Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilio, Fabiane Cristina Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Thoman, Scharlise, Coscioni, Vinicius, Koller, Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265619
Resumo: Este relato de experiência descreve uma intervenção conduzida com adolescentes em medida socioeducativa, cujo objetivo era oferecer um espaço para que os participantes propusessem atividades a serem desenvolvidas no sistema socioeducativo. A intervenção foi realizada por uma equipe universitária que trabalhou conjuntamente com dois adolescentes internos em uma unidade socioeducativa de Porto Alegre, RS. Ao longo de seis encontros, foi construído, em coautoria com os adolescentes, um programa intitulado “Semana da Profissionalização”, que se propõe a fornecer informações sobre mercado de trabalho e profissionalização aos adolescentes da unidade socioeducativa. Além da autoria do programa, a intervenção contribuiu para o desenvolvimento dos adolescentes, que participaram de modo ativo em seu processo socioeducativo, operacionalizando o princípio de protagonismo juvenil expresso por lei.
id UFRGS-2_e01e031b56338f743a291bf506342335
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265619
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcilio, Fabiane Cristina PereiraThoman, ScharliseCoscioni, ViniciusKoller, Silvia Helena2023-10-03T03:36:03Z20191677-2970http://hdl.handle.net/10183/265619001176632Este relato de experiência descreve uma intervenção conduzida com adolescentes em medida socioeducativa, cujo objetivo era oferecer um espaço para que os participantes propusessem atividades a serem desenvolvidas no sistema socioeducativo. A intervenção foi realizada por uma equipe universitária que trabalhou conjuntamente com dois adolescentes internos em uma unidade socioeducativa de Porto Alegre, RS. Ao longo de seis encontros, foi construído, em coautoria com os adolescentes, um programa intitulado “Semana da Profissionalização”, que se propõe a fornecer informações sobre mercado de trabalho e profissionalização aos adolescentes da unidade socioeducativa. Além da autoria do programa, a intervenção contribuiu para o desenvolvimento dos adolescentes, que participaram de modo ativo em seu processo socioeducativo, operacionalizando o princípio de protagonismo juvenil expresso por lei.This experience report describes an intervention conducted with adolescents undergoing socio-educational measures. The intervention aimed to offer a space for participants to propose activities to be developed in the socio-educational system. Activities were conducted by a university team that worked together with two adolescents residing in a juvenile detention center in Porto Alegre, RS. A program entitled "Professionalization Week" was created during six meetings, in co-authoring with the adolescents. The program aims to provide information about job market and professionalization for adolescents undergoing socio-educative measures. Besides the authorship of the program, the intervention has contributed for the development of the adolescents, who participated actively in their socio-educational process, operating the principle of juvenile protagonism expressed in law.Este relato de experiencia describe una intervención conducida con adolescentes en cumplimiento de medida socioeducativa de internación, cuyo objetivo fue ofrecer un espacio para que los participantes propusieran actividades para seren desarrolladas en el sistema socioeducativo. La intervención fue realizada por una equipo universitario que trabajó conjuntamente con dos adolescentes internos en una unidad socioeducativa de Porto Alegre, RS. Durante seis encuentros, se construyó, en coautoría con los adolescentes, un programa titulado "Semana de la Profesionalización", que se propone ofrecer información sobre el mercado de trabajo y formación a los adolescentes de la unidad socioeducativa. Además de la autoría del programa, la intervención ha contribuido para el desarrollo de los adolescentes, que participaron de modo activo en su proceso socioeducativo, operacionalizando el principio de protagonismo juvenil expreso por ley.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 20, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 69-91Adolescente em conflito com a leiMedidas socioeducativasProtagonismo juvenilIntervenção psicossocialJuvenile protagonismAdolescentsSocio-educational measurePsychosocial interventionAdolescentes en conflicto con la leyIntervención psicosocialProtagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiênciaJuvenile protagonism in the context of the socio-educational measure : an experience reportProtagonismo juvenil en el contexto de la medida socioeducativa : un relato de experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176632.pdf.txt001176632.pdf.txtExtracted Texttext/plain45820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265619/2/001176632.pdf.txt1437749bd460342bb5cb9d5df764ffacMD52ORIGINAL001176632.pdfTexto completoapplication/pdf89024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265619/1/001176632.pdf597befb179541cc04766ba96169be3ddMD5110183/2656192023-10-04 03:39:16.659371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265619Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Juvenile protagonism in the context of the socio-educational measure : an experience report
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Protagonismo juvenil en el contexto de la medida socioeducativa : un relato de experiencia
title Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
spellingShingle Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
Marcilio, Fabiane Cristina Pereira
Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Protagonismo juvenil
Intervenção psicossocial
Juvenile protagonism
Adolescents
Socio-educational measure
Psychosocial intervention
Adolescentes en conflicto con la ley
Intervención psicosocial
title_short Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
title_full Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
title_fullStr Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
title_full_unstemmed Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
title_sort Protagonismo juvenil no contexto da medida socioeducativa : um relato de experiência
author Marcilio, Fabiane Cristina Pereira
author_facet Marcilio, Fabiane Cristina Pereira
Thoman, Scharlise
Coscioni, Vinicius
Koller, Silvia Helena
author_role author
author2 Thoman, Scharlise
Coscioni, Vinicius
Koller, Silvia Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcilio, Fabiane Cristina Pereira
Thoman, Scharlise
Coscioni, Vinicius
Koller, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Protagonismo juvenil
Intervenção psicossocial
topic Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Protagonismo juvenil
Intervenção psicossocial
Juvenile protagonism
Adolescents
Socio-educational measure
Psychosocial intervention
Adolescentes en conflicto con la ley
Intervención psicosocial
dc.subject.eng.fl_str_mv Juvenile protagonism
Adolescents
Socio-educational measure
Psychosocial intervention
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescentes en conflicto con la ley
Intervención psicosocial
description Este relato de experiência descreve uma intervenção conduzida com adolescentes em medida socioeducativa, cujo objetivo era oferecer um espaço para que os participantes propusessem atividades a serem desenvolvidas no sistema socioeducativo. A intervenção foi realizada por uma equipe universitária que trabalhou conjuntamente com dois adolescentes internos em uma unidade socioeducativa de Porto Alegre, RS. Ao longo de seis encontros, foi construído, em coautoria com os adolescentes, um programa intitulado “Semana da Profissionalização”, que se propõe a fornecer informações sobre mercado de trabalho e profissionalização aos adolescentes da unidade socioeducativa. Além da autoria do programa, a intervenção contribuiu para o desenvolvimento dos adolescentes, que participaram de modo ativo em seu processo socioeducativo, operacionalizando o princípio de protagonismo juvenil expresso por lei.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T03:36:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265619
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176632
identifier_str_mv 1677-2970
001176632
url http://hdl.handle.net/10183/265619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 20, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 69-91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265619/2/001176632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265619/1/001176632.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1437749bd460342bb5cb9d5df764ffac
597befb179541cc04766ba96169be3dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100457934848