Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Gabriel Stumpf
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198242
Resumo: O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM.
id UFRGS-2_e0221ef575d7e3692190cd38f0f27bc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198242
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viegas, Gabriel StumpfSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2019-08-22T02:32:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/198242001095919O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM.application/pdfporEnsino militarColégio Tiradentes da Brigada MilitarMemórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095919.pdf.txt001095919.pdf.txtExtracted Texttext/plain60588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/2/001095919.pdf.txt75c71908fb703137f9028878dabc9fdfMD52ORIGINAL001095919.pdfTexto completoapplication/pdf216172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/1/001095919.pdfcbc109d18a2d5dbbe41122f064668481MD5110183/1982422019-08-23 02:30:20.384273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198242Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
title Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
spellingShingle Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
Viegas, Gabriel Stumpf
Ensino militar
Colégio Tiradentes da Brigada Militar
title_short Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
title_full Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
title_fullStr Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
title_full_unstemmed Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
title_sort Memórias de ex-alunos e ex-alunas egressos de uma escola militar
author Viegas, Gabriel Stumpf
author_facet Viegas, Gabriel Stumpf
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Gabriel Stumpf
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino militar
Colégio Tiradentes da Brigada Militar
topic Ensino militar
Colégio Tiradentes da Brigada Militar
description O presente trabalho, de abordagem qualitativa, analisa um contexto específico, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM), a partir das perspectivas dos/as ex-alunos/as sobre esse ambiente escolar, vivenciado por eles e elas em um passado recente. Ao pesquisar trabalhos acadêmicos, foi possível perceber que, em sua maioria, os mesmos apenas analisam o desempenho desses alunos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outros, apenas relacionam o desempenho dos alunos/as no ENEM com os seus fatores sociais. Porém, entendo que seja importante sermos capazes de olhar para os alunos/as de escolas militares não somente como número, mas também como seres reflexivos, inseridos em um tipo de cultura juvenil. Para tanto, colocou-se a seguinte inquietação: quais perspectivas os/as ex-alunos/as do CTBM construíram a partir da vivência que tiveram nesse espaço escolar militar? A partir de entrevistas feitas com ex-alunos/as do CTBM, objetivou-se aprender sobre suas perspectivas a partir da rotina vivida, das expectativas e dos dilemas enfrentados a fim de refletir sobre as estratégias utilizadas por eles/as para se adequarem e/ou se contraporem ao contexto escolar regido pelas regras militares. Foram abordados os seguintes aspectos: Ingresso e adaptação ao colégio; apresentação pessoal e hierarquia; desempenho escolar e méritos; o que lembram e o que projetam para o futuro. Analisando os resultados obtidos na entrevista, foi possível constatar que as identidades, tanto as consideradas coerentes às normas, como as desviantes foram fortemente controladas e produzidas através da escolarização militar. Ainda, que as diversas lembranças descritas pelos ex-alunos/as demonstram como frequentar o CTBM foi uma experiência marcante na juventude deles/as. Interessante observar que, mesmo considerando os pontos positivos e negativos citados pelos/as entrevistados/as, o estudo parece indicar que os/as mesmos/as, exceto em contextos bem específicos, incentivariam um/uma filho/a seu a ingressar no CTBM.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198242
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095919
url http://hdl.handle.net/10183/198242
identifier_str_mv 001095919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/2/001095919.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198242/1/001095919.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75c71908fb703137f9028878dabc9fdf
cbc109d18a2d5dbbe41122f064668481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447247813345280