Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Quélen Daiani Zanoelo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36506
Resumo: A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.
id UFRGS-2_e07aa84524dc213cb6fb3fcc28c14dac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36506
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Quélen Daiani ZanoeloRapkiewicz, Clevi Elena2012-01-18T01:20:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/36506000818134A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.application/pdfporSocializaçãoCriançaEscolaJogos pedagógicosEducação infantilSocializar brincando : uma experiência prática na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818134.pdf.txt000818134.pdf.txtExtracted Texttext/plain95736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/2/000818134.pdf.txt07fa6c2019f4755a37410665dc508bbeMD52ORIGINAL000818134.pdf000818134.pdfTexto completoapplication/pdf2146164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/1/000818134.pdf68d536812006e14a60765f3f0ba8041aMD51THUMBNAIL000818134.pdf.jpg000818134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/3/000818134.pdf.jpgd2c04a6819a62d7be8fbe8e461f35e77MD5310183/365062018-10-08 08:14:36.266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
title Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
spellingShingle Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
Machado, Quélen Daiani Zanoelo
Socialização
Criança
Escola
Jogos pedagógicos
Educação infantil
title_short Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
title_full Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
title_fullStr Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
title_full_unstemmed Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
title_sort Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
author Machado, Quélen Daiani Zanoelo
author_facet Machado, Quélen Daiani Zanoelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Quélen Daiani Zanoelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Criança
Escola
Jogos pedagógicos
Educação infantil
topic Socialização
Criança
Escola
Jogos pedagógicos
Educação infantil
description A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36506
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818134
url http://hdl.handle.net/10183/36506
identifier_str_mv 000818134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/2/000818134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/1/000818134.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/3/000818134.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07fa6c2019f4755a37410665dc508bbe
68d536812006e14a60765f3f0ba8041a
d2c04a6819a62d7be8fbe8e461f35e77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420457447424