O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Felipe Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270519
Resumo: Sabendo que a utilização de tecnologias digitais já é uma realidade em diversos âmbitos da sociedade, deve-se considerar que a Educação também necessita adaptar-se a esse contexto e, portanto, torna-se importante desenvolver métodos de ensino que estejam inseridos neste quadro. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa feita em um cursinho de pré-vestibular sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de conceitos relacionados à Análise Combinatória. A pesquisa serve como resposta à pergunta diretriz: “Quais são as potencialidades da utilização de diferentes recursos digitais para a introdução à análise combinatória?”. Para respondê-la, o trabalho baseou-se em uma atividade prática, dividida em três encontros, do professor-autor com uma turma de um pré-vestibular privado de Porto Alegre, na qual fora empregada uma metodologia que conciliou o ensino de análise combinatória com o uso de tecnologias digitais como recurso didático. Após a aplicação prática, os alunos participantes receberam um formulário com questões sobre suas experiências na pesquisa e sobre a autoavaliação do aprendizado. Por meio do referencial teórico embasado no desenvolvimento do raciocínio combinatório e no uso de tecnologias digitais no ensino, analisou-se os dados coletados. Os resultados da pesquisa revelam que a prática didática se mostrou bem sucedida e a utilização dos recursos digitais auxiliou no desenvolvimento do pensamento combinatório dos estudantes.
id UFRGS-2_e05670f33b5aacdeab2ff84f70bfae74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brandão, Felipe PereiraNotare, Márcia Rodrigues2023-12-23T03:29:38Z2023http://hdl.handle.net/10183/270519001193719Sabendo que a utilização de tecnologias digitais já é uma realidade em diversos âmbitos da sociedade, deve-se considerar que a Educação também necessita adaptar-se a esse contexto e, portanto, torna-se importante desenvolver métodos de ensino que estejam inseridos neste quadro. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa feita em um cursinho de pré-vestibular sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de conceitos relacionados à Análise Combinatória. A pesquisa serve como resposta à pergunta diretriz: “Quais são as potencialidades da utilização de diferentes recursos digitais para a introdução à análise combinatória?”. Para respondê-la, o trabalho baseou-se em uma atividade prática, dividida em três encontros, do professor-autor com uma turma de um pré-vestibular privado de Porto Alegre, na qual fora empregada uma metodologia que conciliou o ensino de análise combinatória com o uso de tecnologias digitais como recurso didático. Após a aplicação prática, os alunos participantes receberam um formulário com questões sobre suas experiências na pesquisa e sobre a autoavaliação do aprendizado. Por meio do referencial teórico embasado no desenvolvimento do raciocínio combinatório e no uso de tecnologias digitais no ensino, analisou-se os dados coletados. Os resultados da pesquisa revelam que a prática didática se mostrou bem sucedida e a utilização dos recursos digitais auxiliou no desenvolvimento do pensamento combinatório dos estudantes.Recognizing that the incorporation of digital technologies is already a reality across various societal domains, it must be considered that Education also needs to adapt to this context, thus underscoring the importance of devising instructional methodologies that are congruent with this framework. With this in view, the current study aims to present an investigation conducted within a pre-college preparatory program, focusing on the integration of digital technologies for the acquisition of concepts pertaining to Combinatorial Analysis. The research serves as a response to the guiding inquiry: "What are the potentialities of using diverse digital resources to teach introduction to combinatorial analysis?". To answer this question, the study drew upon a practical activity, segmented into three sessions, facilitated by the teacher-author in a class from a private pre-college preparatory institute in Porto Alegre. For this, a methodology was employed that combined the teaching of combinatorial analysis with the use of digital technologies as didactic resources. Following the practical implementation, participating students were administered a questionnaire encompassing queries about their research experience and self-assessment of their learning. Through a theoretical framework grounded in the development of combinatorial reasoning and the utilization of digital technologies in education, the collected data was analyzed. The research findings unveil that the didactic practice proved to be successful, and the utilization of digital resources facilitated the development of students' combinatorial thinking.application/pdfporAnálise combinatóriaTecnologias digitaisCombinatorial analysisCombinatorial reasoningDigital technologiesO uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2023Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193719.pdf.txt001193719.pdf.txtExtracted Texttext/plain153919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270519/2/001193719.pdf.txt3c3b5922df52850115d2d7ddafd96200MD52ORIGINAL001193719.pdfTexto completoapplication/pdf6978223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270519/1/001193719.pdfd741948cf7356c62ecb8ec15b22b07f7MD5110183/2705192023-12-24 04:26:42.801201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
title O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
spellingShingle O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
Brandão, Felipe Pereira
Análise combinatória
Tecnologias digitais
Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Digital technologies
title_short O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
title_full O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
title_fullStr O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
title_full_unstemmed O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
title_sort O uso de tecnologias digitais como recurso didático para a introdução de análise combinatória em um contexto de pré-vestibular
author Brandão, Felipe Pereira
author_facet Brandão, Felipe Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Felipe Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Tecnologias digitais
topic Análise combinatória
Tecnologias digitais
Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Combinatorial analysis
Combinatorial reasoning
Digital technologies
description Sabendo que a utilização de tecnologias digitais já é uma realidade em diversos âmbitos da sociedade, deve-se considerar que a Educação também necessita adaptar-se a esse contexto e, portanto, torna-se importante desenvolver métodos de ensino que estejam inseridos neste quadro. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa feita em um cursinho de pré-vestibular sobre o uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de conceitos relacionados à Análise Combinatória. A pesquisa serve como resposta à pergunta diretriz: “Quais são as potencialidades da utilização de diferentes recursos digitais para a introdução à análise combinatória?”. Para respondê-la, o trabalho baseou-se em uma atividade prática, dividida em três encontros, do professor-autor com uma turma de um pré-vestibular privado de Porto Alegre, na qual fora empregada uma metodologia que conciliou o ensino de análise combinatória com o uso de tecnologias digitais como recurso didático. Após a aplicação prática, os alunos participantes receberam um formulário com questões sobre suas experiências na pesquisa e sobre a autoavaliação do aprendizado. Por meio do referencial teórico embasado no desenvolvimento do raciocínio combinatório e no uso de tecnologias digitais no ensino, analisou-se os dados coletados. Os resultados da pesquisa revelam que a prática didática se mostrou bem sucedida e a utilização dos recursos digitais auxiliou no desenvolvimento do pensamento combinatório dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-23T03:29:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193719
url http://hdl.handle.net/10183/270519
identifier_str_mv 001193719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270519/2/001193719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270519/1/001193719.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c3b5922df52850115d2d7ddafd96200
d741948cf7356c62ecb8ec15b22b07f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224673006977024