Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149565 |
Resumo: | O presente estudo tem como proposta fazer uma análise inicial sobre o lugar ocupado pela professora na construção das relações de gênero, assim como sobre a importância da discussão dessas relações nas práticas escolares para a constituição de uma sociedade menos desigual e mais democrática. Interessa analisar a forma como os professores e a escola tratam o tema e o abordam em sala de aula com seus alunos, assim como em outros ambientes da escola. Para este estudo foi realizada pesquisa com alunos e professores de ensino médio de duas escolas públicas da zona sul do município de Porto Alegre. Escolas essas onde efetuei os estágios obrigatórios da disciplina de Estágio em Docência de Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 2015. Nos referidos estágios, observei a necessidade efetiva de discutir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, tendo em vista que esse tema surgiu diversas vezes por solicitação dos alunos durante as aulas ministradas por mim. A presença das relações de gênero é evidente na escola, através do conteúdo de diversas disciplinas, nas cantigas de roda ensinadas às crianças, no comportamento dos adultos (comunidade escolar), assim como em conversas informais e performances de alunas e alunos. Visível nas roupas, nos gestos, no mexer nos cabelos, gargalhadas, o estufar de peito dos meninos, ou seja, uma infinidade de símbolos que estão relacionados ao ser menina e ser menino. Nesse contexto, torna-se pertinente a discussão sobre a temática de gênero e de suas relações. |
id |
UFRGS-2_e0dfd4f33ac00ca8eeddbba22850913b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149565 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rech, Nara Márcia TavaresSilva, Rosimeri Aquino da2016-11-10T02:20:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/149565001005705O presente estudo tem como proposta fazer uma análise inicial sobre o lugar ocupado pela professora na construção das relações de gênero, assim como sobre a importância da discussão dessas relações nas práticas escolares para a constituição de uma sociedade menos desigual e mais democrática. Interessa analisar a forma como os professores e a escola tratam o tema e o abordam em sala de aula com seus alunos, assim como em outros ambientes da escola. Para este estudo foi realizada pesquisa com alunos e professores de ensino médio de duas escolas públicas da zona sul do município de Porto Alegre. Escolas essas onde efetuei os estágios obrigatórios da disciplina de Estágio em Docência de Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 2015. Nos referidos estágios, observei a necessidade efetiva de discutir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, tendo em vista que esse tema surgiu diversas vezes por solicitação dos alunos durante as aulas ministradas por mim. A presença das relações de gênero é evidente na escola, através do conteúdo de diversas disciplinas, nas cantigas de roda ensinadas às crianças, no comportamento dos adultos (comunidade escolar), assim como em conversas informais e performances de alunas e alunos. Visível nas roupas, nos gestos, no mexer nos cabelos, gargalhadas, o estufar de peito dos meninos, ou seja, uma infinidade de símbolos que estão relacionados ao ser menina e ser menino. Nesse contexto, torna-se pertinente a discussão sobre a temática de gênero e de suas relações.application/pdfporEscolaRelação aluno-professorRelações de gêneroPráticas educativasComportamento socialIgualdade de gêneroIsso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005705.pdf001005705.pdfTexto completoapplication/pdf1646205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/1/001005705.pdff31fdfdce88983082246b374d59e905aMD51TEXT001005705.pdf.txt001005705.pdf.txtExtracted Texttext/plain84251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/2/001005705.pdf.txt97dbb1190a74ec9626cd7bc3157c19dfMD52THUMBNAIL001005705.pdf.jpg001005705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/3/001005705.pdf.jpg45b38d96d9a05b84421b00d34ccc0d91MD5310183/1495652018-10-29 09:20:51.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:20:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
title |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
spellingShingle |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola Rech, Nara Márcia Tavares Escola Relação aluno-professor Relações de gênero Práticas educativas Comportamento social Igualdade de gênero |
title_short |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
title_full |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
title_fullStr |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
title_full_unstemmed |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
title_sort |
Isso é coisa de menino e de menina também : as contribuições da prática docente na construção das relações de gênero na escola |
author |
Rech, Nara Márcia Tavares |
author_facet |
Rech, Nara Márcia Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Nara Márcia Tavares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Relação aluno-professor Relações de gênero Práticas educativas Comportamento social Igualdade de gênero |
topic |
Escola Relação aluno-professor Relações de gênero Práticas educativas Comportamento social Igualdade de gênero |
description |
O presente estudo tem como proposta fazer uma análise inicial sobre o lugar ocupado pela professora na construção das relações de gênero, assim como sobre a importância da discussão dessas relações nas práticas escolares para a constituição de uma sociedade menos desigual e mais democrática. Interessa analisar a forma como os professores e a escola tratam o tema e o abordam em sala de aula com seus alunos, assim como em outros ambientes da escola. Para este estudo foi realizada pesquisa com alunos e professores de ensino médio de duas escolas públicas da zona sul do município de Porto Alegre. Escolas essas onde efetuei os estágios obrigatórios da disciplina de Estágio em Docência de Licenciatura em Ciências Sociais no ano de 2015. Nos referidos estágios, observei a necessidade efetiva de discutir sobre as relações de gênero no ambiente escolar, tendo em vista que esse tema surgiu diversas vezes por solicitação dos alunos durante as aulas ministradas por mim. A presença das relações de gênero é evidente na escola, através do conteúdo de diversas disciplinas, nas cantigas de roda ensinadas às crianças, no comportamento dos adultos (comunidade escolar), assim como em conversas informais e performances de alunas e alunos. Visível nas roupas, nos gestos, no mexer nos cabelos, gargalhadas, o estufar de peito dos meninos, ou seja, uma infinidade de símbolos que estão relacionados ao ser menina e ser menino. Nesse contexto, torna-se pertinente a discussão sobre a temática de gênero e de suas relações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-10T02:20:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149565 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005705 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149565 |
identifier_str_mv |
001005705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/1/001005705.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/2/001005705.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149565/3/001005705.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31fdfdce88983082246b374d59e905a 97dbb1190a74ec9626cd7bc3157c19df 45b38d96d9a05b84421b00d34ccc0d91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447184494034944 |