Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabiana Alves de, 1978
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
id UNITAU_dc796db856a74b6839126ae6294e28d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6509
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Almeida, Fabiana Alves de, 1978Ribeiro, Suzana Lopes SalgadoMagalhães, Luciana de Oliveira RochaMafra, Jason FerreiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Mariana Aranha de, 1980-2023-08-11T23:41:39Z2023-08-11T23:41:39Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A presente pesquisa propõe uma discussão acerca da Educação Antirracista. Esta se insere na linha de pesquisa da Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Tem por objetivo compreender de que forma a Educação Antirracista é trabalhada nos cursos de Pedagogia, promover uma investigação das experiências escolares vividas no contexto do Ensino Superior, identificar a percepção do currículo acerca da Educação Antirracista, compreender os motivos pelo ingresso na formação docente e investigar qual a compreensão que estes estudantes possuem sobre as práticas realizadas sobre a Educação Antirracista em suas trajetórias acadêmicas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como participantes dezesseis egressos de Cursos de Pedagogia de Instituições do Ensino Superior de Taubaté, convidados a participar do estudo a partir das redes da pesquisadora. Foram usados como instrumentos para a coleta de dados um questionário online para todos os participantes e uma entrevista semiestruturada para aqueles que se voluntariaram em participar. Os dados dos questionários foram tratados inicialmente de forma descritiva, com o recurso do Excel e os dados das entrevistas pelo software IRaMuTeQ. Após este tratamento inicial, os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que os/as participantes da entrevista, tanto pessoas negras e brancas, têm histórias diversas ao que tange a Educação Antirracista, evidentemente, que os/as participantes negros e negras têm em suas histórias lembranças e marcas do racismo estrutural que permeia o contexto escolar. Por outro lado, participantes negros/negras e brancos/brancas não perceberam nos currículos, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, a perspectiva da Educação Antirracista, mesmo que alguns/algumas tenham feito a graduação após a implementação da Lei 10.639/2003 que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. A pesquisa evidenciou que a Educação Antirracista acontece de forma pontual e que a maioria dos/das profissionais não têm a devida formação para atuar nesta perspectiva. Infelizmente o currículo, embora um pouco mais descolonizado, ainda não corresponde aos anseios do Movimento Negro que lutou bravamente pela conquista da Lei 10.639/2003, uma vez que a temática não se apresenta em todos os componentes curriculares, bem como na postura de docentes que de forma explícita ou implícita discrimina estudantes negros e negras dificultando o seu processo educacional. Portanto, a conscientização, por meio de uma educação dialógica e problematizadora, deve fazer parte da formação de profissionais que atuarão ou não em espaços escolares. É por meio da Educação Antirracista que o inédito viável pode estar presente na vida de todas as pessoas como uma possibilidade real de transformação, na qual todo e todas serão respeitados em sua subjetividade e em suas necessidades.Abstract: This research project proposes a discussion about Anti-racist Education. This is part of the research line of Teacher Training and Professional Development of the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté. It aims to understand how Anti-Racist Education is worked in Pedagogy courses, promote an investigation of school experiences in the context of Higher Education, identify the perception of the curriculum about Anti-Racist Education, understand the reasons for entering teacher training and investigate what is the understanding that these students have about the practices carried out on Anti-Racist Education in their academic trajectories. This qualitative research has as participants egress from Pedagogy Courses of Higher Education Institutions in Taubaté who will be invited to participate in the study through the researcher's social networks. An online questionnaire for all participants and a semi-structured interview for those who volunteer to participate will be used as instruments for data collection. Questionnaire data will be initially treated descriptively using Excel and interview data using the IRaMuTeQ software. After this initial treatment, the results will be submitted to Content Analysis. It is expected that this research, based on its results, contributes to the field of Teacher Education, especially the Initial Training carried out in the Pedagogy Course, with regard to studies on Anti-Racist Education and its implementation. The research showed that Anti-racist Education happens in a timely manner and that most professionals do not have the proper training to work in this perspective. Unfortunately, the curriculum, although a little more decolonized, still does not correspond to the aspirations of the Black Movement, which fought bravely for the conquest of Law 10.639/2003, since the theme is not present in all curricular components, as well as in the attitude of teachers who explicitly or implicitly discriminates black and black students, making their educational process difficult. Therefore, awareness, through a dialogical and problematizing education, must be part of the training of professionals who will or will not work in school spaces. It is through Anti-Racist Education that the unprecedented can be present in the lives of all people as a real possibility of transformation, in which each and everyone will be respected in their subjectivity and needs.Made available in DSpace on 2023-08-11T23:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Alves de Almeida.pdf: 2117964 bytes, checksum: 81cffb6ec483897931c43c7bec2b9abc (MD5) Previous issue date: 20231 recurso online (178 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Racismo na educaçãoAntirracismo - EducaçãoRacismo estruturalProfessores - FormaçãoEducação básicaEducação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALFabiana Alves de Almeida.pdfapplication/pdf2117964http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6509/1/Fabiana%20Alves%20de%20Almeida.pdf81cffb6ec483897931c43c7bec2b9abcMD5120.500.11874/65092023-08-11 20:41:40.004oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6509Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-11T23:41:40Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
title Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
spellingShingle Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
Almeida, Fabiana Alves de, 1978
Racismo na educação
Antirracismo - Educação
Racismo estrutural
Professores - Formação
Educação básica
title_short Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
title_full Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
title_fullStr Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
title_full_unstemmed Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
title_sort Educação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientização
author Almeida, Fabiana Alves de, 1978
author_facet Almeida, Fabiana Alves de, 1978
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha
Mafra, Jason Ferreira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabiana Alves de, 1978
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
contributor_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo na educação
Antirracismo - Educação
Racismo estrutural
Professores - Formação
Educação básica
topic Racismo na educação
Antirracismo - Educação
Racismo estrutural
Professores - Formação
Educação básica
description Orientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T23:41:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T23:41:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (178 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6509/1/Fabiana%20Alves%20de%20Almeida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81cffb6ec483897931c43c7bec2b9abc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395578753024