Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Flavia Rezende Valle dos, Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95125
Resumo: Este artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estudantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de linguagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e profissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às disparidades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um conjunto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.
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