Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218711 |
Resumo: | Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital. |
id |
UFRGS-2_e0484debe1457906ab094b98fbbe1acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218711 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Ana Tais2021-03-13T04:25:47Z20201806-6496http://hdl.handle.net/10183/218711001121768Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital.This article describes changes in the teaching-learning process of photojour- nalism from the teaching experience in a Brazilian public university in the last 14 years, covering from the transition from analog to digital techniques to the consolidation of digital technology. The findings of this experience are interpreted in the light of the theories surrounding visual culture, problematizing these questions about the coercion to the imaginary introduced by the intertwining of new image production technologies and photojournalism routines. Some images recently produced within the practical activities of the photo- journalism disciplines are presented as illustrations. It is concluded that the teaching of photojournalism brings constant technical challenges, but above all ethical, with the increasing complexity of the concepts of truth and authorship in a context of digital culture..application/pdfporEstudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2020) p. 197-212.FotojornalismoCultura visualTeachingPhotojournalismVisual cultureDesafios do ensino do fotojornalismo na cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121768.pdf.txt001121768.pdf.txtExtracted Texttext/plain58694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/2/001121768.pdf.txtf13feef25c1292e1dc954898ade79481MD52ORIGINAL001121768.pdfTexto completoapplication/pdf1324100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/1/001121768.pdfdedbb373f08cdb41315ed1a0ba86abf9MD5110183/2187112021-05-07 04:41:14.613491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
title |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
spellingShingle |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital Martins, Ana Tais Fotojornalismo Cultura visual Teaching Photojournalism Visual culture |
title_short |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
title_full |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
title_fullStr |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
title_full_unstemmed |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
title_sort |
Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital |
author |
Martins, Ana Tais |
author_facet |
Martins, Ana Tais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Tais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotojornalismo Cultura visual |
topic |
Fotojornalismo Cultura visual Teaching Photojournalism Visual culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Photojournalism Visual culture |
description |
Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:25:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218711 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-6496 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121768 |
identifier_str_mv |
1806-6496 001121768 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2020) p. 197-212. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/2/001121768.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/1/001121768.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f13feef25c1292e1dc954898ade79481 dedbb373f08cdb41315ed1a0ba86abf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447734341074944 |