Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Nara Márcia Tavares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149565
Resumo: O presente estudo tem como proposta fazer uma análise inicial sobre o lugar ocupado pela professora na construção das relações de gênero, assim como sobre a importância da discussão dessas relações nas práticas escolares para a constituição de uma sociedade menos desigual e mais democrática. Interessa analisar a forma como os professores e a escola tratam o tema e o abordam em sala de aula com seus alunos, assim como em outros ambientes da escola. Para este estudo foi realizada pesquisa com alunos e professores de ensino médio de duas escolas públicas da zona sul do município de Porto Alegre. Escolas essas onde efetuei os estágios obrigatórios da disciplina de Estágio em Docência de Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 2015. Nos referidos estágios, observei a necessidade efetiva de discutir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, tendo em vista que esse tema surgiu diversas vezes por solicitação dos alunos durante as aulas ministradas por mim. A presença das relações de gênero é evidente na escola, através do conteúdo de diversas disciplinas, nas cantigas de roda ensinadas às crianças, no comportamento dos adultos (comunidade escolar), assim como em conversas informais e performances de alunas e alunos. Visível nas roupas, nos gestos, no mexer nos cabelos, gargalhadas, o estufar de peito dos meninos, ou seja, uma infinidade de símbolos que estão relacionados ao ser menina e ser menino. Nesse contexto, torna-se pertinente a discussão sobre a temática de gênero e de suas relações.
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