Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256777 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a minha experiência pessoal enquanto homem negro no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e seu currículo eurocentrado, discorrendo sobre o racismo estrutural e a representatividade negra (ou falta dela) no ensino de arte e em suas práticas pedagógicas, alertando para a importância da educação antirracista como forma de resistência ao racismo estrutural. Apresento atividades pedagógicas que promovem o debate sobre temas tão urgentes para a nossa sociedade: racismo, educação antirracista, branquitude e negritude, desenvolvidas durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, bem como a construção de um site que, dentre outras possibilidades, traz um mapeamento de artistas visuais negros, negras e negres. O trabalho será desenvolvido apoiado nos estudos sobre racismo estrutural/institucional de Sílvio Luiz de Almeida, sobre educação antirracista (ou das relações étnico-raciais) em Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e, sobre epistemicídio, em Boaventura de Souza Santos. |
id |
UFRGS-2_e04a6ac9f42232712d7f4f4c7cdbb3c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256777 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Ário PereiraBecker, Jéssica Araújo2023-04-07T03:25:36Z2022http://hdl.handle.net/10183/256777001166238Este trabalho versa sobre a minha experiência pessoal enquanto homem negro no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e seu currículo eurocentrado, discorrendo sobre o racismo estrutural e a representatividade negra (ou falta dela) no ensino de arte e em suas práticas pedagógicas, alertando para a importância da educação antirracista como forma de resistência ao racismo estrutural. Apresento atividades pedagógicas que promovem o debate sobre temas tão urgentes para a nossa sociedade: racismo, educação antirracista, branquitude e negritude, desenvolvidas durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, bem como a construção de um site que, dentre outras possibilidades, traz um mapeamento de artistas visuais negros, negras e negres. O trabalho será desenvolvido apoiado nos estudos sobre racismo estrutural/institucional de Sílvio Luiz de Almeida, sobre educação antirracista (ou das relações étnico-raciais) em Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e, sobre epistemicídio, em Boaventura de Souza Santos.application/pdfporRacismo estruturalEducação antirracistaEnsino de artesQuestão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166238.pdf.txt001166238.pdf.txtExtracted Texttext/plain104623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256777/2/001166238.pdf.txtdc8b02d74c1eb679fb81512a3eee10d9MD52ORIGINAL001166238.pdfTexto completoapplication/pdf11224452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256777/1/001166238.pdf28f8122a01be298096c4cdfd3418b87aMD5110183/2567772023-04-08 03:29:10.302592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-08T06:29:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
title |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
spellingShingle |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista Gonçalves, Ário Pereira Racismo estrutural Educação antirracista Ensino de artes |
title_short |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
title_full |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
title_fullStr |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
title_full_unstemmed |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
title_sort |
Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista |
author |
Gonçalves, Ário Pereira |
author_facet |
Gonçalves, Ário Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ário Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Jéssica Araújo |
contributor_str_mv |
Becker, Jéssica Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo estrutural Educação antirracista Ensino de artes |
topic |
Racismo estrutural Educação antirracista Ensino de artes |
description |
Este trabalho versa sobre a minha experiência pessoal enquanto homem negro no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e seu currículo eurocentrado, discorrendo sobre o racismo estrutural e a representatividade negra (ou falta dela) no ensino de arte e em suas práticas pedagógicas, alertando para a importância da educação antirracista como forma de resistência ao racismo estrutural. Apresento atividades pedagógicas que promovem o debate sobre temas tão urgentes para a nossa sociedade: racismo, educação antirracista, branquitude e negritude, desenvolvidas durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, bem como a construção de um site que, dentre outras possibilidades, traz um mapeamento de artistas visuais negros, negras e negres. O trabalho será desenvolvido apoiado nos estudos sobre racismo estrutural/institucional de Sílvio Luiz de Almeida, sobre educação antirracista (ou das relações étnico-raciais) em Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e, sobre epistemicídio, em Boaventura de Souza Santos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-07T03:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256777 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166238 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256777 |
identifier_str_mv |
001166238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256777/2/001166238.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256777/1/001166238.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc8b02d74c1eb679fb81512a3eee10d9 28f8122a01be298096c4cdfd3418b87a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224656617734144 |