Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198242 |
Resumo: | O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM. |
id |
UFRGS-2_e0221ef575d7e3692190cd38f0f27bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198242 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viegas, Gabriel StumpfSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2019-08-22T02:32:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/198242001095919O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM.application/pdfporEnsino militarColégio Tiradentes da Brigada MilitarMemórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095919.pdf.txt001095919.pdf.txtExtracted Texttext/plain60588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/2/001095919.pdf.txt75c71908fb703137f9028878dabc9fdfMD52ORIGINAL001095919.pdfTexto completoapplication/pdf216172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/1/001095919.pdfcbc109d18a2d5dbbe41122f064668481MD5110183/1982422019-08-23 02:30:20.384273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198242Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
title |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
spellingShingle |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar Viegas, Gabriel Stumpf Ensino militar Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
title_short |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
title_full |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
title_fullStr |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
title_full_unstemmed |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
title_sort |
Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar |
author |
Viegas, Gabriel Stumpf |
author_facet |
Viegas, Gabriel Stumpf |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Gabriel Stumpf |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino militar Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
topic |
Ensino militar Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
description |
O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:32:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198242 |
identifier_str_mv |
001095919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/2/001095919.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/1/001095919.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75c71908fb703137f9028878dabc9fdf cbc109d18a2d5dbbe41122f064668481 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447247813345280 |