Educação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19804 |
Resumo: | Discuto, neste trabalho, representações e identidades de mãe que vêm sendo produzidas e/ou veiculadas no âmbito de programas de educação em saúde voltados à população materno-infantil. Utilizo a abordagem da análise cultural, tal como esta vem sendo desenvolvida pelos Estudos Culturais e de Gênero, para analisar tais programas de saúde, concebendo-os como instâncias pedagógicas que produzem, ressignificam e veiculam determinados modos de conhecer, viver e valorar a maternidade na contempora-neidade. Examino modos pelos quais a "pedagogia" engendrada pela teia de discursos e de poderes que institui tais programas atua, ressignificando a relação mãe-filho para inscrever o corpo materno em um poderoso regime de vigilância e regulação. Tal estratégia de poder incorpora ao exercício da maternidade atributos relacionados com a resolução de uma vasta gama de problemas que as sociedades globalizadas produzem e não conseguem resolver. Argumento que na contem-poraneidade vem-se engendrando uma nova politização da maternidade, na qual programas de atenção à saúde estão bastante implicados. |
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Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-04-16T09:11:40Z20030104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19804000418268Discuto, neste trabalho, representações e identidades de mãe que vêm sendo produzidas e/ou veiculadas no âmbito de programas de educação em saúde voltados à população materno-infantil. Utilizo a abordagem da análise cultural, tal como esta vem sendo desenvolvida pelos Estudos Culturais e de Gênero, para analisar tais programas de saúde, concebendo-os como instâncias pedagógicas que produzem, ressignificam e veiculam determinados modos de conhecer, viver e valorar a maternidade na contempora-neidade. Examino modos pelos quais a "pedagogia" engendrada pela teia de discursos e de poderes que institui tais programas atua, ressignificando a relação mãe-filho para inscrever o corpo materno em um poderoso regime de vigilância e regulação. Tal estratégia de poder incorpora ao exercício da maternidade atributos relacionados com a resolução de uma vasta gama de problemas que as sociedades globalizadas produzem e não conseguem resolver. Argumento que na contem-poraneidade vem-se engendrando uma nova politização da maternidade, na qual programas de atenção à saúde estão bastante implicados.This paper discusses mother's representation and identities that have been produced and circulate in tiealth education programs addressed to mother-child population. The methodological approach used is cultural analysis, whose theoretical basis is informed by feminist studies and cultural studies, from a post-structuralist perspective. This approach allows to understand health programs as pedagogical instances that produce, re-signify, and circulate certain ways of knowledge, how to live, and also as to value motherhood incontemporary times. The paper also examines ways by which the "pedagogy" engendered by a net of discourses and powers that institute these programs acts. These programs re-signify the mother-child relationship to inseribe the mother's body in a powerful regime of surveillance and regulation. Such strategy of power embodies in motherhood's exercise attributes related to a vast array of problems that globalized societies produce but doesn't know how to solve. The paper also proposes that contemporary times are engendering a new politicization of motherhood, in which health programs have important implications.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2003), p. 33-58Estudos culturaisEstudos de gêneroMãesRelação mãe-filhoAmamentaçãoPsicologiaGêneroFatores culturaisEducação em saúde : MétodosMulheresMulheresCultural studies and gender studiesBody and health's politicsCultural representationMaternity productionEducação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininosEducation, health and ways of inscribing a kind of motherhood in feminine bodies info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000418268.pdf000418268.pdfTexto completoapplication/pdf231780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19804/1/000418268.pdf3087f07a24dea702a082128d361b845cMD51TEXT000418268.pdf.txt000418268.pdf.txtExtracted Texttext/plain64304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19804/2/000418268.pdf.txtdb5e019cb5cee4f7c75388c426ffa6eeMD52THUMBNAIL000418268.pdf.jpg000418268.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19804/3/000418268.pdf.jpg07b87629c12d0da414a7792615b4f9d5MD5310183/198042018-10-08 09:19:18.542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:19:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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