métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, número de alunos envolvidos e duração da instrução. Foram analisados 49 artigos, recuperados de cinco bases de dados, entre os anos de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados está o aumento do número de publicações nos últimos três anos, sendo o público-alvo dos estudos em geral alunos do Ensino Médio e o Ensino Superior (97,96%). Em relação aos aspectos tecnológicos, a plataforma móvel e o sistema baseado em marcadores são predominantes. Em termos de metodologia, prevaleceu a abordagem quantitativa, juntamente com a utilização de questionários como instrumento de coleta de dados. Quanto ao número de participantes, os experimentos relatados envolveram geralmente entre 31 e 100 alunos, que tinham até 60 minutos de aula. O artigo termina revelando lacunas nas pesquisas atuais e necessidades na área, apresentando sugestões e direcionamentos para trabalhos futuros.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T03:32:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263027
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-6099
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169249
identifier_str_mv 2447-6099
001169249
url http://hdl.handle.net/10183/263027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 9, n. 1 (2023), p. 258-277.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263027/2/001169249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263027/1/001169249.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 85ea9ff824f6ffe694d507c9cfc824d6
1213915d2c180b9cd30dc631e89b94f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094317473792