Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciências
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95125 |
Resumo: | Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estudantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de linguagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e profissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às disparidades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um conjunto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas. |
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Lima Júnior, PauloSantos, Flavia Rezende Valle dosOstermann, Fernanda2014-05-13T02:03:45Z20111415-2150http://hdl.handle.net/10183/95125000792936Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estudantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de linguagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e profissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às disparidades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um conjunto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.This study investigates gender differences in students’ speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin’s philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls’ discourse in different ways.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 119-134Ensino de ciênciasAnálise do discursoRelações de gêneroLinguagem e gêneroLanguageGender differencesPreferences on subject mattersProfessional choicesDiferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciênciasGender differences in high school students’ preferences on subject matters and professional choices : connections with science educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792936.pdf000792936.pdfTexto completoapplication/pdf118786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95125/1/000792936.pdf95f10adba76639376cd2d914010527d8MD51TEXT000792936.pdf.txt000792936.pdf.txtExtracted Texttext/plain45537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95125/2/000792936.pdf.txt34f9c6a9c2c65a149feb345ea50026a0MD52THUMBNAIL000792936.pdf.jpg000792936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95125/3/000792936.pdf.jpge875d8f9f76799659adce54e72807c62MD5310183/951252023-09-14 03:26:17.234769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95125Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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