A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Juciclara
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silveira, Marília, Kochhann, Renata, Pimenta, Maria Alice de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129176
Resumo: A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência.
id UFRGS-2_e003ffacf14dd247958d119ea1d2d058
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129176
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rinaldi, JuciclaraSilveira, MaríliaKochhann, RenataPimenta, Maria Alice de Mattos2015-11-09T16:28:36Z20081517-2473http://hdl.handle.net/10183/129176000683558A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência.The task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the fi rst can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the fi rst stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was signifi cantly worse than the one of the healthy elderly There was no statistically signifi cant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia.application/pdfporEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol.13, n.1 (2008), p.117-132.Doença de AlzheimerCompreensão da leituraMemóriaIdosoAlzheimer’s diseaseTextual comprehensionMemoryLanguageA compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderadaText reading comprehension as a tool for the diagnosis of patients with mild and moderate Alzheimer’s disease info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000683558.pdf.txt000683558.pdf.txtExtracted Texttext/plain35996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/2/000683558.pdf.txt0835bb84976cf8bd861ed677bdbde257MD52ORIGINAL000683558.pdf000683558.pdfTexto completoapplication/pdf118369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/1/000683558.pdf8eda4bfb94cbb10f23749c508aec393aMD51THUMBNAIL000683558.pdf.jpg000683558.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/3/000683558.pdf.jpgdd17ed2aca9c61475c6bb59769742db3MD5310183/1291762018-11-29 02:46:09.351901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Text reading comprehension as a tool for the diagnosis of patients with mild and moderate Alzheimer’s disease
title A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
spellingShingle A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
Rinaldi, Juciclara
Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Memória
Idoso
Alzheimer’s disease
Textual comprehension
Memory
Language
title_short A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_full A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_fullStr A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_full_unstemmed A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_sort A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
author Rinaldi, Juciclara
author_facet Rinaldi, Juciclara
Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author_role author
author2 Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Juciclara
Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Memória
Idoso
topic Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Memória
Idoso
Alzheimer’s disease
Textual comprehension
Memory
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Alzheimer’s disease
Textual comprehension
Memory
Language
description A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:28:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129176
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-2473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000683558
identifier_str_mv 1517-2473
000683558
url http://hdl.handle.net/10183/129176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol.13, n.1 (2008), p.117-132.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/2/000683558.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/1/000683558.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/3/000683558.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0835bb84976cf8bd861ed677bdbde257
8eda4bfb94cbb10f23749c508aec393a
dd17ed2aca9c61475c6bb59769742db3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447600974790656