A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129176 |
Resumo: | A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência. |
id |
UFRGS-2_e003ffacf14dd247958d119ea1d2d058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129176 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rinaldi, JuciclaraSilveira, MaríliaKochhann, RenataPimenta, Maria Alice de Mattos2015-11-09T16:28:36Z20081517-2473http://hdl.handle.net/10183/129176000683558A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência.The task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the fi rst can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the fi rst stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was signifi cantly worse than the one of the healthy elderly There was no statistically signifi cant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia.application/pdfporEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol.13, n.1 (2008), p.117-132.Doença de AlzheimerCompreensão da leituraMemóriaIdosoAlzheimer’s diseaseTextual comprehensionMemoryLanguageA compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderadaText reading comprehension as a tool for the diagnosis of patients with mild and moderate Alzheimer’s disease info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000683558.pdf.txt000683558.pdf.txtExtracted Texttext/plain35996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/2/000683558.pdf.txt0835bb84976cf8bd861ed677bdbde257MD52ORIGINAL000683558.pdf000683558.pdfTexto completoapplication/pdf118369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/1/000683558.pdf8eda4bfb94cbb10f23749c508aec393aMD51THUMBNAIL000683558.pdf.jpg000683558.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/3/000683558.pdf.jpgdd17ed2aca9c61475c6bb59769742db3MD5310183/1291762018-11-29 02:46:09.351901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Text reading comprehension as a tool for the diagnosis of patients with mild and moderate Alzheimer’s disease |
title |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
spellingShingle |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada Rinaldi, Juciclara Doença de Alzheimer Compreensão da leitura Memória Idoso Alzheimer’s disease Textual comprehension Memory Language |
title_short |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
title_full |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
title_fullStr |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
title_full_unstemmed |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
title_sort |
A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada |
author |
Rinaldi, Juciclara |
author_facet |
Rinaldi, Juciclara Silveira, Marília Kochhann, Renata Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Marília Kochhann, Renata Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rinaldi, Juciclara Silveira, Marília Kochhann, Renata Pimenta, Maria Alice de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Doença de Alzheimer Compreensão da leitura Memória Idoso |
topic |
Doença de Alzheimer Compreensão da leitura Memória Idoso Alzheimer’s disease Textual comprehension Memory Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Alzheimer’s disease Textual comprehension Memory Language |
description |
A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:28:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129176 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-2473 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000683558 |
identifier_str_mv |
1517-2473 000683558 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol.13, n.1 (2008), p.117-132. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/2/000683558.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/1/000683558.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129176/3/000683558.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0835bb84976cf8bd861ed677bdbde257 8eda4bfb94cbb10f23749c508aec393a dd17ed2aca9c61475c6bb59769742db3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447600974790656 |