Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Tais
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218711
Resumo: Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital.
id UFRGS-2_e0484debe1457906ab094b98fbbe1acb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218711
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Ana Tais2021-03-13T04:25:47Z20201806-6496http://hdl.handle.net/10183/218711001121768Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital.This article describes changes in the teaching-learning process of photojour- nalism from the teaching experience in a Brazilian public university in the last 14 years, covering from the transition from analog to digital techniques to the consolidation of digital technology. The findings of this experience are interpreted in the light of the theories surrounding visual culture, problematizing these questions about the coercion to the imaginary introduced by the intertwining of new image production technologies and photojournalism routines. Some images recently produced within the practical activities of the photo- journalism disciplines are presented as illustrations. It is concluded that the teaching of photojournalism brings constant technical challenges, but above all ethical, with the increasing complexity of the concepts of truth and authorship in a context of digital culture..application/pdfporEstudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2020) p. 197-212.FotojornalismoCultura visualTeachingPhotojournalismVisual cultureDesafios do ensino do fotojornalismo na cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121768.pdf.txt001121768.pdf.txtExtracted Texttext/plain58694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/2/001121768.pdf.txtf13feef25c1292e1dc954898ade79481MD52ORIGINAL001121768.pdfTexto completoapplication/pdf1324100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/1/001121768.pdfdedbb373f08cdb41315ed1a0ba86abf9MD5110183/2187112021-05-07 04:41:14.613491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:41:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
title Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
spellingShingle Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
Martins, Ana Tais
Fotojornalismo
Cultura visual
Teaching
Photojournalism
Visual culture
title_short Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
title_full Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
title_fullStr Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
title_full_unstemmed Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
title_sort Desafios do ensino do fotojornalismo na cultura digital
author Martins, Ana Tais
author_facet Martins, Ana Tais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo
Cultura visual
topic Fotojornalismo
Cultura visual
Teaching
Photojournalism
Visual culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Photojournalism
Visual culture
description Este trabalho descreve mudanças no processo de ensino-aprendizagem de foto- jornalismo a partir da experiência docente numa universidade pública brasileira nos últimos 14 anos, cobrindo desde a transição das técnicas analógicas para a tecnologia digital até a consolidação da tecnologia digital. Os achados dessa experiência são interpretados sob a luz das teorias em torno da cultura visual, problematizando-se essas questões sobre as coerções ao imaginário introduzi- das pelo entrecruzamento entre novas tecnologias de produção de imagens e rotinas do fotojornalismo. Apresentam-se a título ilustrativo algumas imagens produzidas recentemente no âmbito das atividades práticas das disciplinas de fotojornalismo. Conclui-se que o ensino do fotojornalismo traz constantes de- sa!os técnicos, mas sobretudo éticos, com a complexificação cada vez maior dos conceitos de verdade e autoria num contexto de cultura digital.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:25:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218711
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-6496
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121768
identifier_str_mv 1806-6496
001121768
url http://hdl.handle.net/10183/218711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2020) p. 197-212.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/2/001121768.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218711/1/001121768.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f13feef25c1292e1dc954898ade79481
dedbb373f08cdb41315ed1a0ba86abf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010548834304