Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36506 |
Resumo: | A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil. |
id |
UFRGS-2_e07aa84524dc213cb6fb3fcc28c14dac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36506 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Quélen Daiani ZanoeloRapkiewicz, Clevi Elena2012-01-18T01:20:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/36506000818134A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.application/pdfporSocializaçãoCriançaEscolaJogos pedagógicosEducação infantilSocializar brincando : uma experiência prática na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818134.pdf.txt000818134.pdf.txtExtracted Texttext/plain95736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/2/000818134.pdf.txt07fa6c2019f4755a37410665dc508bbeMD52ORIGINAL000818134.pdf000818134.pdfTexto completoapplication/pdf2146164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/1/000818134.pdf68d536812006e14a60765f3f0ba8041aMD51THUMBNAIL000818134.pdf.jpg000818134.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/3/000818134.pdf.jpgd2c04a6819a62d7be8fbe8e461f35e77MD5310183/365062018-10-08 08:14:36.266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
title |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
spellingShingle |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil Machado, Quélen Daiani Zanoelo Socialização Criança Escola Jogos pedagógicos Educação infantil |
title_short |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
title_full |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
title_fullStr |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
title_sort |
Socializar brincando : uma experiência prática na educação infantil |
author |
Machado, Quélen Daiani Zanoelo |
author_facet |
Machado, Quélen Daiani Zanoelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Quélen Daiani Zanoelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização Criança Escola Jogos pedagógicos Educação infantil |
topic |
Socialização Criança Escola Jogos pedagógicos Educação infantil |
description |
A infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-18T01:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36506 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36506 |
identifier_str_mv |
000818134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/2/000818134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/1/000818134.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36506/3/000818134.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07fa6c2019f4755a37410665dc508bbe 68d536812006e14a60765f3f0ba8041a d2c04a6819a62d7be8fbe8e461f35e77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447070505435136 |