Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Juciclara
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10098
Resumo: A leitura em hipertexto foi difundida por meio da tecnologia da informação, sendo importante identificar em quais áreas esta tecnologia melhora a compreensão textual, quando comparada ao texto linear. Com o objetivo de verificar se o hipertexto facilita o reconto de idosos com Demência de Alzheimer, analisou-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com idades entre 60 e 84 anos e escolaridade acima de 4 anos. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos normais. A história em hipertexto auxiliou os participantes com DA leve. Os grupos de DA leve e moderada lembraram da idéia principal da história, contudo somente o grupo de demência inicial lembrou de detalhes. Verificou-se que quanto mais grave a demência maior o número de acréscimos ao enredo e menor o percentual de proposições lembradas. Os resultados sugerem que, devido à dificuldade das memórias de trabalho e episódica, os participantes recorreram a recursos, ainda presentes, da memória semântica para completar a história.
id URGS_a63833992e8c92935585f8c1382abb9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10098
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rinaldi, JuciclaraPimenta, Maria Alice de Mattos2007-07-09T15:07:50Z2007http://hdl.handle.net/10183/10098000595278A leitura em hipertexto foi difundida por meio da tecnologia da informação, sendo importante identificar em quais áreas esta tecnologia melhora a compreensão textual, quando comparada ao texto linear. Com o objetivo de verificar se o hipertexto facilita o reconto de idosos com Demência de Alzheimer, analisou-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com idades entre 60 e 84 anos e escolaridade acima de 4 anos. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos normais. A história em hipertexto auxiliou os participantes com DA leve. Os grupos de DA leve e moderada lembraram da idéia principal da história, contudo somente o grupo de demência inicial lembrou de detalhes. Verificou-se que quanto mais grave a demência maior o número de acréscimos ao enredo e menor o percentual de proposições lembradas. Os resultados sugerem que, devido à dificuldade das memórias de trabalho e episódica, os participantes recorreram a recursos, ainda presentes, da memória semântica para completar a história.Hypertext reading was disseminated by means of information technology, and it is important to identify the areas in which this technology improves textual comprehension in comparison to linear text. With the objective of determining if hypertext makes recounting easier for elderly people with Alzheimer’s Dementia (AD), 40 elderly people, from 60 to 84 year of age and at least 4 years of schooling, were studied: 25 with probable AD, 12 of which mild and 13 moderate, and 15 that do not present dementia. Textual comprehension proved to be an arduous task for the participants with dementia, whose performance was significantly worse than normal elderly people. The story in hypertext helped the participants with mild AD. The groups with mild to moderate AD were able to remember the main idea of the story, though only the group with initial dementia remembered the details. It was established that the more serious the dementia, the greater the number of facts added to the plot and the lesser the percentage of propositions remembered. The results suggest that due to difficulties with the working memory, the participants appealed to resources still available in the semantic memory to complete the story.application/pdfporDoença de AlzheimerCompreensão da leituraHipertextoIdosoLinguagemCogniçãoAlzheimerTextual comprehensionHypertextMemoryLanguageInfluência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderadaThe Influence of Hypertext on Textual Comprehension of Patients with Mild to Moderate Alzheimer’s Dementia info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595278.pdf000595278.pdfTexto completoapplication/pdf291820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/1/000595278.pdf839374ba937427a1c31150a5547f8926MD51TEXT000595278.pdf.txt000595278.pdf.txtExtracted Texttext/plain160673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/2/000595278.pdf.txtbae20742b8663538e87c73ccf3141338MD52THUMBNAIL000595278.pdf.jpg000595278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/3/000595278.pdf.jpgd215ec5bd788b06bcbf50e9b93899a26MD5310183/100982018-11-29 02:46:08.177964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-29T04:46:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Influence of Hypertext on Textual Comprehension of Patients with Mild to Moderate Alzheimer’s Dementia
title Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
spellingShingle Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
Rinaldi, Juciclara
Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Hipertexto
Idoso
Linguagem
Cognição
Alzheimer
Textual comprehension
Hypertext
Memory
Language
title_short Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
title_full Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
title_fullStr Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
title_full_unstemmed Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
title_sort Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
author Rinaldi, Juciclara
author_facet Rinaldi, Juciclara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Juciclara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Maria Alice de Mattos
contributor_str_mv Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Hipertexto
Idoso
Linguagem
Cognição
topic Doença de Alzheimer
Compreensão da leitura
Hipertexto
Idoso
Linguagem
Cognição
Alzheimer
Textual comprehension
Hypertext
Memory
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Alzheimer
Textual comprehension
Hypertext
Memory
Language
description A leitura em hipertexto foi difundida por meio da tecnologia da informação, sendo importante identificar em quais áreas esta tecnologia melhora a compreensão textual, quando comparada ao texto linear. Com o objetivo de verificar se o hipertexto facilita o reconto de idosos com Demência de Alzheimer, analisou-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com idades entre 60 e 84 anos e escolaridade acima de 4 anos. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos normais. A história em hipertexto auxiliou os participantes com DA leve. Os grupos de DA leve e moderada lembraram da idéia principal da história, contudo somente o grupo de demência inicial lembrou de detalhes. Verificou-se que quanto mais grave a demência maior o número de acréscimos ao enredo e menor o percentual de proposições lembradas. Os resultados sugerem que, devido à dificuldade das memórias de trabalho e episódica, os participantes recorreram a recursos, ainda presentes, da memória semântica para completar a história.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-09T15:07:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10098
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000595278
url http://hdl.handle.net/10183/10098
identifier_str_mv 000595278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/1/000595278.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/2/000595278.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10098/3/000595278.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 839374ba937427a1c31150a5547f8926
bae20742b8663538e87c73ccf3141338
d215ec5bd788b06bcbf50e9b93899a26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736789860188160